O Café História mudou de endereço, plataforma e identidade visual. Clique aqui para conhecer o novo Café História. Nós deixamos de ser uma rede social e somos agora um portal totalmente voltado para a divulgação de história. Nossa principal missão é divulgar o conhecimento histórico produzido nas universidades: para o grande público e para o meio acadêmico. Para entender melhor a mudança, clique aqui. E atenção: o antigo Café História (www.cafehistoria.ning.com) permanecerá online somente até o dia 2 de abril de 2017. Depois disso, todo o seu conteúdo será apagado, inclusive perfis e blogs. Tem algum conteúdo que você queira salvar e não sabe como? Nós temos uma sugestão. Clique aqui e leia o texto até o final. Esperamos contar com você como leitor do novo Café História!

Assine o novo Boletim Café História - receba em seu e-mail nossas novidades

Toda semana nós enviamos um e-mail com as novidades no campo da história e ciências humanas. Quer receber o nosso Boletim Café História? É bem fácil!

Arquivo Café História - Comunicade Acadêmica ganha Youtube

Comunidade Acadêmica ganha Youtube

Instituições brasileiras se unem para lançar o portal de vídeos da comunidade científica, o Zappiens.br. Leia mais sobre essa iniciativa

O ano de 2010 começa com uma ótima notícia para a comunidade acadêmica brasileira. Acaba de ser lançado o Zappiens.br, serviço gratuito de distribuição de vídeos com conteúdo científico, educativo, artístico e cultural em língua portuguesa. O principal divulgador da idéia, um verdadeiro Youtube Acadêmico, é o Comitê Gestor de INternet no brasil (CGI.br).

O Zappiens.br é uma parceria com o Arquivo Nacional, Universidade de São Paulo, a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN), de Portugal.

Inicialmente, os interessados encontram para consulta materiais do próprio CGI.br, da USP e do Arquivo Nacional, como os cinejornais - noticiários transmitidos em cinemas brasileiros entre as décadas de 30 e 70. Por enquanto, estão on-line 298 filmes do Cinejornal, além de 4,7 mil títulos da USP, entre documentários, vídeos aula e registros de transcrição de eventos.

Segundo o próprio Zappiens, o objetivo principal do projetp é "Incentivar a divulgação de conteúdo multimídia nacional, em língua portuguesa, através da Internet, fornecendo uma plataforma para distribuição virtual de vídeo, A disponibilização, de forma gratuita, visa permitir a difusão e disseminação de cultura e informação cientifica e tecnológica."

O Zappiens.br possui um sistema de busca que funciona tanto por meio de palavras-chave como por tags, facilitando a organização dos conteúdos. Além disso, não há limite de tamanho para os arquivos de vídeo. No Zappiens já é possível encontrar vários vídeos relacionados à história, que certamente vão ajudar em muito os historiadores brasileiros e de toda a comunidade que fala a língua portuguesa.É o caso, por exemplo, do vídeo Brasil Hoje n.41, de 1973, que mostra o presidente Médici inaugurando instalações portuárias de Tubarão, Vitória (ES). Clique aqui para assisti-lo e também para conferir outros vídeos.

Exibições: 124

Comentar

Você precisa ser um membro de Cafe Historia para adicionar comentários!

Boletim Café História

Política de Privacidade

Para ler nossa "Política de Privacidade", clique aqui.

© 2017   Criado por Bruno Leal.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

body, .xg_reset .xg_module_body { line-height: 1.3; }