Nesta quarta-feira, dia 23 de fevereiro, estive pesquisando no Arquivo Geral da Cidade (Rio de Janeiro) e acabei encontrando um pronunciamento muito curioso do Excelentíssimo Sr. Ary Barroso, vereador na Câmara Municipal do Rio de Janeiro. O assunto não possui nenhuma ligação com meus estudos, mas achei tão interessante, que achei interessante colocá-lo aqui no blog. O tema é a Copa do Mundo de 1950, realizada no Brasil e tristemente perdida por nossa seleção. Confiram o pronunciamento:

Sr.Ary Barroso - Sr.Presidente, Srs.Vereadores. Com o advento dessa grande competição desportiva que vem empolgando a população nacional, e que se denomina “Copa do Mundo”, ficamos atônitos em face do desinteresse que essa competição provocou em parte do mundo estrangeiro, ou seja, o fracasso total do movimento de turistas de todos os pontos da Terra, sequiosos não só de assistir à magna competição desportiva, como também de conhecer os segredos de nossa terra, desta terra belíssima e escondida, a despeito de todos os esforços de natureza individual e particular, que são feitos para a sua propaganda.

(...) Reafirmo meu ponto de vista: o Departamento de Turismo e Propaganda da Prefeitura é uma autêntica inutilidade, que só desperta no Carnaval para fazer mal, política e atabalhoadamente, um concurso de músicas carnavalescas que nem sempre representa a vontade da opinião pública. É um Departamento dirigido por leigos autênticos, já que considero o Turismo uma ciência da propaganda.

(...) Sabemos perfeitamente que nosso Departamento de Turismo e Propaganda é um descanso para pessoas privilegiadas, que ali ficam sem outra preocupação senão a de deixar correr a vida, a de deixar correr o tempo. Eles é que são, na realidade, os turistas do Departamento.

Fonte: Diário da Câmara do Distrito Federal, 04/07/1950, P.862

Exibições: 558

Comentar

Você precisa ser um membro de Cafe Historia para adicionar comentários!

Comentário de Ingrid Schmidt em 9 abril 2013 às 16:42

pior seria ter perdido para a Argentina! mas perder em casa é ruim... como aconteceu com a Suécia x Brasil

Comentário de Diogo Bahia Maceira em 19 outubro 2012 às 12:42

O interessante disso tudo é perceber que haviam problemas parecidos naquela época, só que no caso atual, há excessiva propaganda para as grandes cidades e nem tanto para outras, além do gasto colossal de dinheiro que até pode trazer benefícios para o povo, mas em grande parte os maiores são os empresários de diversos ramos, os políticos envolvidos, autoridades, celebridades e outros que serão os grandes beneficiados desse mega evento que será custeado com dinheiro público, sendo que quantas outras necessidades temos por aqui. Na minha opinião a FIFA deveria custear 50% da obra, pois ela é a maior interessada. Deveríamos nos manisfestar contra essa farra do dinheiro público, mas como de costume os brasileiros se maravilham com massiva propaganda e legítima lavagem cerebral realizadas por todos os meios possíveis. E nós ficamos assim meio desnorteados, tendo nossos próprios problemas para resolver,mas não devemos nos esquecer que se não fizermos nada, quem fará? Fica a pergunta e a discussão. Abraços

Comentário de Rogerio Machado em 11 março 2012 às 14:31

Por suerte existen personas que se plantean dudas frente al opio del pueblo o el opio que le dan al pueblo, me preocupa, desde siempre que livres pensadores consideren el futbol un fracaso o algo digno de "guerrear" entre personas o paises, cuando el valor moneda de un pais es el futbol, debemos repensar ese pais, en este caso, el nuestro, digo el nuestro por ser gaucho, de Alegrete RS y ver como vivimos de "chuteiras" sin libros ni moral o etica, gracias por el espacio

Comentário de Alexandre Jairo dos Santos em 23 fevereiro 2011 às 18:10

 

Olá! Realmente muito interessante esse pronunciamento... Nossa! Historicamente é um apanhado primoroso; que reflete por sinal, a queixa de uma figura que notadamente, em seus trabalhos e em suas composições, sempre enalteceu as belezas e as virtudes ecléticas do nosso Brasil. De fato, a falta de investimento turístico e divulgador, acerca de um evento ao nível de uma copa do mundo de futebol, é sem dúvida muito decepcionante.   Adorei a postagem!!!

Alexandre/Rj

Boletim Café História

Anúncio

Política de Privacidade

Para ler nossa "Política de Privacidade", clique aqui.

© 2017   Criado por Bruno Leal.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

body, .xg_reset .xg_module_body { line-height: 1.3; }