A História contada através dos Mapas

Mapas multimídias são boas opções para professores em busca de recursos para as aulas de história

Para os dicionários, eles não passam de representações geográficas planas e reduzidas da superfície terrestre. Mas os mapas são bem mais do que isso. Presentes na cultura humana há mais de cinco mil anos, as representações cartográficas são fontes de informações valiosas para geógrafos, biólogos e historiadores, sempre ajudando o homem a situar-se na imensidão do espaço terrestre. De tão importante, seu valor resistiu ao tempo e adaptou-se ao mundo tecnológico dos computadores. Prova disso é o site "The Map as History".

O site, em inglês, traz uma coletânea de mapas animados cujo principal objetivo é melhor conhecer a história. São mapas de quase todas as eras históricas, coloridos, animados e, o que mais impressiona, narrados. A narração em off acrescenta informações importantes e funciona como uma verdadeira aula. Ao todo, são 145 mapas separados por oito séries, cobrindo um período que vai do final do século XIX até os dias de hoje.

“The Map as History” é um achado para estudantes, professores ou simples interessados em história. Quem produz as animações é a empresa francesa "Images et Savoirs", especializada em ferramentas multimídias nas áreas de educação e cultura. As séries de mapas do site contam ainda com a importante chancela do Ministério de Educação da França, que autorizou seu uso sob o rótulo de "ferramentas de interesse pedagógico".

Para acessar o conteúdo, porém, há algumas restrições. Dentro de cada série histórica, os usuários podem acessar somente alguns mapas animados. Os demais mapas podem ser acessados apenas mediante pagamento.

Gratuito ou pago, o serviço pode se uma interessante opção para instituições de ensino em busca de utilizar recursos multimídias no processo de ensino-aprendizagem.

Gostou? Ficou curioso? Para acessar o site "The Map as History" basta clicar no link abaixo e boa navegação!

http://www.the-map-as-history.com/

Exibições: 780

Comentar

Você precisa ser um membro de Cafe Historia para adicionar comentários!

Entrar em Cafe Historia

café história acadêmico

Lançamento: A 13ª Edição da Revista Ars Histórica está no ar cheia de novidades. Nesta edição, os leitores encontrarão o dossiê "Império Português em Perspectiva: Sociedade, Cultura e Administração (XVI-XIX)" apresentado pelo Prof. Dr. Antonio Carlos Jucá, PPGHIS-UFRJ. Clique aqui para conferir na íntegra.

bibliografia comentada

Política de Privacidade

Para ler nossa "Política de Privacidade", clique aqui.

Atenção!

O Café História respeita a opinião de todos nos mais diversos espaços da rede. Reserva-se, no entanto, o direito de suspender textos de teor ofensivo, agressivo ou que sustente preconceitos de qualquer ordem, que promovam a violência ou que estejam em desacordo com o bom senso e as leis brasileiras. Se identificar algum conteúdo ofensivo ou comportamentos inadequados, por favor notifique-nos: cafehistoria@gmail.com

Fale Conosco

Encontrou alguma mensagem racista, preconceituosa ou ofensiva no Café História? Entre em contato conosco. cafehistoria@gmail.com

dicas de dezembro

© 2017   Criado por Bruno Leal.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

body, .xg_reset .xg_module_body { line-height: 1.3; }