O Café História mudou de endereço, plataforma e identidade visual. Clique aqui para conhecer o novo Café História. Nós deixamos de ser uma rede social e somos agora um portal totalmente voltado para a divulgação de história. Nossa principal missão é divulgar o conhecimento histórico produzido nas universidades: para o grande público e para o meio acadêmico. Para entender melhor a mudança, clique aqui. E atenção: o antigo Café História (www.cafehistoria.ning.com) permanecerá online somente até o dia 2 de abril de 2017. Depois disso, todo o seu conteúdo será apagado, inclusive perfis e blogs. Tem algum conteúdo que você queira salvar e não sabe como? Nós temos uma sugestão. Clique aqui e leia o texto até o final. Esperamos contar com você como leitor do novo Café História!

Assine o novo Boletim Café História - receba em seu e-mail nossas novidades

Toda semana nós enviamos um e-mail com as novidades no campo da história e ciências humanas. Quer receber o nosso Boletim Café História? É bem fácil!

Arquivo Café com Prosa | História do Mundo Contemporânea | Norman Lowe

História do Mundo Contemporâneo

Combinando bom projeto editorial com conteúdos relevantes sobre o século XX, livro do professor Norman Lowe pode ser visto como uma referência para alunos e professores desde o Ensino Médio até a graduação

Os campos da história e das relações internacionais ganharam uma referência bibliográfica de peso: a quarta edição do livro “História do Mundo Contemporâneo”, do professor americano Norman Lowe. A obra, publicada no Brasil pela Editora Penso, cumpre um papel pedagógico importante para aqueles que debruçam o século XX: apresenta uma síntese crítica e reflexiva da história contemporânea, indo desde a deflagração da Primeira Guerra Mundial até questões do tempo presente, como a epidemia do vírus HIV.

“História do Mundo Contemporâneo” é altamente indicado para graduandos e até mesmo para estudantes do Ensino Médio, sobretudo por seu didatismo. O livro é dividido em seis partes: I.Guerra e Relações Internacionais; II.Ascensão do Fascismo e dos Governos de Direita; III.O Comunismo: Ascensão e Queda; IV.Os Estados Unidos da América; V. A Descolonização e o Período Posterior; VI. Problemas Globais. Esta divisão, como se pode perceber, evita uma ritmo temporal linear excessivo, algo que quase sempre torna outras obras lacunares e problemáticas para a aprendizagem em história.

Mas não é semente este aspecto que faz do livro um produto diferenciado. É preciso ressaltar a sua edição interna. O conteúdo dos vinte e sete capítulos que compõem a obra é dividido em duas colunas. Isso faz com que a leitura se mais rápida e agradável. Há ainda em todo o texto vários títulos e subtítulos, artifício que impede a formação de grandes blocos de leitura. A obra é rica em mapas, tabelas e fotos. Ao final de cada capítulo, o grande trunfo do livro: exercícios propostos e que se se baseiam em fontes primárias reproduzidas em boxes. Isso faz com que “História do Mundo Contemporâneo” se torne também um livro que pode ser adotado por professores.

No que tange aos conteúdos, o que há de mais importante está no livro: as duas guerras mundiais, a expansão do comunismo, a ascensão do nazifascismo, o nascimento da nova rodem mundial, o terrorismo global, o grande salto da China, a hegemonia dos Estados Unidos, os problemas sociais na perspectiva demográfica e muitos outros. Mas embora seja um livro de síntese histórica, “História do Mundo Contemporâneo” não se limita a revelar dados factuais. Também há discussão conceitual e historiográfica, o que é outro trunfo seu. Exemplo: no capítulo sobre a Itália da primeira metade do século XX, o autor debate conceitos como totalitarismo e fascismo. Em suma, um livro indicado para consulta, confecção de provas ou mesmo para deixar na cabeceira da cama.

Exibições: 2230

Comentar

Você precisa ser um membro de Cafe Historia para adicionar comentários!

Comentário de André Azevedo em 15 novembro 2015 às 9:42

Ainda ontem assistia a um debate sobre o processo de formação dos países que hoje abrigam o Estado Islâmico. Era nítida a necessidade de olhar para o século XX para que se pudesse entender o produto que se tem hoje. Simpatizantes, financiadores e as razões que enredam as ações do ISIS. Tudo tem sua gênese na dinâmica histórica que me parece ser manejada na obra em comento. Estou a iniciar minha formação nessa maravilhosa área do conhecimento. E vejo a obra como um belíssimo convite. 

Comentário de francisco castro em 26 setembro 2011 às 18:35
ótima informação nota 10.
Comentário de Adroaldo Lira Freire em 9 agosto 2011 às 16:22
Livro fantástico. Altamente recomendável para secundaristas e graduandos.
Comentário de maria de oliveira silva lima em 28 julho 2011 às 17:44
encontrar vocês foi um presente,obrigada pela dica,pois não tenho muito tempo, e estou começando a me aventurar nesese '"mundo ".   
Comentário de cesar Jurante em 28 julho 2011 às 14:51

gostei do livro, pelo seu conteúdo vou procurar ter para me ajudar nas minhas aulas, obrigado.

 

Comentário de Dilma L. C. Sentges em 6 julho 2011 às 14:18
Excelente material, principalmente  o conteúdo com discussão de conceitos e historiografia.
Comentário de marina pereira bento welika em 3 julho 2011 às 13:21
Estava a procura de algo para enriquecer minhas aulas com o ens. médio e olha o que encontro...as sugetões de vcs são alvadoras para aqueles que não tem muito tempo de ficar em livrarias procurando atualidades, e só chegar e fazer o pedido...
Comentário de maria de oliveira silva lima em 28 junho 2011 às 20:41
gostei da dica, vou orientar para minhas turmas de 3 ºanos do ensino medio
Comentário de JOÃO JARMÍ CAVALCANTE em 27 junho 2011 às 5:28

Se encaixou direitinho para minhas turmas de ensino médio. Um paradidático com uma abordagem contextualizada. Muito bom. obrigado.

A História é maravilhosa, é dinâmica, é viva!

Comentário de andrea dos santos martins em 21 junho 2011 às 22:32
Muito bom, será de grande valia para quem ainda está no ensino médio, quanto para quem já cursa ou pretende estudar história.

Boletim Café História

Política de Privacidade

Para ler nossa "Política de Privacidade", clique aqui.

© 2017   Criado por Bruno Leal.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

body, .xg_reset .xg_module_body { line-height: 1.3; }