Comentários de Reby Ferreira

Caixa de Recados (47 comentários)

Você precisa ser um membro de Cafe Historia para adicionar comentários!

Entrar em Cafe Historia

Às 21:21 em 16 janeiro 2013, Gessy Wellington Martins Pedroso disse...

Obrigado! Espero falar muito com ti! Beijos!

Às 22:52 em 21 setembro 2012, Wladimir Gomide disse...

Ainda não somos "amigos" de Café. 

Convido-te para amiga e para grandes curtições.

Aliás, depois da relação de grupos no andar debaixo, fundados por mim, convido-te para mais três:

O Espírito das Épocas

http://cafehistoria.ning.com/group/o-espirito-das-epocas?xg_source=activity

 Exílio de Hitler

http://cafehistoria.ning.com/group/o-exilio-de-hitler

Hildegard von Bingen

http://cafehistoria.ning.com/group/hildegard-von-bingen?xg_source=activity

Confira!

Às 20:01 em 17 abril 2012, Wladimir Gomide disse...

Bem-vinda ao grupo Os Anos 60.

Também e muito me agrada interagir com aqueles  - tal como dizes -  "se interessam pela Cultura e a trajetória da Humanidade através dos Tempos". Aí percebo afinidades.

Quanto a mim, encontrarás bastante informação em Quem Sou, em minha Página.

Se interesse houver, convido-te para troca de figurinhas e para outros grupos que aqui fundei:

O Golpe Militar de 1º de Abril de 1964

http://cafehistoria.ning.com/group/ogolpemilitarde1deabrilde1964

1968 – O Maio Francês

http://cafehistoria.ning.com/group/1968omaiofrancs

As Invasões Bárbaras

http://cafehistoria.ning.com/group/as-invasoes-barbaras

Cheikh Anta Diop

http://cafehistoria.ning.com/group/cheikh-anta-diop

Julius Fučík

http://cafehistoria.ning.com/group/julius-fucik

A Memória Afetiva

http://cafehistoria.ning.com/group/a-memoria-afetiva

 

Até!

 

 

 

 

 

Às 16:44 em 22 dezembro 2011, Rodrigo Pedroso disse...

Obrigado.

Às 16:39 em 15 dezembro 2011, Felipe Carvalho Novaes disse...

Combinado!

Às 8:55 em 11 dezembro 2011, Felipe Carvalho Novaes disse...

Partir pra agressão física é tenso! haha

Eu decidi que não vu mais me pronunciar lá no grupo do facebook. É inútil e estressantes. Eles querem defender dogmas...aí fica difícil conversar.

Eu sei que quando discussões políticas e religiosas entram em jogo, fica difícil segurar a emoção...rs Isso se as pessoas que fazem parte do debate não estiverem prepadas para dialogar efetivamente. E lá na facudade, pode ser uma questão de qualquer tipo, sempre vão levar pra política e a questão das consequências sociais, mesmo que isso não esteja em jogo no momento.

Às 13:55 em 7 dezembro 2011, Leandro Piccini disse...

Olá Reby é um prazer te-la como amiga no café... abraços

Às 9:24 em 7 dezembro 2011, Felipe Carvalho Novaes disse...

Espero!

Ah...minhas aulas estão acabando já. Essa semana faço minha última prova.

Po, essa semana rolou maior bafafá lá no facebook, no grupo do facebook lá do meu curso. Eu coloquei uma matéria sobre um estudo que mostrou uma relação entre homens estarem perto e mulheres atraentes e aumento de comportamento violento. Daí nego começou a dizer que o estudo era marmelada...uma menina disse que vem observando os textos que compartilho lá há tempos e ela tá preocupada com o motivo pelo qual eu ando postando aquelas coisas lá...sobre expressões faciais sendo usadas na análise de suspeitos em interrogatórios e tal...E ela achou isso tudo um horror. Chegaram até a dizer que ali não é meu mural pra eu sair postando qualquer besteira que acho na internet. E eles partiam pra frases feitas pra me criticar, dizendo que tem que problematizar a questão, que é tudo subjetivo, que a ciência não é a Verdade....Enfim, era só um texto sobre uma inocente pesquisa! haha Eles acham que tudo é manipulação social e reducionismo, determinismo...enfim...é difícil. Me irritei e saí do debate e nunca mais falei nada. Desisti deles.

Às 12:43 em 6 dezembro 2011, Felipe Carvalho Novaes disse...

Ah então tá legal! Eu te aviso quando estiver on e vc me passa! Daí comento melhor o que achei :)

Às 10:05 em 30 novembro 2011, Felipe Carvalho Novaes disse...

Sim sim, vc está certíssima!
Ah e ela, mesmo eu citando experimentos com recém-nascidos, atribui os resultados ao mimo das mães com as menininhas. Aff...um recém-nascido teve tempo de ser mimado????!! Pois é...mas ela é muito dogmática.

 

Como assim religião como verdade científica?
Po, muito boa sua postura de não seguir com um tema cujo o qual vc não poderá ser totalmente imparcial sobre a religião né...Honestidade na pesquisa é o primeiro passo ;)

 

Ahh vc escreve também!? Que legal! Sobre o que são seus contos de terror??

Às 14:02 em 21 novembro 2011, Felipe Carvalho Novaes disse...

Exatamente!

Essa minha amiga não consegue nem considerar isso que vc falou, de ter de haver um "primeiro" a ensinar. Essa frase pode ser traduzida no sentido de que nós somos mesmo em grande parte formados pelo aprendizado social, mas existe uma base sobre a qual esse aprendizado se dá. Seria impossível até mesmo que um organismo aprendesse algo se já não houvesse uma base biológica que o influenciasse o processo. É impossível partir do zero e aprender. ALiás, isso hoje já é bem sabido pelos pesquisadores. Mas sempre que eu falo sobre pesquisas - querendo fundamentar o que eu falo - ela vem querendo dizer que as pesquisas nas quais eu me baseio tem um viés político que as tornam falsas. Ou melhor, ela nunca disse que isso as tornam falsas, mas ela diz como se a política por trás de todas as relações humanas, inclusive dos cientistas, tivesse algo a ver diretamente com os resultados de suas pesquisas. na verdade até tem a ver, mas ela ignora o fato de que várias dessas pesquisas são feitas em vários locais do mundo em os resultados são corroborados. E o engraçado é que ela só usa esse argumento quando o que está em jogo é alguma questão cujo resultado ela discorda - não por razões científicas, mas políticas e morais.

Po, vários experimentos já foram feitos com bebês recém-nascidos. E mostram que desde essa tenra idade eles já se atraem especialmente por rostos humanos. Com horas de nascidos eles não poderiam ter sido influenciados socialmente. Até mesmo as diferenças de gênero em geral são notadas a partir de poucos dias de vida. Meninas, por exemplo, costumam prestar bem mais a atenção em faces do que meninos. E esse padrão se reflete na idade adulta, em que pesquisas mostram que as mulheres são muito melhores que os homens em interpretar emoções através de expressões faciais, constituindo assim uma importante habilidade para a empatia, em que mulheres também são melhores que os homens. rs Mas essa minha amiga insiste na variável cultural e social. :/

Caraca! Adorei seu projeto! Que menina criativa! haha Depois me conte mais sobre seu futuro livro!

 

 

Às 8:48 em 13 novembro 2011, Felipe Carvalho Novaes disse...

Aee! Tinha achado que vc tinha esquecido de responder! ehehe

Po, esse dos mitos e das sociedades do oriente próximo me interessaram bastante!

Eu também penso em lecionar...mas queria ser professor universitário, porque dar aula pra pirralho que não quer nada eu não consigo! haha Vou me estressar fácil.

 

Falando no livro do Darwin, eu comentei com uma amiga minha que faz História também, o tema da minha monografia e ela achou um absurdo porque, segundo ela, não existe natureza humana, existe história, logo, não podem existir emoções nem expressões faciais que são influenciadas pela nossa biologia....tudo é relativo culturalmente. Além disso, ela diz que eu considero muito a ciência como uma produtora de verdades e tal, e a ciencia é só mais uma das formas de se enxergar o mundo.

Em primiro lugar, existem já quilos de pesquisas mostrando que todas as culturas humanas possuem 7 emoções básicas e que cada uma dela possui uma expressão facial que é invariável...então ela não pode simplesmente ignorar todas essas pesquisas com um argumento teórico como esse, de que  homem não tem natureza, tem história. Sim, o homem possui história, mas é uma história que se desenrola em cima de um palco biológico. O homem só possui culturas tõ diferentes e iguais ao mesmo tempo porque tem uma biologia que permite que a espécie tenha essa diversidade. Não dá pra separar tão drasticamente o que é biologia e o que é cultural...as duas coisas estão interagindo todo o tempo.

E sobre a critica dela sobre a ciência, bom, eu não acho que a ciênca é uma produtora de verdades...ela é uma produtora de modelos para explicar os fenômenos, e se baseia em evidências. E eu considero esse o método mais eficiente para s explicr as coisas relacionadas à natureza porque é o único que pode afirmar algo e testar essa afirmação pra sabermos se ela corresponde à realidade em algum aspecto ou não. Então essa onda pós-modernista pra mim não tá com nada. rs

 

Aí na sua faculdade também é assim? As pessoas aí concordariam com essa minha amiga?

Ah bem legal o tema da sua TCC!! Não seria trabalhoso não??

Às 11:36 em 2 novembro 2011, Felipe Carvalho Novaes disse...

Ih! Quais livros? Me fala de alguns ae!

 

Po, agora eu nem sei mais de qual link eu tinha falado!! hahaha Provavelmente quando vc chegou a ver o último link não era o que eu tinha me referido antes.

 

Po, dei uma pausa no livro dos árabes...parei na parte do império dos otomanos. Comecei o do Darwin orque quero logo escrever minha monografia. Tava com um pouco de medo de o livro ser chato...mas, caraca, é sensacional! Ele escreve de uma maneira muito boa. Se pegar uma página isolada e ler nem parece que é um livro com mais de um século!

Às 16:19 em 31 outubro 2011, Felipe Carvalho Novaes disse...

Exatamente! Os árabes eram superiores em quase todos os aspectos!

 

Esse livro fala sobre o ano de 1421, em que a China já tinha embarcações 10 vezes maiores que as caravelas européias, já havia contornado o Cabo das Tormentas e chegou até o litoral brasileiro. Não sei como a comunidade de historiadores já estão encarando esses dados, mas devido ao mapa encontrado na China referente a esse período, mostrando o litoral de grande parte do nosso continente, acho provável que seja uma idéia já aceita. Vc pode verificar isso com seus professores :D

 

Tava ausente de verdade hoje no MSN é? haha

Às 8:07 em 31 outubro 2011, Felipe Carvalho Novaes disse...

Olá! Pois é! hehe

Ah eu to bem, e vc??


Po, to acabando de ler o livro sobre a história dos povos árabes...Nossa, é impressionante!! No Ensino Médio a gente tem aquela visão de que a Europa é o top do mundo naquela época...mas nem é....os árabes e os chineses, por exemplo, estavam anos à frente! Muito legal. Já ouviu falar no livro 1421 - O ano em que a China descobriu o mundo? (acho que é esse nome...rs)

 

Às 14:29 em 25 outubro 2011, Felipe Carvalho Novaes disse...
Mas olha, sobre essa coisa da crença e o lado econômico, pelo que eu já estudei sobre o assunto posso te dizer que sempre a classe que detém a "autoridade" sobre a crença, que pode ser direta ou indireta, manipula de forma a favorecer não em relação a ganhos espirituais, mas materiais mesmo. Então, o que se vê hoje não é novidade, a novidade é que os fiéis e os não-fiéis estão vendo isso e se revoltando. Isso é especialmente extremo quando a religião se confunde com o Estado, como acontece no Oriente Médio e como foi na Europa do período medieval. Sem esse aparato estatal, essa manipulação ocorre à um nível mais local, menos generalizado.

Além disso, eu acho que a própria forma de crer hoje é diferente. No passado não existia bem uma separação entre ciência e religião, então estava tudo muito interligado de forma que a natureza era analisada de um ponto de vista material mas também, de forma entremeada, de forma simbólica. Isso é o que motiva a mitologia religiosa. Hoje isso não existe mais. E na realidade, acho que os primórdios desse tipo de crença mais factual e artificial surgiu no Oriente Médio, na época dos profetas apocalipsistas. Os judeus iniciaram essa coisa na medida em que enxergavam a sua história religiosa e suas crenças de forma factual e histórica. E isso hoje se intensificou. Eu nunca fui verdadeiramente religioso, mas acho que todo ser humano tem a capacidade de se conectar com algo que, dentro das religiões, é chamado de sagrado. Essa nossa capacidade de admirar as coisas e ao mesmo tempo se sentir parte delas, como se nossas fronteiras individuais não existissem, como se só o que importasse fosse o Todo, não é mais vista como já foi um dia. E, detalhe, isso pode ser alcançado independentemente de crenças religiosas. Isso se alcança quando se vive de forma admirativa, quando se sente conectado, fazendo parte do Todo. Nesse sentido que eu te falei um dia, que acho que os orientais possuem uma forma de crença religiosa muito melhor do que a ocidental. É mais fácil ter esses sentimentos quando se está inserido numa concepção de que o mundo é parte da divindade e não uma criação dela.

Nossa...acho que essa discussão ficou muito abstrata! hehe Entendeu?

Poxa, ainda nem fui na exposição!! Vou tentar ir esse fim de semana ou no outro que vai ter feriado! :)
Às 18:17 em 22 outubro 2011, Felipe Carvalho Novaes disse...
Bom, baseando-me no número de pessoas que conheço iguais a esse seu amigo que parece que tem 4 anos, acho que tem gente que infelizmente não muda nunca ou muda, mas muito pouco.

Concordo com vc sobre a fé. A tentativa de provar crenças cientificamente é contraditória porque se se busca uma prova científica e a consegue, a coisa deixa de ser crença. Mas, em oposição, paradoxalmente, acho que nem todas as crenças podem existir isolamente, sem que o crente procure uma certa coerência entre a sua crença e o mundo real. Se o referencial no undo real se perde, a crença passa a ser absurda e vira fanatismo, desconectado com a realidade.

Na maioria das vezes, as explicações do horóscopo e de tudo que alega ser profético, são genéricas que qualquer um que ler a coisa vai achar que ela se encaixa em sua vida. Isso se chama Efeito Barnum. Vou até escrever sobre isso depois. E além disso, como vc falou, esse tipo de crença faz bem pra pessoa. Ela sente que a vida dela tem um propósito, ela sente esperança e tal.

Sobre essas suas duas amigas, um astrólogo esperto diria que elas são diferentes por causa do ascendente que é diferente! haha Eles sempre possuem uma desculpa para as falhas apontadas.
Às 17:35 em 21 outubro 2011, Felipe Carvalho Novaes disse...

Caraca! Desconheço essa técnica ae que vc descreveu!! auhsuasuha Deve dar um baita cansaço mental fazer isso! Então cai bem fazer antes de dormir.

 

É...vc está certa. Realmente isolamento social traz danos à saúde. Somos uma espécie social, logo, o isoamento não nos faz bem, a não ser que não seja um isolamento total, como os monges, que vivem no isolamento mas acredita que estão na presença do divino, seja este   Deus ou o Tao, ou o princípio que rege o universo...Mas eu confesso que é uma tarefa difícil ser sociável. Tem horas que toda essa superficialidade me cansa muito e eu fico mal humorado se não puder me retirar do lugar.

 

É...a questão é que não existe evidência de que magia realmente eista. Eu tento me basear sempre em evidências...então pra mim, qualquer coisa que enolva crença é complicado. rs Ah, vc acredita em horóscopo?? Um dos meus próximos posts vai ser sobre isso. Vc vai ver...

 

Vc chegou a receber o convite no MSN??

Às 6:38 em 21 outubro 2011, Felipe Carvalho Novaes disse...

uahsauhsau Por enquanto não pareceu que vc tem mania de sair do assunto não. Algumas vezes falam isso de mim, mas na verdade é que eu tenho certa facilidade em relacionar conteúdos aparentemente distintos. Mas quem não entende já vai achando que to fugindo do assunto. Pode ser a mesma coisa com vc hehe

 

Putz grilo! Essa pessoa ae bateu o recorde de futilidade! Eu tenho uma amiga exatamente assim. Ela já chegou ao cúmulo de brigar com  uma amiga por causa da roupa que ela foi no aniversário dela!! haha Acho isso absurdo. Ela acho que é a pessoa mais fútil que eu conheço. Também já conheci pessoas com essa mania de ficar olhando pra certas partes do corpo pra ver se vai se aproximar ou afastar da pessoa. Eu odeio ficar perto de gente superficial. Chega uma hora que não tem o que falar! A maioria das pessoas é assim hoje em dia, pelos menos as que eu conheço. Se vc fica falando sobre um mesmo assunto durante uns 5 minutos, pronto, aí já fica chato. Tem que falar sobre a maior quantidade de assuntos fúteis no menor tempo possível! haha Eu demorei muito pra aprender essa regra do convívio social.

Bom, eu também não acredito que bruxaria e feiticeiro existam. Quer dizer, eles existiram sim, mas não acredito que eles realmente tenham podereses, essas coisas...
Pode ser uma mera coincidência ou então pode ser que eles sejam tão desenvolvidos que tenham realmente chegado a certas conclusões que somente hoje o homem moderno iria redescobrir. Um exemplo interessante disso é o relógio mecânico que os gregos fizeram séculos antes de máquinas com engrenagens serem "inventadas". Claro que os teóricos dos deuses astronautas acham que tudo isso é evidência de que nossa espécie teve contato com seres mais avançados de outros planetas né. Mas acho que só mostra que nós subestimamos um pouco a perspicácia dos homens do passado.

Te adicionei

Às 21:10 em 20 outubro 2011, Felipe Carvalho Novaes disse...

Bom, eu acho que o treinamento fazendo apresentações em público ajuda a ir acabando com o problema aos poucos. É uma exposição ponderada, ou seja, progressivamente vc vai aumentando o grau de exposição ao estímulo estressante até que vc se acostuma com ele ( o que se chama habituação). Isso é até uma técnica da TCC (terapia cognitivo-comportamental).

 

Concordo totalmente sobre o tipo de prova. A múltipla-escolha só me ferra! rs É muito ambígua. Pra não ser tem que ser muuuito bem formulada. Mesmo assim não sei se dá pra anular esse efeito de ambiguidade.

Ah isso sobre amizades também é verdade! Concordo! Eu só não me solto muito de início nem é muito porque eu acho que vai acontecer essas coisas, é mais porque eu prefiro conhecer a pessoa um pouco e ver se nós temos coisas em comum e tal. Porque tipo...eu procuro ser tolerante, simpático e tal...mas tem certas coisas que tocam fundo na minha ferida e eu não consigo controlar (tenho que melhorar isso). Por exempl, eu odeio pessoas fúteis. Eu acho que todo mundo é um pouco fútil, mas eu fico meio irritado perto de gente que só fala futilidade. Então eu acabo sendo meio ranzinza. Ou então, eu começo a falar coisas que para uma pessoa fútil é igualmente perturbadora então eu começo a ser ignorado ou nego fica mandando eu parar de falar. Já me estressei bastante com isso, então agora prefiro dar uma observada antes pra ver até onde eu posso ir sem aborrecer os outros e sem me aborrecer.

Na verdade, essa imagem que te mandei é uma das que os teóricos dos deuses astronautas usam para "provar" que as mitologias eram baseadas em contatos com seres de outros planetas que vieram para cá. Eu não sou adepto dessa idéia, mas eu fico realmente bem confuso com algumas "evidências", tipo essa foto. Tem outras, de povos de outras localidades, que mostram desenhos que lembram muito os aliens cabeçudos e olhudos que hoje em dia o pessoal diz que vê. Aqui na América do Sul também, acho que os maias que produziram umas miniaturas de ouro que são bem semelhantes a aviões. Uma equipe de engenheiros tentou fazer uma réplica maior dessas miniaturas e....surpresa...elas eram bem aerodinâmicas. TENSO o.o

Me add ae no MSN: chicaokarate@hotmail.com

LINKS PATROCINADOS

Conteúdo da semana

Palácio submerso de Cleópatra: o palácio inteiro foi engolido pelo Mar Mediterrâneo, com o passar dos séculos, e é um importante ponto de pesquisa sobre a cultura greco-romana influenciando construções no Egito Antigo pós-Alexandre.

Links Patrocinados

Cine História

A Memória que me contam - 2013

Entrou em cartaz o novo filme da diretora brasileira, Lúcia Murat, o drama "A Memória que me contam".

A ex-guerrilhera Ana (Simone Spoladore), ícone do movimento de esquerda, é o último elo entre um grupo de amigos que resistiu à ditadura militar no Brasil. Com a iminente morte da amiga, eles se reencontram na sala de espera de um hospital. Entre eles está Irene (Irene Ravache), uma diretora de cinema que sente-se perdida diante da iminente morte da amiga e que precisa ainda lidar com a inesperada prisão de Paolo (Franco Nero), seu marido, acusado de ter matado duas pessoas em um atentado terrorista ocorrido décadas atrás na Itália.

Enquete História

Você acredita que João Goulart foi assassinado por agentes da ditadura militar?

Sim
Não
Talvez


Resultado Parcial
Comentar esta Enquete
Recomendar esta Enquete

Em nossa enquete anterior, perguntamos: de 0 a 5, que nota você daria para a edição da ANPU regional (2012)? 638 pessoas votaram na enquete. O resultado foi o seguinte: 0 (27,90%), 5 (22,24%), 3 (16,14%), 4 (15,05%), 2 (7,99%) e 1 (7,68%).

Parceiros


NOSSOS OUTROS PROJETOS

Política de Privacidade

Para ler nossa "Política de Privacidade", clique aqui.

© 2013   Criado por Bruno Leal.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

body, .xg_reset .xg_module_body { line-height: 1.3; }