Em meados do século XIX, pós a separação territorial pelo Congresso de Viena, via-se uma Alemanha dividida em vários reinos dispersos pela Europa. Os únicos fatores que ligavam esses diversos reinos - encabeçados pela Áustria e Prússia , principalmente - era a língua e a cultura. A necessidade de uma unidade política era clara, muitas regiões ainda viviam do sistema feudal, enquanto nações mais desenvolvidas e industrializadas ja impunham o imperialismo em busca de mercados para seus produtos. A Prússia , industrializada , seria o ponto de partida , encorajada pelo Chanceler de Ferro , Otto Von Bismarck. Bismarck alimentava o sentimento nacionalista germânico que culminou em diversos conflitos para a criação da Alemanha.

 

Bismarck , o Unificador da Alemanha.

 

Na Alemanha, antecedente a unificação política , deu-se a unificação econômica, através da União Aduaneira (Zollverein). Esta foi realizada pela Prússia em três guerras consecutivas :

 

 1. Guerra dos Ducados Dinamarqueses (1864) - o argumento prussiano era de que as regiões Slesvig e Holstein seriam regiões majoritariamente habitadas por povos germânicos, porém pertenciam ao rei da Dinamarca.

 OBS: devido á política pacífica da Paz de Viena , em conjunto com a Convenção de Gastein, ficou decidido a administração austríaca na região de Holstein, e prussiana na região de Slesvig.

 

 2. Guerra Austro-Prussiana (1866) - Bismarck em 1866 , deixa de lado aos questões decididas na Convenção de Gastein , e provoca uma guerra ao invadir a região de Holstein. A Prússia obteve aliança com a Itália (interessada na região austríaca de Lombardia-Venécia) e a neutralidade de Napoleão III para com o conflito (que mais tarde seria alvo de cobranças territorias com a Prússia). A derrota Austríaca trouxe graves consequências para a região, além de perder o território em conflito , os Austríacos perderam a região de Venécia para a Itália e foram expulsos da Confederação Germânica, que foi reformulada com a nova Confederação da Alemanha do Norte (Prússia , Baden , Württemberg e Baviera).

 

 A Unificação ainda não fora consolidada. Napoleão III cobrara os territórios devido sua política de neutralidade durante a invasão Prussiana à Áustria, o que ficou conhecido como ''Política das Gorjetas".

   Otto Von Bismarck , dotado de grande inteligência militar , usou a cobrança de Napoleão para criar um sentimento nacionalista dentro dos países germânicos. As exigências napoleônicas representavam uma grande ameaça aos Estados do Sul - que concordaram com uma aliança militar com a Prússia para intervir no avanço Napoleônico. O desenrolar da Guerra Franco-Prussiana dava seus primeiros sinais.  A guerra era necessária para ambos os lados.

Se de um lado a Prússia necessitava tirar do caminho o impecilho para unificar os Estados do Sul (França) , Napoleão III - apesar dos problemas em que seu exército apresentava - via em uma possível vitória na guerra, uma chance de melhorar a sua imagem perante o povo francês , até então contestada.

   A guerra era questão de tempo, era preciso um momento de agitação para dar estopim ao conflito. Esse momento veio em 1868. Nesse Ano , o trono espanhol ficara vago em virtude da Revolução de 1868, na Espanha.

   O trono espanhol foi oferecido ao então príncipe prussiano Leopoldo de Hohenzollern. A França não via com bons olhos essa situação, um prussiano governando a Espanha seria uma ameaça a Europa anti-prussiana.

   Napoleão III exige então ao primo de Leopoldo e Rei da Prússia - Guilherme I - que renuncíe a tomada de  seu parente ao trono espanhol, o que foi feito. Napoleão não satisfeito , exige ainda que o trono espanhol nunca seja governado por um membro da família Hohenzollern. Apesar deste último ultimato não ter sido atendido , a França decide , por meio do ''Despacho de Ems'' , acalmar os ânimos entre os países. Porém , este documento foi intermediado por Bismarck , o que gerou revolta aos franceses, culminando a guerra.

 

   3. Guerra Franco-Prussiana (1870-1871) - O Exército Prussiano , mais forte e preparado, aplicou esmagadora vitória em todas as frentes de batalha, que culminou - apesar de grande resistência francesa - na vitória prussiana na Batalha de Sedan. Os Prussianos cercam Paris, Napoleão III decide então render-se. A guerra trouxe graves consquências a França. A derrota francesa culminou com a desmoronamento do Segundo Império e a assinatura do Tratador de Frankfurt.

  - Tratado de Frankfurt - 10 de maio de 1871
  • A França perde os territórios da Alsácia-Lorena
  • Obrigada a pagar alta indenização (5 bilhões de franco) - A França ficaria ocupada militarmente pelo exército Prussiano até o pagamento da dívida.
  • Em versalhes , Guilherme I era aclamado imperador da Monarquia Federal Germânica. Dava-se início ao Segundo Reich Alemão.
  • Proclamação do Império Alemão, em Versalhes.

 

    Esse cenário de guerra, irá culminar como uma das consequências da Primeira Guerra Mundial, uma vez que a tardia unificação alemã atrasara sua entrada na competição por mercados - já dominados em sua maioria por franceses e ingleses. A Alemanha ainda herdara seu nacionalismo exacerbado dessa época e culminava a idéia do Pangermanismo. Era dada a largada para o Século XX - o ''Século Sangrento''.

Exibições: 12469

Tags: alemanha

Comentar

Você precisa ser um membro de Cafe Historia para adicionar comentários!

Entrar em Cafe Historia

Links Patrocinados

Cine História

Violette

Chega aos cinemas brasileiros o drama franco-belga “Violette”, do diretor estreante Martin  Provst.

Sinopse: No início dos anos XX, a escritora Violette Leduc (Emmanuelle Devos) encontra a filósofa Simone de Beauvoir (Sandrine Kiberlain). Nasce entre as duas uma intensa amizade que dura toda a vida, ao passo que Simone encoraja Violette a escrever mais, expondo as suas dúvidas e medos, abordando todos os detalhes da intimidade feminina.

café história acadêmico

Guerra do Paraguai na literatura didática: Confira, na íntegra, a dissertação de mestrado  “A Guerra do Paraguai na Literatura Didática: um estudo comparativo”, do historiador André Mendes Salles (UFP). Clique aqui e leia.

EVENTO EM DESTAQUE

Parceiros


Fotos

Carregando...
  • Adicionar fotos
  • Exibir todos

Política de Privacidade

Para ler nossa "Política de Privacidade", clique aqui.

© 2014   Criado por Bruno Leal.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

body, .xg_reset .xg_module_body { line-height: 1.3; }