Quem percebeu o que é a Democracia ? E a Economia que precisamos e nos reflete ? Nova disposição no mundo .

Pensando alto 1

O resultado das eleições com um forte apelo conservador nos resultados, nos mostraram uma cabisbaixa realidade. Li que o brasileiro é "conservador" e que também  esta satisfeito com muito do que conseguiu, sobretudo os nordestinos, li uns  ataques absurdos e  gratuitos aos nordestinos por não votarem em quem o sudeste ordena.Aí vi as emissoras fazendo campanha descarada, e militares falando asneiras sobre soviets no Brasil. São os reacionários vibrando e mandando ver com textos e mais textos .

Na verdade os que  me parecem mais conservadores sãos alguns  lideres e maioria de formadores de opinião, que estão entre a gente do povo, ali acessíveis, nas periferias, nos leitos dos hospitais, nas igrejas. Estes os agentes  o Lúmpen  que serve a classe dominnante recebendo seus pequenos favores para  disseminar as teorias de que o fascismo seguramente não denominado assim mas na pratica diária exercido  a solução dos impasses resultantes do desconhecimento  da falta de consciencia de classe  e um momento economico psicologico á deriva . Outro grupo influenciado são os  jovens,  alguns filhos de trabalhadores que escutam os colegas reacionarios  porque vindos de grupos elitizados nas universidades ou seus empregadores abastados que não veem passivamente os rumos que um governo  inclusivo e descentralizador , no Brasil os portará .  Sim, os grupos de direita tem um discurso mais fácil, a esquerda é muito dificil, precisa perfeccionista  ao lidar conosco, povo,certos pensadores criam abismos de orgulho distâncias e caem no erro de não distribuir conhecimento   ... muito se necessita  ... os direitistas utilizam discursos genéricos que se misturam melhor a população com bordões e repetições que a esquerda nao faz ... aliás faltou muita explicação entre os jovens que nao viveram os governos anteriores e  imersos  nos seus cursos tecnicos , faculdades  trabalho q agora  desfrutam a todo vapor nem concebem  o passado q muitos de noós  viveram... 

É muito dificil assim em cima da hora  e explicar  anos de um melhor governo  como o PT totalmente  imbuído da tarefa de criar cidadania através  do Estado  q ingenuamente acreditou q a população perceberia  apenas testemunhando e usufruindo dos projetos sociais ... mas faltou  escola e quando digo escola falo de tomar de assalto a educação   por todo lado um programa consciente desde a idade mais tenra , explicando e dando carga nas ciencias humanas .

Está faltando isso entre Lei  Econômica dos Meios  ... voto para o  Judiciario , imposto sobre grandes fortunas  a reforma tributária e reforma politica .

Não  sei se o povo brasileiro é tão conservador quanto se quer fazer crer ,  mais do que religioso ... repetindo  acho que este último atributo tem feito os brasileiros se  deixarem encantar pela serpente do conservadorismo e da intolerância ...   sao os CERTOS líderes religiosos que o sao ...  e aquela GENTE Q SE APROXIMA DELES, do povo, com discurso facil, simplista  muita gente como crianças q mecanicamente levam o doce  sem questionar , isso  envolve a facilidade da linguagem . Alguns flertam com o fascismo sem perceber   que seja tanto que falta teoria politica básica, pois aí vai : fascismo é a doutrina e a prática política estadista e coletivista que  se opõe a todos aos socialismos e democracias e posturas liberais tendo o reacionarismo no seu âmago .  

Um historiador conservador italiano Renzo de Felice bhttp://en.wikipedia.org/wiki/Renzo_De_Felice com o qual discordo em  diversos conteúdos por motivos obvios  é  a teórica q dá lastro histórico filosófico a maioria dos discursos q escuto atualmente  o  de Felice nos deu uma profunda visão  do fascismo  e seu desenvolvimento/ processo básico, como desenvolve-lo  do ponto da direita e  é constantemente repetido  em palavras diversas por muitos de nossos vizinhos de casa sem que saibam,  sobretudo  ao acreditarem que uma mudança e renovação se dá como" revolução "   em vez de retrocesso  e reação , e vindo de qualquer lado acredito em última análise  que ler de Felice é  utilissimo para  a esquerda.

Luigi Salvatorelli

Renzo de Felice

De Felice se utiliza do pensamento de Luigi Salvatorelli http://en.wikipedia.org/wiki/Luigi_Salvatorelli  que apregoa ser os fascismo uma açao e ou reação da burguesia diante da crise ecônomica em choque com as  mudanças revolucionárias provicadas pela classe proletária  seria assim uma revolução  reacionária . De Felice vai além e porta dentro da história italiana  do século 20 a prrática do pensamento de Salvatorelli na biografia de Mussolini ue provocou uma reflexão da sociedade italiana e ainda vendo o fascismo como "revolução de direita" destinada a tranformar o homem novo e o estado novo .

  

Antonio Gramsci

Houve uma serie intensa de reações, um embate publico entre Norberto bobbio e Renzo de Felice e ainda outros pensadores através dos meios de comunicação. Em uma  época na  necessidade de suplantar o passado fascista italiano e explicá-lo com Norberto Bobbio http://pt.wikipedia.org/wiki/Norberto_Bobbio  este se volta  a idéia  de  Antonio Gramsci http://pt.wikipedia.org/wiki/Antonio_Gramsci (O fascismo, como 


a classe de trabalho para o imobilizar, faz parte da tradicional política
das classes dominantes italianos, e da luta da classe trabalhadora contra o capitalismo ")

em linhas gerais,  de que o fascismo é contrarevolucionário a reação diante de avanços  e nese sentido muitos avanços foram  trazidos aos trabalahadores na ultima decada no Brasil  Gramsci preconizava que o  fascismo é uma controrevolução  Bobbio pos um fim a discussão contradizendo de Felice e resumindo o  conceito muito claro :

"Não , 

O fascismo não foi uma revolução, mas uma
contra-revolução, que teve alguns aspectos externos da revolução, a violência, o desafio
legalidade, a intolerância, o espírito de intolerância, sectarismo, sem ter
significado histórico, de fato, revelando um movimento profundamente, como foi dito e
comprovado no  catástrofico  final , uma anti-história. "

Norberto Bobbio

Renzo de Felice divide  o fascismo em enquanto Gramsci o coloca como reação armada por definição De Felice nos mostra um primeiro movimento claro  que não necessariamente termina   dessa forma ou daquela forma mas um comportamento psicosocial . Ele o  coloca  2 fenômenos : o momento e o regime , no primeiro que pode ser  precursor do outro :o momento fascista é o que vemos muitas vezes aqui manifestações que parecem indefinidas  e delas  temos q despertar velozmente ... De Felice ao explicar num viés  de direita  ao explicar  processo , mecanismo é  uma leitura excepcional para nós . Seria o que  estamos vendo  ao redor o primeiro momento  descrito por De Felice da "reação" ?

Segundo ainda essa aproximação do fascismo pelo cidadão comum e que segundo de Felice´´e possivel ser antifascista e nao democrático  esse é o mesmo raciocínio que porta as" minorias "( que pra mim são as maioris  mulheres  gays e os biotipos oprimodos ) defender o racismo sem saber  muitas vezes o q defendem  contra si  mesmos ...   meios de comunicação  com testes tipo " Politicometro"  prpagandeado por revista conservadora  afastava a politica do comportamento pessoal ..  como se isso fosse possivel ... essa uma tática indutiva , muito usada por quem nunca se declara fascista mas o é (caso de Renzo de Felice ) mas gostaria de reafirmar :nunca sera possivel ser fascista e democrático ... 

Mas o fascismo não pode ser visto como revolucionário  por seu caráter alienante ja que as massas não se representam mas um projeto de manutenção do sistema , uma maioria manipulada que não conhece seu lugar e seu momento como também a força que detém.

Um aspecto  interessante é o reaparecimento em todas as eleições  dos  militares da  e seus simpatizantes, acho que   no afã de se sentirem vivos ainda... se  manifestam e  manifestos dramáticos , fascistas. O fascismo tem esse caráter dramaticista  .. em vez de estarem em grande numero respondendo a  processo  os radicais de direita estao dando orientações por aí  E ora , ora   opiniões embasadas nos seus sonhos mais loucos da noite anterior ...   claramente os velhinhos  nao dormem bem ... devem ter muitos pesadelos com o passado q tem...  todas as eleições temos q  tolerarmos  isso ... os intolerantes ... 

Então temos o candidato Aécio  como resultado  o já  clássico embate, tradicional confronto,  mas   no contexto q vimos  qualquer q fosse o candidato enfrentado pelo PT seria polarizado. O Aécio , uma criatura contraditória com um passado incidioso, caráter  repressor,(vide processos de  censura da  Google, Twitter e jornalistas mineiros . Avesso as as ações  que e leis que não o distinguem  o  um  homem de fachada da  direita que emgloba as mais várias tendencias fascistas e  a deriva ou alugadas de gente que  fora e dentro do pais especula com a vida dos brasileiros. O candidato nos porta ao que sempre  vimos uma semente sem nunca vivermos tão plenamante  o reconhecimento da influencia estadunidense entre nós , a polarização , a intolerancia , racismo e fascismo cotidianos todos saidos de detras das cortinas ate entre apresentadora  mau carater e dissimulada da gnews . a discussão do Brasil é essa  é isso que temos que eslarecer  e esclarecer que isso esta nos bastidores do Aécio um nhomeme que não é aprovado nem no estado onde nasceu e govrnou .. um homem com muitas questões a explicar sobre uso do dinheiro publico no seu estado .

A coisa mais importante a constatar ser sobre o mantenimento das politicas acertadas desse governo atual  entre elas o discurso de tornar as universidades públicas privadas como já se vê dnesa estrada  USP entregue a administrção PSDB. Programa de dmissões e cobranças  no discurso   dos partidários pensadors de aécio , afastar  os mais pobres sem tradiçãõ familiar universitária  da do ensino superior através de um  enfraquecimento a médio prazo dos programas de bolsas como PRONATEC,  sabemos que cotas são um assunto que incomoda muito a cúpula do partido de aécio tb e  e e educação  básica gratuita é a meta mas a universidade para todos nao  ... afinal os peões do trabalho escravo e o tipo que interessa a convênios como a Alca e  ou Nafta precisam ter escolaridade apenas suficiente pra ler manuais e bulas . isso tem um viés bem fascista .    https://luizmullerpt.wordpress.com/2014/10/07/programa-de-aecio-par...

Isso é só um desabafo  mas deste espero o começo de uma nova era de mudanças apesar desse Congresso "entortatado" à direita que vimos ser eleito agora com um sem numero de ricos  ... estudar medidas urgentes para parar um democracia que ameaça a si mesma e um cidadão que se contradiz enquanto humanao é a condição pra Brasil continuar  preservando sua identidade e o bem estar do seu povo antes que ele cante arrependido : eu era feliz e nao sabia ... mesmo um conservador que finito num exílio reconheça que tudo se tornou muito mais conservador que ele .

Paiol de Pólvora

Vinicius de Moraes

Estamos trancados no paiol de pólvora
Paralisados no paiol de pólvora
Olhos vedados no paiol de pólvora
Dentes cerrados no paiol de pólvora

Só tem entrada no paiol de pólvora
Ninguém diz nada no paiol de pólvora
Ninguém se encara no paiol de pólvora
Só se enche a cara no paiol de pólvora

Mulher e homem no paiol de pólvora
Ninguém tem nome no paiol de pólvora
O azar é sorte no paiol de pólvora
A vida é morte no paiol de pólvora

São tudo flores no paiol de pólvora
TV a cores no paiol de pólvora
Tomem lugares no paiol de pólvora
Vai pelos ares o paiol de pólvora

http://letras.mus.br/vinicius-de-moraes/86828/

http://www.youtube.com/watch?v=akbJ9XGMM2w

Pensando alto 2 

 Em colaboração uma didática análise economica do contexto :
A chamada Nova Ordem Politica e Econômica, com o fim da União Soviética e o processo de globalização, criou uma realidade excludente para a classe trabalhadora.
Bancos, grandes corporações, latifundiários, passaram a ser os senhores da "realidade" política e econômica, gerando altos índices de desemprego e miséria ao redor das chamadas grandes potências mundiais, à frente os EUA. Uma política mundial de privatização em países como o Brasil tinha e tem como objetivo criar uma dependência de tal ordem que todas as perspectivas de futuro livre e soberano somem. Não há crise econômica no Brasil e nem existe perspectiva dessa crise como afirma a imprensa, à medida que vários países, dentre eles o Brasil, se blindaram contra os grandes grupos, os bancos, especuladores internacionais (um deles, George Soros indicou Armínio Fraga para o Banco Central no governo FHC e hoje Armínio é o homem chave de Aécio na economia).
A teoria, dentre outras, do Estado Mínimo, que gerou os processos de terceirizações de serviços básicos, enfim, uma ordem onde o dinheiro mundial, tendo como referência o dólar, trabalhava apenas para essas potências. Como isso é irreal, o neoliberalismo, vários países e blocos entraram em crise e vivem em crise. Nos EUA, por exemplo, 39,9% da população vivem abaixo da linha da pobreza. É possível ver nos grandes jornais norte-americanos filas imensas de pessoas buscando cartões de alimentos, sem que tenham a menor perspectiva de progresso,emprego, porque a única "indústria" que prospera é a da guerra.
A União Européia vive situação semelhante. Grécia, Espanha, Portugal, Itália e França, de forma mais acentuada, vivem recessão e altos índices de desemprego e miséria.
Governos usam recursos públicos para salvar bancos. A Islândia, que integra a União Européia, fez o contrário dos outros. Detectou a especulação, as fraudes dos grandes grupos e bancos e colocou os responsáveis na cadeia, investindo em programas sociais, em tecnologia e por isso é um dos mais altos PIBs em crescimento na União Européia, onde até a Alemanha, tecnicamente, está em recessão e Ângela Merkel cogita de ingressar nos BRICS. Uma resposta a essa ordem, fora dos limites e parâmetros do FMI e do Banco Mundial. Juros é a palavra chave. Armínio Fraga aumentou os juros para 45%, a maior taxa de nossa história no governo FHC e agora afirma que um índice maior de desemprego ajuda a estabilizar a economia.
Que economia? A dos que controlam o sistema financeiro, os centros tecnológicos, o agronegócio, a especulação. Explica, Armínio, que essas medidas, aumento dos juros, maior índice de desemprego e liberação das tarifas de serviços públicos (telefonia, luz, água, etc), vão segurar mais dólares no Brasil.
Onde ficarão esses dólares e o que produzirão? Entrarão na Bolsa de Valores e de sairão esfregando as mãos com os ganhos em curto prazo nos juros elevados, sem produzir um único bem econômico, só a especulação. Com isso, ajustam as contas a esse modelo predatório.
O bolsa família não só tirou milhões da miséria , gerou empregos, como é copiado nos EUA, no Canadá e outros países do mundo, exatamente por não ter caráter paternalista, mas gerador de independência e autonomia do ser humano. Quantos pequenos negócios surgiram no Brasil nos anos Lula e Dilma? Onde, por exemplo, foi o dinheiro das privatizações? Imagine abrir as mãos do pré sal? Privatizar a PETROBRAS, o BANCO DO BRASIL, o BNDES, a CAIXA ECONÔMICA, deixando o BANCO CENTRAL autônomo, sem controle do governo, como as agências reguladores criadas por FHC e que regulam segundod os interesses dos grupos econômicos para os quais deveria voltar a fiscalização? E os avanços tecnológicos? É simples entender isso. Digamos que se consume a idéia de Aécio e Armínio e o Brasil abandone o MERCOSUL e os BRICS, ingressando na ALCA, proposta pelos EUA. Se uma determinada tecnologia tem patente norte-americana você não pode desenvolvê-la em seu país, mas tem que comprar de quem a tem. Imagine essa situação?
A recuperação da universidade pública, que terem taxar, gerou centros tecnológicos que nos permitem avançar e equilibrar o balanço de nossas contas. E aí um pulo do gato que nossa mídia não noticia. Balanço e balança. Se exportamos mais que importamos temos saldo favorável na balançA comercial. Se importamos tecnologia e aceitamos o capital internacional, temos saldo negativo, pois pagamos para isso, no balançO de serviços. Gera dívidas. Cujos juros e taxas de risco são altas e nos escravizam. Os governos do PT optaram por políticas distributivas de renda ao contrário de concentracionistas e é isso que está gerando a reação das elites, a ponto de um banco, o Itaú, patrocinar uma candidatura, a de Marina, via uma de suas herdeiras, aliás, a principal herdeira.

A corrupção é um dos cânceres do Brasil e Dilma tem combatido. Temos um grande adversário, a mídia, ligada a grupos estrangeiros em última análise a sonegação a informantes de lastro duvidoso . Querem o país a qualquer custo, seja pelo pré sal, seja pelo nióbio, do qual Aécio é acusado de contrabando, por todas as nossas riquezas, mas querem mais, que não saiamos da órbita do dólar, o que será possível com o BRICS.
Um novo modelo mundial em que a moeda nacional será a moeda das transações comerciais e bancárias. Se compramos da Rússia, pagamos em rublos, se a Rússia nos compra, pagam em reais. Hoje, o maior parceiro mundial do Brasil em comércio é a China.
Querem desestruturar essa ordem que tirou 40 milhões de brasileiros da miséria. Existe um livro de FHC chamado A TEORIA DA DEPENDÊNCIA, onde ele defende que países como o Brasil fiquem agregados aos grandes, no nosso caso aos EUA, pagando para isso. Foi o que fez. A maior corrupção foi tucana, veja um quadro comparativo em minha página, lá compartilhado, veja também que a mídia não noticia, ou noticia o contrário. É preciso combatê-la e Dilma tem feito. E onde há corruptos, há corruptores. Quem corrompe? O trabalhador?
Os grandes bancos, as grandes empreiteiras, as grandes empresas, o latifúndio. Quem elege Maluf? Dê uma olhada em todo esse contexto e você verá que os que não se submetem são vítimas de guerras com falsos pretextos, ou golpes também com falsos pretextos.  Temos a Dilma , e apesar de qualquer ressalva a atuação do incorruptível Guido Mantega crumpriu bem seu papael, se saindo muito melhor que badalados economistas. Olhando o passado e a politica econômica preconizada por Armírio Fraga , o gringo so me resta pensar em um projeto de Aécio nesse nível aqui : 

Aluga-se

Raul Seixas

A solução pro nosso povo
Eu vou dá
Negócio bom assim
Ninguém nunca viu
Tá tudo pronto aqui
É só vim pegar
A solução é alugar o Brasil!...

Nós não vamo paga nada
Nós não vamo paga nada
É tudo free!
Tá na hora agora é free
Vamo embora
Dá lugar pros gringo entrar
Esse imóvel tá prá alugar
Ah! Ah! Ah! Ah! Ah! Ah!...

Os estrangeiros
Eu sei que eles vão gostar
Tem o Atlântico
Tem vista pro mar
A Amazônia
É o jardim do quintal
E o dólar dele
Paga o nosso mingau...

Nós não vamo paga nada
Nós não vamo paga nada
É tudo free!
Tá na hora agora é free
Vamo embora
Dá lugar pros gringo entrar
Pois esse imóvel está prá alugar
Alugar! Ei!
-Grande Solução!...

Nós não vamo paga nada
Nós não vamo paga nada
Agora é free!
Tá na hora é tudo free
Vamo embora
Dá lugar pros outro entrar
Pois esse imóvel tá prá alugar
Ah! Ah! Ah! Ah!
Nós não vamo paga nada
Nós não vamo paga nada
Agora é free!
Tá na hora é tudo free
Vamo embora
Dá lugar pros gringos entrar
Pois esse imóvel
Está prá alugar...

Está Prá Alugar Meu Deus!
Nós não vamo paga nada!
Nós não vamo paga nada!
É tudo free! Vamo embora

 http://www.youtube.com/watch?v=d3iI-ktX2WI

  Camille Helena Claudel em colaboração:Laerte Braga 

Exibições: 216

Comentar

Você precisa ser um membro de Cafe Historia para adicionar comentários!

Boletim Café História

Anúncio

Política de Privacidade

Para ler nossa "Política de Privacidade", clique aqui.

© 2017   Criado por Bruno Leal.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

body, .xg_reset .xg_module_body { line-height: 1.3; }