Arquivo Café História | Dossiê Revistas de História

Dossiê Revistas Acadêmicas de História

O Café História preparou neste fim  de ano um dossiê especial sobre periódicos acadêmicos na área de história. Confira algumas das principais revistas especializadas que disponibilizam seu acervo, na íntegra e gratuitamente, na internet.

Conforme divulgamos recentemente, na seção “Café Expresso Notícias”, a CAPES selecionou duas revistas acadêmicas de história para financiar nos próximos cinco anos, tendo como meta transformá-las em referências internacionais na área. O Fórum de Coordenadores de Pós-graduação em História, órgão vinculado a CAPES, recebeu várias propostas e as duas escolhidas foram a “Topoi” (PPGHIS-UFRJ) e a “Revista Brasileira de História” (ANPUH). Aproveitando o bom momento das publicações acadêmicas em história em nosso país, o Café História preparou um pequeno dossiê com cinco revistas acadêmicas na área que disponibilizam seu material, gratuitamente, na internet. Confira o dossiê que preparamos e tenha uma boa leitura!

Topoi - Revista de História: Publicação de periodicidade semestral do Programa de Pós-Graduação em História Social da UFRJ, classificada como Qualis A na última avaliação da CAPES. Foi uma das escolhidas para o financiamento da CAPES na área de história. Está chegando ao seu número 23 no segundo semestre de 2011 e desde o número 10 é uma revista eletrônica baseada nos princípios do livre acesso. A versão impressa existe há mais de oito anos e não possui nenhuma segmentação. Topoi está aberta a todos os capas disciplinares, especialidades, períodos e temas históricos. O Comitê Editorial da revista é formado pelos seguintes historiadores: João Luís Ribeiro Fragoso (UFRJ), José Murilo de Carvalho (UFRJ-ABL), Lise Sedrez (UFRJ) e Maria Aparecida Rezende Mota (UFRJ). Já no Conselho Editorial, encontram-se outros nomes de destaque, na historiografia nacional e internacional, como Alberto da Costa e Silva (ABL - Itamaraty), Caio Boschi (PUC-MG), Ciro Flamarion Cardoso (UFF) Jacques Revel (EHHSC-Paris), João José Reis (UFBA), Peter Burke (University of Oxford), dentre outros. Clique aqui para acessar artigos, entrevistas, debates e resenhas críticas.

Revisa de História: Publicação de periodicidade semestral do Departamento de História da Universidade de São Paulo, classificada como Qualis A2 na última avaliação da CAPES. No final de 2011, chega a sua edição de número 164. É um dos mais antigos periódicos acadêmicos do Brasil especializado em história, fundado em 1950, pelo professor Eurípedes Simões de Paula. Seu principal objetivo é contribuir para o debate acadêmico nessa área e nas Ciências Humanas em geral, além de servir como meio de divulgação da produção acadêmica a um público mais amplo. Na Comissão Editorial da revista estão Eduardo Natalino dos Santos (Editor), José Geraldo Vinci de Moraes (Vice editor), Marcelo Rede, Maria Cristina Cortez Wissenbach, Maria Leda Oliveira Alves da Silva, Maurício Cardoso e Miguel Soares Palmeira, todos do Departamento de História da USP. Já o Conselho Editorial conta com a presença de Ângela de Castro Gomes (UFF/CPDOC-FGV), Emília Viotti da Costa (USP/YALE), Serge Gruzinski (Ecole dês Hautes Etudes en Sciences Sociales), Marcus J. M. de Carvalho (UFPE), entre outros. Clique aqui para acessar seus artigos e resenhas.

Varia Historia: Publicação de periodicidade semestral do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Minas Gerais, classificada como Qualis A1 na última avaliação da CAPES. Criada pelo Departamento de História da UFMG em 1986, a revista possui circulação semestral e é composta de quatro seções: dossiês temáticos, artigos, resenhas e edição crítica de documentos. Os dossiês temáticos são organizados por convite pelas linhas de Pesquisa do Programa de Pós-graduação em História da UFMG, em sistema de rodízio. Os artigos, as resenhas e a edição crítica de documentos são submetidos a dois pareceristas do Comitê Consultivo ou ad hoc que avaliam a pertinência do tema, a argumentação e a estrutura do texto, bem como a sua adequação às normas de publicação. Varia Historia conta com Júnia Ferreira Furtado (Editora chefe), Tarcísio Rodrigues Botelho e Vanicléia Silva Santos (Editora de Resenhas). No Conselho Editorial: Adriana Romeiro (UFMG), Eduardo França Paiva (UFMG), Heloísa Murgel Starling (UFMG), José Antônio Dabdab Trabulsi (UFMG), José Carlos Reis (UFMG), Rodrigo Patto Sá Motta (UFMG). Clique aqui para acessar o site e o conteúdo da revista.

Saeculum - Revista de História: Publicação de periodicidade semestral do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal da Paraíba, classificada como Qualis B2 na última avaliação da CAPES. A revista - que está chegando ao seu número 25 - começou na versão impressa, mas atualmente existe apenas na versão on-line. Assim como muitas outras revistas na área de história que buscam aprimorar sua classificação no âmbito da CAPES, Saeculum é um periódico pautado por dossiês. Em seu Conselho Editorial, estão nomes de peso da historiografia nacional, como Carlos Fico (UFRJ), Durval Muniz de Albiquerque Jr. (UFRN), Jorge Ferrerira (UFF), João José Reis (UFBA), Pedro Paulo Funari (UNICAMP) e muitos outros não menos importantes. Você acessa o seu conteúdo aqui.

Revista Brasileira de História: Publicação de periodicidade semestral da ANPUH, classificada como Qualis A1 na última avaliação da CAPES. A revista - que também será financiada pela CAPES pelos próximos 5 anos - publica artigos originais e afinados com o avanço da produção historiográfica contemporânea. Visa atuar como um veículo de divulgação das práticas de pesquisa, escrita e ensino da história. Cada edição da RHB foca em um dossiê. A edição atual, de número 61, foca as “comemorações”. Marieta Moraes Ferreira (UFRJ/FGV-RJ) é a editora da revista e no Conselho Editorial estão nomes como Alexandre Fortes (UFRRJ), Lucília de Almeira Neves Delgado (UnB), Frederico de Castro Neves (UFCE), Carla Simone Rodeghero (UFRGS), entre outros. Para conhecer o cervo on-line da revista, clique aqui

Estas são apenas cinco das dezenas de revistas dedicadas ao estudo da história no país. Mas vá além. Clique aqui e consulte a lista da CAPES para conhecer a lista de resistas acadêmicas no país, não apenas no campo da história, mas também de outras disciplinas. A lista revela ainda a nota Qualis atribuída a cada uma. Boa pesquisa e boa leitura!

Exibições: 3784

Tags: periódicos, revistas

Comentar

Você precisa ser um membro de Cafe Historia para adicionar comentários!

Entrar em Cafe Historia

Comentário de Rebeca Gontijo Teixeira em 22 abril 2014 às 10:09

Caro, uma pequena correção: o Fórum de Coordenadores de Pós-Graduação não é vinculado à CAPES. É uma instância vinculada à ANPUH-Nacional.

Comentário de Maria de Fátima Figueiredo em 6 agosto 2013 às 19:55
Ferramentas utilíssimas!!!
Comentário de Aida goulart teixeira em 11 janeiro 2013 às 9:23

Indispensáveis!

Comentário de Antonio Francisco de Souza em 16 junho 2012 às 17:59

Como as revistas se apresentam como complemento de outras leituras, elas muitas vezes facilitam o entendimento e possibilitam até mesmo uma novo olhar sobre determinado assunto. No meu entendimento, elas são indispensáveis.

Comentário de Raimundo de nazare A.C.santiago em 24 janeiro 2012 às 20:01

Olá, editores do "CAFÉ HISTÓRIA" faço das palavras da marta,as minhas palavras,no sentido de considerar os conteúdos produzidos por esta turma boa e atualizada,no que tem de melhor no cotidiano de cada um de nós,que a história como o melhor seguimento para tentar compreender os desdrobamentos dos acontecimentos que movém e dão sentido àqueles, que dela a "história"se alimentam.É verdade que o material disponibilizado no café é de grande utilidade e buscam sempre nos atualizar com seus temas.Ok!

Comentário de Martha Nunes em 24 janeiro 2012 às 16:48

   

    Fico sempre atenta a essas reportagens, principalmente os periódicos de História que são grandes fontes de pesquisa e conhecimentos. Parabéns a equipe de editores do Café História, que estão sempre nos disponibilizando com essas  leituras.

Comentário de Mauricio Gonçalves Margalho em 29 dezembro 2011 às 11:08

Periódicos de História são sempre bem vindos!!! Através da leitura podemos nos informar sobre as pesquisas e discussões historiográficas mais recentes.

Comentário de José Aldo Feitosa em 20 dezembro 2011 às 16:24

As revistas são grandes fontes de pesquisa e conhecimentos.

Comentário de José Aldo Feitosa em 20 dezembro 2011 às 16:20

As revista são grandes fontes de pesquisas e conhecimentos.

Comentário de RENATA ARAÚJO MACHADO em 19 dezembro 2011 às 20:17

Parabéns aos editores do Café por disponibilizarem tão boa sugestão de leitura!

Com certeza, é um material riquíssimo e constituirá uma ferramenta a mais em nosso cotidiano educacional.

Os professores agradecem!!!

Links Patrocinados

Cine História

Relatos Selvagens

Acaba de chegar aos cinemas brasileiras a produção argentina “Relatos Selvagens”, dirigida por Damián Szifron e com Ricardo Darín como protagonista.

Sinopse: Diante de uma realidade crua e imprevisível, os personagens deste filme caminham sobre a linha tênue que separa a civilização da barbárie. Uma traição amorosa, o retorno do passado, uma tragédia ou mesmo a violência de um pequeno detalhe cotidiano são capazes de empurrar estes personagens para um lugar fora de controle.

café história acadêmico

Revolução Mexicana: confira, na íntegra, o artigo “A Revolução na encruzilhada: uma análise da arte revolucionário do muralismo mexicano a partir da imagem: “O Homem Controlador do Universo”, de Diego Rivera, do historiador Rafael Hansen Quinsani, da UFRGS. 

EVENTO EM DESTAQUE

Parceiros


Fotos

Carregando...
  • Adicionar fotos
  • Exibir todos

Política de Privacidade

Para ler nossa "Política de Privacidade", clique aqui.

© 2014   Criado por Bruno Leal.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

body, .xg_reset .xg_module_body { line-height: 1.3; }