Arquivo Café História | Inquisição para download

Inquisição para download

Site da Biblioteca Nacional de Portugal oferece amplo acesso a documentos. Entre eles, sentenças da Inquisição. Confira!

Nas últimas décadas, o conceito de biblioteca passou por diversas reformulações. Com o avanço das novas mídias, com a substituição de antigos procedimentos técnicos e, sobretudo, com uma mudança na função social do bibliotecário, a biblioteca tornou-se um espaço de trocas, um espaço dinâmico, um espaço, enfim, de encontros. Um sinal desses novos tempos é a Biblioteca Nacional de Portugal, que vem se destacando não só pela riqueza de seu acervo, mas também pela preocupação que demonstra ter com o seu público.

A Biblioteca Nacional de Portugal (BNP) é a maior biblioteca portuguesa e uma instituição de referência no panorama cultural, garantindo a recolha do patrimônio bibliográfico nacional, o seu processamento e preservação, disponibilizando-o à comunidade intelectual e científica e, através das novas tecnologias, assegurando a pesquisa bibliográfica em linha, a partir de qualquer parte do mundo.

Dirigida atualmente por Jorge Couto, a BNP segue uma política muito parecida de outras grandes bibliotecas ocidentais: a articulação entre inovação tecnológica e a valorização do patrimônio. Em outras palavras, os atuais bibliotecários entendem que o lugar da biblioteca não é apenas o lugar da preservação, mas o lugar, principalmente, da divulgação, da partilha. Por isso, tais instituições investem cada vez mais em projetos de digitalização.

O site da BNP é rico em conteúdos que se encontram disponíveis para historiadores e toda sorte de pesquisadores. Na literatura, por exemplo, nomes mundialmente consagrados, Fernando Pessoa, José Saramago, Miguel Torga, Bocage, Eça de Queirós entre outros, tiveram parte ou a totalidade de suas obras digitalizadas e disponibilizadas para o grande público.


Inquisição para download

Para quem procura por fontes históricas, o site da BNP também oferece uma bela viagem ao passado. É possível ler, na íntegra, jornais do século XIX, fazer download de séries inteiras em alta definição, além de acessar edições originais, manuscritos, cadernos de notas de antigos escritores e também visualizar objetos pertencentes a diversos intelectuais portugueses.


No entanto, dentre todos os conteúdos desmobilizados ao público, é preciso dar destaque aos documentos referentes a Inquisição portuguesa. A BNP oferece coleções de listas impressas e manuscritas dos autos de fé públicos e particulares da Inquisição de Lisboa, além da coleção das mais célebres sentenças, cobrindo boa parte do século XVI e XVII.Tudo, claro, pode ser baixado gratuitamente pelo internauta. Imperdível para professores, pesquisadores ou simples apaixonados pela história.


Quer conferir toda essa riqueza documento? Então, clique e acesse:
http://www.bnportugal.pt/

Exibições: 4480

Comentar

Você precisa ser um membro de Cafe Historia para adicionar comentários!

Comentário de marta lucia lopes fittipaldi em 13 agosto 2013 às 12:21

Realmente muito interessante, inclusive para usar em sala de aula.

Comentário de Alessandra Ferracioli em 8 agosto 2013 às 9:31

Que maravilha!!!!

Comentário de Andrea Antonio em 6 agosto 2013 às 15:36

Fiz minha TCC sobre Inquisição e não tinha tantas fontes... então vamos aproveitar.

Comentário de Paulo Igo Gomes Dos Santos em 25 janeiro 2011 às 21:04
Nossa, que maravilha poder ler essa matéria, fiquei feliz demais em saber que a BNP, está disponibilizando seus acervos para consultas grátis, ainda mais para nós historiadores loucos por conhecimento.
Comentário de Edson Junior em 15 setembro 2010 às 13:53
Ótimo; valeu mesmo!
Comentário de Andréa Moreti em 15 setembro 2010 às 13:48
Obrigada pela dica! Mto boa!
Comentário de Michele Nunes da Silva em 15 setembro 2010 às 9:35
Muito Bom!
Comentário de caroline de souza rodrigues em 12 setembro 2010 às 23:32
Puts valeu...eu estava precisando de uma dica dessas
Comentário de Rafael Leandro em 12 setembro 2010 às 20:16
Boa dica vou contar aos amigos
Comentário de Acaraú pra recordar em 12 setembro 2010 às 15:06
Para achar estes Documento da inquisição, depois de acessar o site, clic em Biblioteca Digital

Boletim Café História

Anúncio

Política de Privacidade

Para ler nossa "Política de Privacidade", clique aqui.

© 2017   Criado por Bruno Leal.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

body, .xg_reset .xg_module_body { line-height: 1.3; }