Arquivo Café História | Vida e Obra de Sigmund Freud

Vida e Obra de Sigmund Freud 

Instituições ajudam a contar a história do homem que mudou para sempre a compreensão da mente humana

"Freud explica". A frase, que virou bordão desde meados do ultimo século, pode não ser totalmente verdadeira, mas certamente serve ainda hoje para ilustrar a incrível força histórica de seu sujeito na cultura ocidental: Sigmund Schlomo Freud.

Nascido na cidade de Freiberg (hoje Morávia) em 1854, Freud é considerado o pai da psicanálise, campo clínico, intelectual e de pesquisa que revolucionou o estudo da mente humana na primeira metade do século XX. Passando boa parte de sua vida em uma Viena fin-de-siècle, onde conviviam alguns dos mais importantes intelectuais, acadêmicos, artistas, escritores e cientistas da época, Freud tornou-se famoso ao escrever obras e definir conceitos que mudariam não só os paradigmas da psicologia, mas de todas as ciências então estabelecidas. É o caso do “inconsciente”, das “lembranças encobridoras” ou do “complexo de Édipo”, idéias que podem ser compreendidas através de leituras de obras hoje clássicas, como “Cinco Lições de Psicanálise”, “Totem e Tabu”, “O Mal-Estar na civilização”, “A Interpretação dos Sonhos”, dentre outros.

Freud morreu em Londres, em 23 de setembro de 1939, pouco depois de deixar a Áustria, então ocupada pelos nazistas. Suas idéias, entretanto, continuam sendo fundamentais para aqueles que lidam com o desafio de se compreender a psique do homem, seus enigmas e idiossincrasias. Prova disso são as instituições dedicadas ao intelectual. O Café História destaca duas dessas instituições para os seus leitores.

A primeira é o "Sigmund Freud Archives". Trata-se de uma organização totalmente independente, fundada em 1951, dedicada a coletar, conservar e disponibilizar tanto os estudos acadêmicos quanto os documentos pertencentes a Freud: correspondências, fotografias, discos, memorabília etc. Todos os documentos são liberados e protegidos para consulta. Os pedidos podem ser encaminhados para a Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos, que mantém a Coleção de Freud. No site, é possível ter outras informações e acesso a parte do acervo.

A segunda indicação do Café História refere-se ao site "The Freud Museum London". O site é uma boa opção para quem deseja conhecer mais sobre a vida de Freud no exílio, em Londres. Há fotos, documentos e informações exclusivas para educadores. Tanto nos "Sigmund Freud Archives" (http://www.freudarchives.org/) quanto o "The Freud Museum London" (http://www.freud.org.uk/) encontram-se em língua inglesa.

Aproveite, acesse e descubra mais deste verdadeiro explorador do maior mistério da história: a mente humana.

Exibições: 1338

Tags: biografia, freud, psicanálise, viena

Comentar

Você precisa ser um membro de Cafe Historia para adicionar comentários!

Entrar em Cafe Historia

Links Patrocinados

EVENTO EM DESTAQUE

café história acadêmico

Cine História

Noites brancas no píer

Acaba de chegar aos cinemas brasileiros o filme francês “Noites brancas no píer”, de Paul Vecchiali. 

Sinopse: No píer de uma cidade portuária, uma jovem mulher espera o homem de sua vida. Todos os dias, um homem, que está passando por um período sabático, caminha pela região. Depois de quatro noites, eles começam a conversar. Ele se apaixona pela mulher, mas precisa ir embora da cidade. Além disso, o homem que ele tanto esperava, aparece.

Parceiros


Política de Privacidade

Para ler nossa "Política de Privacidade", clique aqui.

Parceria: NIEJ-UFRJ

© 2015   Criado por Bruno Leal.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

body, .xg_reset .xg_module_body { line-height: 1.3; }