O Café História mudou de endereço, plataforma e identidade visual. Clique aqui para conhecer o novo Café História. Nós deixamos de ser uma rede social e somos agora um portal totalmente voltado para a divulgação de história. Nossa principal missão é divulgar o conhecimento histórico produzido nas universidades: para o grande público e para o meio acadêmico. Para entender melhor a mudança, clique aqui. E atenção: o antigo Café História (www.cafehistoria.ning.com) permanecerá online somente até o dia 2 de abril de 2017. Depois disso, todo o seu conteúdo será apagado, inclusive perfis e blogs. Tem algum conteúdo que você queira salvar e não sabe como? Nós temos uma sugestão. Clique aqui e leia o texto até o final. Esperamos contar com você como leitor do novo Café História!

Assine o novo Boletim Café História - receba em seu e-mail nossas novidades

Toda semana nós enviamos um e-mail com as novidades no campo da história e ciências humanas. Quer receber o nosso Boletim Café História? É bem fácil!

Arquivo Café História | Uma imagem e mais de mil palavras

Uma Imagem e mais de Mil Palavras

Seções mais acessadas do Café História oferecem múltiplas oportunidades de interação entre participantes

De tempos em tempos, o Café História publica textos que explicam em detalhes as ferramentas da própria rede. O objetivo desse tipo de texto é ajudar os usuários do site a terem uma melhor experiência de navegação e, de quebra, compartilhar conhecimentos que podem ser úteis em projetos pessoais dos leitores. Nossa primeira reportagem nesse sentido, por exemplo, abordou o tema dos blogs.

Publicado em março de 2010, o texto “Como ampliar o número de leitores de seu blog” deu várias dicas de linguagem, design e convites. Em nossa segunda publicação do gênero, chegou a vez de falar sobre os vídeos e os grupos de estudos.

Atualmente, no Café História, há mais de 1000 vídeos e mais de 550 grupos de estudos. São espaços de interação que produzem todos os dias grandes volumes de informação. E se você já se perguntou o que fazer com tudo isso, nós vamos sugerir algumas boas idéias.

Grupos de Estudos

Enquanto na página principal do Café História os leitores encontram uma enorme variedade de temas históricos, os grupos são espaços específicos de discussão. Cada grupo aborda um período histórico, um tema ou questão isolada. Essa é uma forma de reunir pessoas que estudam ou se interessam por uma área bem definida e também de unir forças para o desenvolvimento deste conhecimento.

Nos grupos, é possível criar e participar de fóruns, deixar comentários ou enviar mensagens para os membros. O dono do grupo pode publicar textos, fotos e gerenciar os participantes.

É possível participar de duas formas dos Grupos de Estudos. Primeiro, tornando-se membro de um grupo. E isso pode ser feito clicando na guia "Grupos", onde é possível realizar pesquisas por palavras-chave. Depois, é possível criar o seu próprio grupo. Isso também é feito clicando na aba "Grupos" e, em seguida, clicando em "+ Adicionar um grupo". Basta preencher as informações e convidar seus amigos para fazer parte dele. O criador torna-se automaticamente o mediador desse grupo. Hoje, há centenas de grupos de estudos. 

O que acha de criar um grupo? Lembre-se que os temas devem abordar temas de história ou de áreas relacionadas, como artes, literaturas, política e afins. Aproveite! Torne-se criador e moderador de um grupo na rede!

Vídeos

Esta é uma das seções com maior audiência do Café História. E não é para menos. A seção tornou-se um grande repositório de audiovisual histórico para professores em busca de material para suas aulas, estudantes de diversos níveis, pessoas, enfim, que gostam de aprender e apreciam vídeos.

Interagir com vídeos é bastante fácil. Você pode clicar em um vídeo e comentá-lo ou ainda adicionar vídeos que considera importantes. Os vídeos, claro, devem ser relacionados a história, de preferência vídeos que tenham potencial didático ou de fonte histórica. Filmes, clipes, trailers em geral não são permitidos. Fazem bastante sucesso entrevistas, documentários, discursos, vídeos educativos, propagandas antigas, projetos autorais, programas de alunos, programas educativos e outros do gênero.

Adicionar um vídeo é simples. E o Youtube é o seu local de pesquisa por excelência. O primeiro passo é copiar o “código embutido” do seu vídeo no Youtube. Para ver esse código, você deve clicar em “incorporar”. Em seguida, copie o código que aparecerá logo embaixo. No Café História, clique na Guia “Vídeos” e depois em “+ Adicionar um vídeo relacionado à história”. Finalmente, clique no símbolo do Youtube (localizado na parte inferior da página) e cole o vídeo copiado no Youtube. (Isso serve tanto para o Café História quanto para o seu blog em outros servidores). Lembre-se sempre de colocar informações completas no nome e também de fazer uma descrição com todos os dados do vídeo. Como você sabe, na história as referências são sempre muito importantes.

Exibições: 87

Comentar

Você precisa ser um membro de Cafe Historia para adicionar comentários!

Boletim Café História

Política de Privacidade

Para ler nossa "Política de Privacidade", clique aqui.

© 2017   Criado por Bruno Leal.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

body, .xg_reset .xg_module_body { line-height: 1.3; }