Esta foto mostra uma reunião de coronéis, potentes chefes dos sertões da Paraíba do Norte. Homens que mandavam e desmandavam, faziam e desfaziam. Escrever sobre eles é uma satisfação sem beira. Primeiro, veja quem são:
 
Em pé, da direita para a esquerda:
 
Deputado Pedro Bezerra, de Alagoa do Monteiro; Coronel José Pereira, de Princesa Izabel;Inocêncio Nobre, cunhado de Zé Pereira; Matos Rolim, de Cajazeiras; Oscar Soares e o Jornalista Celso Mariz, biógrafo do Padre Ibiapina.

Sentados, seguindo a mesma ordem:

José Gaudêncio, de São João do Cariri; Antônio de Souza Lacerda Nitão, de Itaporanga; Governador Solon de Lucena; Governador João Suassuna e Miguel Sátiro, de Patos.

Quando iam à Paraíba (esse era o nome da capital) os chefes-políticos do Sertão costumavam se hospedar no HOTEL CENTRAL. Lá, reuniam-se para discutir política e tomar decisões em grupo.

 

Não acredito que Lula tenha cultura nem pra ter conhecido a história de Francisco Heráclito do Rego, seu conterrâneo de Limoeiro – PE.

Mas mesmo assim o está imitando. O Coronel Chico Heráclito costuma dizer aos seus amigos no Recife: “é muito melhor mandar no prefeito do que ser o prefeito de Limoeiro”. “Não tenho que me expor em campanhas eleitorais, nem ser chamado disso ou daquilo; boto lá qualquer pau mandado, e depois quem mandará sou eu mesmo. Pronto e acabou-se”.

Tenho a impressão que Lula está chegando a essa conclusão. Talvez nem volte depois de Dilma (...). Está descobrindo ou descobrirá que, com o eleitor que temos, ele será o “Coronel” sem ter que se expor em campanhas eleitorais ou eleitoreiras (...). 



Limoeiro ia disputar uma partida de futebol com Garanhuns. Todos de pé esperando a entrada do Coronel antecedido por um fortão levando a cadeira de balanço pro Coronel Chico Heráclito assistir ao jogo, confortavelmente. Logo se saída o árbitro marca um pênalti contra Limoeiro. Tumulto. Correm todos para bater no juiz. Desesperado ele corre e cai, quase debaixo da “preguiçosa” do Coronel, que levanta a bengala e param todos.
- Qual é o problema, seu juiz?
- Marquei um pênalti contra Limoeiro e deu nisso, Coronel. E agora querem me desmoralizar.

- O senhor não será desmoralizado. Vai bater o seu pênalti, só que a favor de Limoeiro. Limoeiro ganhou de 1 x 0. O Coronel Chico Heráclito aplaudido a La Pavarotti. RSS

Lula pode até ganhar de 10 x 0. Dessa forma e com o aval de muita gente boa. RSS

Parei. Não falarei mais sobre eleições. Poderei falar sobre lei. RSS

"A lei é como uma cerca - quando é forte a gente passa
por baixo; quando é fraca a gente passa por cima." (Coronel Chico Heráclito)

"No Brasil, a justiça é singular. E a corrupção é plural." (Coronel Chico Heráclito)

Dito e feito, tudo isso em 1954. É triste. Vai se repetir.


(Do blog a furiosa, em 25 Outubro 2010)

Exibições: 927

Comentar

Você precisa ser um membro de Cafe Historia para adicionar comentários!

Entrar em Cafe Historia

Links Patrocinados

Membros

Cine História

Tarja Branca

Está em cartaz em cinemas brasileiros o documentário de estréia do brasileira Cacau Rhoden. 

Sinopse: A partir dos depoimentos de adultos de gerações, origens e profissões diferentes, o documentário discorre sobre a pluralidade do ato de brincar, e como o homem pode se relacionar com a criança que mora dentro dele. Por meio de reflexões, o filme mostra as diferentes formas de como a brincadeira, ação tão primordial à natureza humana, pode estar interligada com o comportamento do homem contemporâneo e seu "espírito lúdico". 

documento histórico

Guerra dos Trinta Anos: Confira o mapa histórico sobre a Guerra dos Trinta Anos (1618-1648), uma das maiores guerras da história da Europa Moderna. 

EVENTO EM DESTAQUE

Parceiros


Fotos

Carregando...
  • Adicionar fotos
  • Exibir todos

Política de Privacidade

Para ler nossa "Política de Privacidade", clique aqui.

© 2014   Criado por Bruno Leal.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

body, .xg_reset .xg_module_body { line-height: 1.3; }