Em Israel é o dia de lembrar o genocídio que levou à morte mais de seis milhões de judeus na Segunda Guerra Mundial. Trata-se do Dia do Holocausto, ou Yom Hashoá, em Hebraico.

O ritual é tão importante que muitos judeus do mundo inteiro viajam à Polônia para relembrar o horror nazista numa viagem chamada Marcha da Vida, incluíndo aí muitos brasileiros.

É um dia de luto. Os estabelecimentos comerciais fecham, as tevês exibem programas, documentários e especiais que discutem a tragédia ocorrida há mais de 60 anos . Um dos momentos mais simbólicos do dia acontece às 10h, quando uma sirene ecoa por todo o país. Ela indica que é hora de todos pararem tudo o que estiverem fazendo e dedicar um minuto de silêncio por aqueles que se foram. É como se a população, o país inteiro congelasse por um minuto. Nem o trânsito escapa.

O filme em questão foi registrado em Abril de 2008.

Comentar

Você precisa ser um membro de Cafe Historia para adicionar comentários!

Entrar em Cafe Historia

Comentário de Stefano em 29 abril 2011 às 18:21
é uma hipocrisia Israel lembrar desse dia
Comentário de sheyla martim em 9 junho 2010 às 16:54
Essa é a melhor homenagem que se poderia fazer a seres humanos que sofreram tamanha violência.

Links Patrocinados

Cine História

Sobrevivente

Chega aos cinemas o filme islandês "Sobrevivente", de Baltasar Kormákur. 

Sinopse: Durante o inverno de 1984, um barco pesqueiro naufraga no Atlântico Norte, nas proximidades da Islândia. Os tripulantes tentam sobreviver, mas as águas geladas impedem que essa tarefa seja facilmente concluída, restando apenas Gulli (Ólafur Darri Ólafsson), um homem bom, de fé, querido por todos, e com uma vontade de viver inacreditável. Após nadar por cerca de seis horas e enfrentar vários percalços, ele consegue contato com a civilização. Após a incrível experiência vivida, Gulli terá ainda que viver com a dor da perda dos amigos e, pior, a incredulidade de todos, que não entendem ele ter sobrevivido a uma situação tão extrema e insistem em fazer testes para saber como isso pode ter acontecido. Baseado em fatos reais.

documento histórico

Guerra do Paraguai: Prédios paraguaios após a Guerra do Paraguai s.l., [186-]. Arquivo Polidoro da Fonseca Quintanilha Jordão. Fonte: Arquivo Nacional

Conteúdo da semana

Leituras da escravidão: O mini-documentário 'Leituras da Escravidão' aborda a escravidão na província do Paraná através do relato de estudantes de História da Universidade Federal do Paraná, que pesquisam o tema em processos judiciais do século XIX no Arquivo Público do Paraná

Parceiros


Fotos

Carregando...
  • Adicionar fotos
  • Exibir todos

Política de Privacidade

Para ler nossa "Política de Privacidade", clique aqui.

© 2014   Criado por Bruno Leal.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

body, .xg_reset .xg_module_body { line-height: 1.3; }