Em Israel é o dia de lembrar o genocídio que levou à morte mais de seis milhões de judeus na Segunda Guerra Mundial. Trata-se do Dia do Holocausto, ou Yom Hashoá, em Hebraico.

O ritual é tão importante que muitos judeus do mundo inteiro viajam à Polônia para relembrar o horror nazista numa viagem chamada Marcha da Vida, incluíndo aí muitos brasileiros.

É um dia de luto. Os estabelecimentos comerciais fecham, as tevês exibem programas, documentários e especiais que discutem a tragédia ocorrida há mais de 60 anos . Um dos momentos mais simbólicos do dia acontece às 10h, quando uma sirene ecoa por todo o país. Ela indica que é hora de todos pararem tudo o que estiverem fazendo e dedicar um minuto de silêncio por aqueles que se foram. É como se a população, o país inteiro congelasse por um minuto. Nem o trânsito escapa.

O filme em questão foi registrado em Abril de 2008.

Comentar

Você precisa ser um membro de Cafe Historia para adicionar comentários!

Entrar em Cafe Historia

Comentário de Stefano em 29 abril 2011 às 18:21
é uma hipocrisia Israel lembrar desse dia
Comentário de sheyla martim em 9 junho 2010 às 16:54
Essa é a melhor homenagem que se poderia fazer a seres humanos que sofreram tamanha violência.

Links Patrocinados

Cine História

O Homem mais procurado

Acaba de chegar aos cinemas o filme "O Homem mais procurado", dirigido por Anton Corbjin ("Um Homem Misterioso" e "Controle - A História de Ian Curtis"). O filme traz Philip Seymour Hoffman ( em seu último papel), Rachel McAdams e William Defoe.  

Sinopse: Depois de ser brutalmente torturado, um imigrante de origem chechena e russa faz uma viagem à comunidade islâmica de Hamburgo, tentando resgatar a grande herança que seu pai teria lhe deixado. A chegada deste homem desperta a curiosidade das polícias secretas alemã e americana, que passam a acompanhar seus passos. Enquanto a investigação avança, todos fazem a mesma pergunta sobre o imigrante: seria ele apenas uma vítima ou um extremista com um plano muito bem elaborado?

café história acadêmico

Líbano e Egito: Leia na íntegra a dissertação "Alguns aspectos sobre o processo da democratização dos sistemas políticos no mundo árabe: Egito e Líbano como modelos de estudo", do pesquisador Younus Khalifa Haddood. O trabalho foi desenvolvido no Programa de Pòs-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Dissertação defendida em 2007. Clique aqui.

EVENTO EM DESTAQUE

Parceiros


Fotos

Carregando...
  • Adicionar fotos
  • Exibir todos

Política de Privacidade

Para ler nossa "Política de Privacidade", clique aqui.

© 2014   Criado por Bruno Leal.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

body, .xg_reset .xg_module_body { line-height: 1.3; }