Em alto e bom som!

Site que disponibiliza álbuns para downloads gratuitos e legais pode mudar para sempre a história da música e de quebra contribuir positivamente para aulas e projetos de educadores

“Em uma galáxia muito, muito distante, existia um mundo onde a música era um artigo de produção e de consumo muito caro, onde algumas poucas gravadoras detinham o poder sobre a cultura produzida nos violões, guitarras e pianos”. Se você pensa que isso é um enredo de um filme de ficção científica, ledo engano. É a mais pura realidade. Enquanto você lê este texto, o mundo musical está sendo sacudido por uma verdadeira revolução digital. E o símbolo dessa revolução se chama “Jamendo”.

O Jamendo é a maior comunidade virtual de música livre, legal e de publicação ilimitada sob as licenças Creative Commons do mundo. Em outras palavras, isso significa que você pode baixar gratuitamente álbuns de milhares de artistas, disponibilizados pelo Jamendo, desde que, claro, não haja uso comercial dos mesmos. Disponível em sete idiomas, o site dá acesso ao mais importante catálogo Creative Commons do mundo. Para os artistas é uma forma simples e eficaz de publicar, compartilhar e promover sua música, assim como ser remunerado através de participação de lucros em publicidades e através de diferentes parcerias comerciais.

Essa nova “socioeconomia” já pode ser vista como um marco na história da música. No passado, os artistas dependiam muito da infra-estrutura , da logística e, sobretudo, da força financeira das gravadoras. Sem esses elementos, lançar um álbum era praticamente impossível. Com o desenvolvimento de novas tecnologias, porém, o cenário mudou radicalmente. Os equipamentos de gravação e mixagem, como as mesas de áudio, tornaram-se muito mais acessíveis do ponto de visto financeiro. Com alguns computadores e alguns outros componentes de áudio, os artistas já podem montar a sua própria gravadora. Ele é mais soberano e autônomo, possui maior controle sobre a sua própria música. Além disso, a internet solucionou a questão da distribuição do produto e aproximou o artista de seu público.

Música , História e Educação

O Jamendo possui atualmente mais de 33 mil álbuns disponíveis para download gratuito e legal, divididos em diversos gêneros: rock, indie, jazz, instrumental, hiphop, funk, trance e outras dezenas. Como é também uma rede social colaborativa e online, os usuários, que já ultrapassam a marca dos 700 mil em todo o mundo, podem contribuir com resenhas e até mesmo acompanhar via e-mail notícias de seus artistas preferidos. Hoje, já são mais de 200 mil álbuns resenhados pelos mais diversos ouvintes. Se você gosta de um álbum, por exemplo, ainda pode contribuir para o artista com uma doação em dinheiro.

Talvez você esteja se perguntando por que uma matéria sobre música no Café História. O motivo é claro: além de ser algo que representa um marco na história da música, o tema faz parte da revolução promovida pelas novas tecnologias da informação e da comunicação, o que vai ao encontro das idéias discutidas no Café História.

Nos últimos meses, muitos leitores do Café História vêem pedindo dicas de acervo musicais para o uso em aulas. Esperamos que com o rico acervo do Jamendo, você descubra músicas que possam lhe ajudar em seus trabalhos e projetos. Acesse o site do Jamendo (http://www.jamendo.com), explore o que está sendo oferecido e utilize o material da melhor maneira possível. Leve para os alunos, faça trilha sonora de seus vídeos educativos, a criatividade é com você. Deixe a música lhe contagiar!

Exibições: 88

Comentar

Você precisa ser um membro de Cafe Historia para adicionar comentários!

Boletim Café História

Anúncio

Política de Privacidade

Para ler nossa "Política de Privacidade", clique aqui.

© 2017   Criado por Bruno Leal.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

body, .xg_reset .xg_module_body { line-height: 1.3; }