Arquivo Café História | Encarte do Professor

Encarte do Professor

Material didático produzido por uma parceria entre o Ministério da Educação e a Revista de História da Biblioteca Nacional ajuda na elaboração de aulas mais ricas e interessantes

Todo bom professor de história está continuamente em busca de materiais didáticos que possam aprimorar cada vez mais suas aulas. Sabendo disso, a Revista de História da Biblioteca Nacional - que nos últimos anos se tornou uma grande parceira dos educadores brasileiros - vem editando e publicando o "Encarte do Professor", material que pode se tornar um verdadeiro aliado para os docentes de história. Várias escolas brasileiras já recebem o encarte e aqueles que ainda não conhecem o projeto, é possível fazer o download do material, na íntegra, no site da revista.

"O Encarte do Professor" (clique aqui para acessar) nasceu de uma parceria entre a Revista de História da Biblioteca Nacional (RHBN) e o Ministério da Educação. Desde 2010, o material didático já está presente nas escolas públicas de todo o país e vem tornando o processo de ensino-aprendizagem de história uma experiência muito mais rica, dinâmica e prazerosa.

Os encartes foram elaborados com o objetivo de oferecer sugestões de trabalhos em sala de aula, com propostas de atividades que buscam despertar a curiosidade dos alunos não só pela História do nosso país, como também pela leitura de um modo geral. Isso não significa que o professor deve abandonar outros materiais, inclusive aqueles que ele já está acostumado a usar em suas aulas. O "Encarte do Professor" agrega valor ao planejamento do professor, além de enriquecer a visão sobre determinados conteúdos programáticos

Bem diagramado e com um layout bastante charmoso (traço inerente aos projetos da RHBN), o "Encarte do Professor" é também de fácil manuseio e possui uma linha editorial bastante cuidadosa. Tanto na forma como as atividades são propostas quanto na sugestão de leituras e autores. No site da revista, além de poder fazer o download dos encartes, o docente pode ainda ter acesso aos artigos citados nos encartes. Dentre os autores, destacam-se nomes como José Murilo de Carvalho, marcos Bretas, René Gertz, Marieta de Moraes Ferreira, Lila Moritz Schwarcz, Caio Boschi e outros importantes nomes da historiografia brasileira. Acesse o site e aproveite o material, inteiramente gratuito. Ele foi feito especialmente para você, professor.

Você já usa os “Encartes do Professor” ou pretende utilizá-los? Clique aqui e diga como você usa ou pretende usar o material em sua escola.

Exibições: 813

Comentar

Você precisa ser um membro de Cafe Historia para adicionar comentários!

Comentário de Dayane Zimermann em 17 outubro 2012 às 10:32

Material estimulante e enriquecedor. Parabéns pela iniciativa!

Comentário de João Maria de lima em 28 fevereiro 2012 às 8:44

sem dúvida. é um excelente material

Comentário de Elizabeth Tadiello em 12 junho 2011 às 18:07

Oi Professora Marcia!

Acabei de sair do site da Revista de História da Biblioteca Nacional ... Fiquei encantada com o conteúdo ... Realmente, um grande acervo. Li e vi sobre os tais encartes, achei o máximo.

Abração, Caríssima!

Comentário de Marcia da C. F. Zaniboni em 30 maio 2011 às 1:34

Esse material é meio que específico para a disciplina de História porque é fruto das matérias que constam mensalmente da Revista de História da Biblioteca Nacional. Mas concordo com minha amiga Elizabeth que deveria haver esse tipo de material disponível para todas as disciplinas, o que muito nos auxília em nossas aulas, mesmo que o encarte e as matérias não sejam usados na íntegra ou com algumas adaptações e adequações feitas por nós professores da rede pública. Conheço essas publicações desde o seu primeiro número e reitero que são textos de excelente qualidade. Ter esse material na escola para trabalhar com os alunos ou simplesmente para nos reciclar em termos de novidades na historiografia geral e brasileira foi uma excelente iniciativa dos idealizadores deste convênio  e ou projeto que leva esse material aos colégios (professores e alunos), além do encarte que começou a ser distribuído a partir do ano passado.

Um abraço a todos e especialmente a minha amiga Elizabeth!!! Mais uma vez sinto-me lisonjeada pelo seu comentário na parte que me toca!!!

Comentário de Elizabeth Tadiello em 29 maio 2011 às 16:41

Em bom tempo!

Na minha opinião, os professores deveriam ter em mãos o encarte de todas as disciplinas, isso, com certeza facilitaria muito.

Também vejo como uma reciclagem para os docentes, coisa esta que tanto se debate no problema sobre a educação no que se refere na qualidade de preparado ao ensino.

PS: Professora Marcia! Vc endossou a qualidade do material, daí o meu comentário. Abraços!

Comentário de Luiz Alexandre Andrade em 28 maio 2011 às 18:17
Excelente material que de fato enriquece as aulas.
Comentário de Tânia Mara Sasse em 28 maio 2011 às 10:22

 Vou analisar e com certeza ,usarei em minhas aulas.

 

 

Comentário de Havner Muniz em 27 maio 2011 às 14:11

Não conhecia esse material de apoio. Pretendo analisá-lo e, se for o caso, usá-lo nas minhas aulas.

Excelente dica!

Comentário de Flávia Cavalcante da C. Silva em 27 maio 2011 às 10:38
Pretendo utilizá-los como material de apoio para aprimorar os meios metodológicos e de pesquisa e dessa forma poder interagir e proporcionar formas diferentes e mais atrativas de mediar o conhecimento histórico.
Comentário de Camila Wicca em 26 maio 2011 às 23:49
Fato os comentários dos colegas Paloma e João. Também vivo a experiência da escola pública e é meio complicado, às vezes a tarefa (aos nossos olhos) mais simples se torna complicada... porém no mais apreciemos o material e coloquemos em prática. Abraços.

Boletim Café História

Anúncio

Política de Privacidade

Para ler nossa "Política de Privacidade", clique aqui.

© 2017   Criado por Bruno Leal.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

body, .xg_reset .xg_module_body { line-height: 1.3; }