Arquivo Café História | História, Sociedade e Educação

História, Sociedade e Educação no Brasil

Grupos de Estudo e Pesquisas da Faculdade da UNICAMP (SP) disponibiliza amplo acervo de artigos na área da educação e história

Em 2006, o Grupo de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil” (HISTEDBR), da Faculdade de Educação da UNICAMP, comemorou seu vigésimo aniversário. Na época, o grupo lançou o "projeto 20 anos", que trazia uma espécie de balanço de toda a produção científica acumulada no decorrer do período. Tendo em vista a crescente discussão educacional no Café História, formado em sua maioria por professores e estudantes, recuperamos, na internet, esse importante arquivo de artigos acadêmicos e outros conteúdos, como vídeos e textos institucionais lançado há quatro anos.

O conteúdo disponibilizado na web pela Faculdade de Educação corresponde a um Cd-Rom lançado em 2006 por ocasião do aniversário da instituição. No texto de apresentação, Dermeval Saviani, Coordenador Geral do HISTEDBR, explica o motivo do lançamento: "Estamos certos de que o conteúdo que, em veículo eletrônico, está sendo posto à disposição dos pesquisadores e demais interessados no estudo da educação brasileira em perspectiva histórica, constitui uma importante contribuição sob dois aspectos: amplia o conhecimento disponível sobre a história da educação brasileira e, seja pelas informações e interpretações que traz, seja pelas questões que suscita e lacunas que eventualmente contém, fornece pistas relevantes para o desenvolvimento de novas investigações."

De fácil navgeação, o site possui uma estrutura simples e objetiva. Além dos textos de apresentação, há outras três seções. A seção artigos, dividida por autores e títulos. São mais de quarenta artigos divididos entre "Período Colonial", "Período Monárquico" e "Período Republicano". Dentre de cada divisão, existe ainda sub-divisões, que ajudam o internauta a encontrar os textos.

Há ainda a seção de acervos (fontes escritas, iconográfico, vídeos, referências documentais e referências bibliográficas) e também um glossário completo, que ajuda não só a melhor compreensão dos artigos, como pode se transformar em um dicionário de conceitos e personagens para historiadores e pedagogos.

Para conhecer o trabalho dos colegas da UNICAMP, clique no link abaixo e aproveite!
http://www.histedbr.fae.unicamp.br/navegando/index.html

Exibições: 345

Comentar

Você precisa ser um membro de Cafe Historia para adicionar comentários!

Boletim Café História

Anúncio

Política de Privacidade

Para ler nossa "Política de Privacidade", clique aqui.

© 2017   Criado por Bruno Leal.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

body, .xg_reset .xg_module_body { line-height: 1.3; }