Arquivo Café História | A Cartomante | Machado de Assis

A Cartomante

Machado de Assis

por Bruno Leal

No ano em que lembramos o centenário da morte de Machado de Assis, uma coisa é certa: o “bruxo do Cosme Velho” continua vivo em seu legado literário. Um dos maiores escritores brasileiros, Machado de Assis deu vida a personagens que ecoam há várias gerações de leitores. Descobrir Machado é um presente, sempre uma aventura.

E essa aventura ganha novo fôlego com a chegada de uma versão bem especial do conto “A cartomante”. Vista pela primeira vez na “Gazeta de Notícias do Rio de Janeiro” em 1884, a história está sendo publicada este ano pela Jorge Zahar Editor em uma deliciosa versão em quadrinhos. Extremamente caprichada, a edição tem tudo para conquistar leitores dos 8 aos 80.

“A cartomante” conta a história de um triângulo amoroso. Após anos de distância, o advogado Vilela reencontra o amigo de infância Camilo e apresenta-lhe sua esposa, Rita. Os três logo estabelecem uma grande relação de cumplicidade. Saem juntos, trocam idéias, freqüentam um a casa do outro. Em certa ocasião, Camilo perde a mãe. Do consolo de Rita, nasce uma ardente paixão proibida. O caso caminha bem, sem levantar suspeitas de Vilela. Mas quando Camilo começa a receber misteriosos bilhetes de um autor que sabe de seu caso, tudo muda. A partir daí, começa uma trama repleta de neuroses, medo e um destino que pode ou não ter sido previsto por uma enigmática cartomante.

A transposição literária lembra muito aquela feita a partir da obra de Marcel Proust, “Em busca do tempo perdido”, também transformada em quadrinhos e publicada pela mesma editora. “A cartomante” foi adaptada pelo professor da Faculdade de Arquitetura da UFRJ, Flávio Pessoa e pelo cineasta Maurício O. Dias. Pessoa também assina os desenhos, que além de extremamente espirituosos, em consonância com o espírito irônico machadiano, ainda tem como fundo fotos famosas do Rio antigo, feitas por nomes como Augusto Malta e Marc Ferrez. O produto é uma obra de grande bom gosto, pensada nos mínimos detalhes, desde o traço refinado de Pessoa até a qualidade do papel. E para os mais puristas, não há com o que se preocupar: a linguagem original de Machado de Assis não se perde, mas ganha novo fôlego, porta de entrada para novos leitores. Uma vez cooptados pelo mágico mundo da leitura, certamente buscarão mais adiante as obras completas de Machado.

O único ponto fraco do livro é o seu preço. Para um livro de apenas 32 páginas, R$ 39,00 é um preço bem fora da realidade dos brasileiros, ainda que o projeto gráfico seja tão cuidadoso, com suas cores vivas e alta qualidade de material.

Do mais, fica a indicação de leitura do Café História. Para os historiadores, o livro resgata sociedade carioca do final do século XIX, com suas transgressões, paisagens e tramas. “A Cartomante” em quadrinhos é um achado neste centenário de Machado.

Preço encontrado: R$ 39,00

Editora: Jorge Zahar Editor (2008)

Páginas: 32

Exibições: 774

Comentar

Você precisa ser um membro de Cafe Historia para adicionar comentários!

Entrar em Cafe Historia

Comentário de luiz carlos costa de moura em 30 outubro 2012 às 13:44

Machado de Assis é sempre importante, o preço está meio salgado.

café história acadêmico

Lançamento: A 13ª Edição da Revista Ars Histórica está no ar cheia de novidades. Nesta edição, os leitores encontrarão o dossiê "Império Português em Perspectiva: Sociedade, Cultura e Administração (XVI-XIX)" apresentado pelo Prof. Dr. Antonio Carlos Jucá, PPGHIS-UFRJ. Clique aqui para conferir na íntegra.

bibliografia comentada

Política de Privacidade

Para ler nossa "Política de Privacidade", clique aqui.

Atenção!

O Café História respeita a opinião de todos nos mais diversos espaços da rede. Reserva-se, no entanto, o direito de suspender textos de teor ofensivo, agressivo ou que sustente preconceitos de qualquer ordem, que promovam a violência ou que estejam em desacordo com o bom senso e as leis brasileiras. Se identificar algum conteúdo ofensivo ou comportamentos inadequados, por favor notifique-nos: cafehistoria@gmail.com

Fale Conosco

Encontrou alguma mensagem racista, preconceituosa ou ofensiva no Café História? Entre em contato conosco. cafehistoria@gmail.com

dicas de dezembro

© 2017   Criado por Bruno Leal.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

body, .xg_reset .xg_module_body { line-height: 1.3; }