O Café História mudou de endereço, plataforma e identidade visual. Clique aqui para conhecer o novo Café História. Nós deixamos de ser uma rede social e somos agora um portal totalmente voltado para a divulgação de história. Nossa principal missão é divulgar o conhecimento histórico produzido nas universidades: para o grande público e para o meio acadêmico. Para entender melhor a mudança, clique aqui. E atenção: o antigo Café História (www.cafehistoria.ning.com) permanecerá online somente até o dia 2 de abril de 2017. Depois disso, todo o seu conteúdo será apagado, inclusive perfis e blogs. Tem algum conteúdo que você queira salvar e não sabe como? Nós temos uma sugestão. Clique aqui e leia o texto até o final. Esperamos contar com você como leitor do novo Café História!

Assine o novo Boletim Café História - receba em seu e-mail nossas novidades

Toda semana nós enviamos um e-mail com as novidades no campo da história e ciências humanas. Quer receber o nosso Boletim Café História? É bem fácil!

Arquivo Café História | Simpósio Nacional de História

Simpósio Nacional de História

São Paulo sedia o maior evento acadêmico de história do país e número de inscritos reflete o bom momento vivido pela história atualmente

Entre os dias 17 e 21 de julho de 2011, acontece na cidade de São Paulo, o aguardado XXVI Simpósio Nacional de História. O evento será realizado nas dependências do campus da Universidade de São Paulo (USP), uma das universidades mais importantes da América Latina, e marcará as comemorações dos 50 anos de existência da entidade promotora do evento, criada em 1961 na cidade de Marília sob o nome de Associação Nacional dos Professores de História (ANPUH). Transformada atualmente em Associação Nacional de História, a ANPUH se tornou uma referência para os profissionais da área de história, inclusive para aqueles que atuam no ensino fundamental e médio, e nas instituições voltadas ao patrimônio histórico. Os preparativos e os números que envolvem o Simpósio Nacional de História de 2011 dão a dimensão do tamanho que a entidade adquiriu nos dias atuais.

No total, serão realizados 130 simpósios temáticos, nos quais serão apresentados centenas de trabalhos de pesquisa de graduandos, mestrandos e doutorandos. Cada simpósio temático gira em torno de um eixo temático e temporal. Educação, História do Tempo Presente, Império Português, América Espanhola e Memória são alguns dos mais de cem simpósios que aceitaram inscrições no primeiro semestre.

O evento da ANPUH, no entanto, conta com outros espaços de discussão. É o caso dos mini-cursos, das mesas-redondas e das conferências, além de lançamento de livros e fóruns de pós-graduação. Dentre os vários especialistas confirmados para o evento deste ano, estão nomes como o de Sidnwy Chalhoub (UNICAMP), Carlos Fico (UFRJ), Jorge Nóvoa (UFBA), Luiz Felipe de Alencastri (Pairs IV, Sorbone), François Hartog (EHESS-Paris), Edgar Salvadori de Decca (UNICAMP), james Green (Brown University), Danise Rollenberg (UFF) e Maria Lima (UFMS).

O tamanho do evento organizado pela Associação Nacional de História é tão grandioso que nos últimos anos chegou até mesmo a receber algumas críticas. Essas críticas em sua maioria apontam para o excesso de mesas e discussões acontecendo ao mesmo tempo, o número exagerado de simpósios temáticos, o custo para participação no evento e, sobretudo, a pulverização do público diante das múltiplas possibilidades.

As críticas, entretanto, não diminuíram o prestígio que o evento. A edição de 2011 pode receber mais de duas mil pessoas, entre ouvintes e apresentadores de trabalhos. A procura foi tanta que na última semana para envio de artigos completos o servidor de toda a ANPUH caiu, o que exigiu uma reprogramação por parte dos organizadores. Em última instância, esta intensa procura mostra o interesse que a história vem despertando nos últimos anos no Brasil, ao lado de uma série de outros sinais, como a multiplicação de revistas especializadas, o aumento do número de curso de graduação e pós-graduação, filmes, peças de teatro e outros produtos culturais que colocam a história no centro das atenções.

E você, participará desta edição da ANPUH nacional, em São Paulo? Participe do fórum que abrimos no Café História. Nele, você pode dizer quais são as suas expectativas e o título de seu trabalho.

Veja a programação completa e outras informações sobre o Simpósio, clicando aqui.

Foto: Monumento ao arquiteto Ramos de Azevedo, na Cidade Universitária (USP)

Exibições: 225

Comentar

Você precisa ser um membro de Cafe Historia para adicionar comentários!

Comentário de José Carlos Batista em 11 julho 2011 às 15:04
Evento desse porte é de suma importância para alunos, professores e historiadores. Almejo a realização desse evento em Aracaju-SE, a capital da qualidade de vida.
Comentário de Antonieta de Sant'Ana em 10 julho 2011 às 16:49
É verdadeira a importância desse evento! Não é um simples encontro. É um Simpósio, trazendo para nossas mentes a induvidável  lacuna que dorme entre nós e a sociedade a respeito da Memória. Como sempre foi a condicão para identificacao do que somos e seremos!
Comentário de jorgerosa-rhbn em 10 julho 2011 às 10:27

UM EVENTO COMO ESTE FICA  PARA A HISTÒRIA. E JUSTAMENTE POR ISSO, A GENTE NAO PODIA FICAR DE FORA, NOS DA REVISTA DE HISTORIA DA BIBLIOTECA NACIONAL, ESTAMOS APOIANDO , DESDE O INICIO.

E ESTAREMOS PRESENTE COM  UM STAND DE INFORMAÇOES E VENDAS DE ASSINATURAS, E TODOS QUE ASSINAREM , GANHARAO, NA HORA 8 EDIÇOES ANTERIORES DE BRINDE .

AGARDAMOS VCS.  ATE LA !!!

JORGEROSA@REVISTADEHISTORIA.COM.BR

 

Comentário de Osmarina Costa de Aguiar em 9 julho 2011 às 8:17
Fico feliz em saber, que a cada momento as pessoas estão se envolvendo,discutindo e vivenciando momentos historicos. Pena que eu não posso participar,pela distância,pois moro na cidade de Imperatriz MA.
Comentário de Luciene da Rocha Vieira em 8 julho 2011 às 22:04
Acabei de fazer minha inscrição. O brigada ao Café História, senão eu iria perder esta oportunidade de participar do simpósio e encontrar os colegas !!!
Comentário de Profº João Batista em 8 julho 2011 às 21:32
Nossa!!! este é o evento. Pena que nãovai dar pra ir. Spero que os colegas qe forem ostem conteudo do que rolar no evento.
Comentário de Fabiana Machado da Silva em 8 julho 2011 às 20:55
Eu queria ir,é um evento muito importante, sempre participo, mas dessa vez esteri estudando para prestar concurso da UNEB. Bom encontro para todos (as)
Comentário de Erivelton de AlmeidaMiranda em 8 julho 2011 às 20:50
Poxa! lembro do segundo ano de faculdade em que fui no Encontro Regional da ANPUH/MS. Muito contrutivo para a minha formação. Infelizmente não tenho como ir ao simpósio nacional. Eu acho muito interessante os minicursos com autores de livros.
Comentário de Alaila Resende da Costa em 8 julho 2011 às 20:20
Adoraria ir...mas não posso ir...pena, um evento muito importante pra todos!
Comentário de Julio de Carvalho em 8 julho 2011 às 19:25
Não sou historiador mas sou fascinado pela historia da humanidade.Parabens a todos os que organizam tanto aos que contribuem de todas as formas. Sentimos orgulho de sermos brasileiros e ver eventos desta natureza maravilhosa!Eu vou!

Boletim Café História

Política de Privacidade

Para ler nossa "Política de Privacidade", clique aqui.

© 2017   Criado por Bruno Leal.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

body, .xg_reset .xg_module_body { line-height: 1.3; }