Analfabetismo na Itália e a relação do poder televisivo .

 

Tradução do vídeo do escritor Andrea Camilleri, criador do "Comissário Montalbano" (personagem popular nos gialli história policiais e de mistério pq capas de livros desse gênero eram de ´popular coleção com capas em amarelo , "il giallo" em italiano ) . 
Andrea Camillieri nesse vídeo fala sobre a situação de indigencia de italianaos analfabetos e dificuldades nas escolhas politicas ... a influencia da TV em programas direcionados a esses ublico para influência-los e mantendo a zona de conforto intelectual.
Em 2012 o Professor Tullio di Mauro um proeminente linguista italiano (http://it.wikipedia.org/wiki/Tullio_De_Mauro) revelou uma profunda pesquisa sobre o analfabetismo na Itália. Sim, na Europa se revelam inúmeros analfabetos em países inesperados como Alemanha, pior a relação da televisão com pessoas que só decodificam as imagens da caixinha. A Itália tem cerca de dois milhoes entre os completamente alanfabetos. Mas é ainda mais assustadora a conclusão de di Mauro e Camilleri.

Entrevista do escritor Andrea Camilleri no que reguarda a informação condicionada dos programas televisivos do poder

O Poder e os analfabetos

"ITALIA: 2 milhões de analfabetos totais, 13 mlhões de semianalfabetos e outros 13 milhões de analfabetos de retorno. Estes analfabetos e semianalfabetos quando vão votar buscam referências na televisão.

Aí está o motivo porque o poder (Berlusconi sempre possuiu as tvs) acha muito importante controlar a mídia e grande parte dos conteúdos. Se nós calculamos que em base a uma relátorio muito sério publicado ha 2 anos por Túlio di Mauro um estudioso (http://spettacoliecultura.ilmessaggero.it/libri/tullio-de-mauro-ita...) muito sério in Italia existem 2 milhoes de analfabetos 13 milhoes de semi analfabetos , isto é assinam mas nao compreendem o que leem e 13 milhoes de analfabetos de retorno que perderam o uso da escrita . Treze +treze fazem vinte e seis mais dois fazem vinte e oito (somos 52 milhoes de italianos) este é o número oficial.

Agora no momento em que estes analfabetos e semianalfabetos buscam uma referencia sobre que coisa passaram na sua condição .. sobre a TELEVISÃO, eis porque é da parte do poder é absolutamente indispensável que a informação seja unissona, direcionada a um unico sentido, endereçada a um público. Depois disso a pouca escassa pobre, informação livre pode ser colocada sob uma série de eventos tecnicos que diminuem em parte a difusão no território de modo que a sempre mar a informação condicionada.

"
Video de Andrea Camillieri escritor sobre o analfabetismo em Italia e a informação direcionada e manipulada:

Vídeo original em italiano

https://www.youtube.com/watch?v=nPU9BKfiNFA

http://mondodigitale.org/blog/ 2014/05/29/analfabetismo-di-ritorno-tullio-de-mauro-spiega-la-regola-del-meno-cinque/

http://mondodigitale.org/blog/ 2014/05/29/analfabetismo-di-ritorno-...

Exibições: 152

Comentar

Você precisa ser um membro de Cafe Historia para adicionar comentários!

Boletim Café História

Anúncio

Política de Privacidade

Para ler nossa "Política de Privacidade", clique aqui.

© 2017   Criado por Bruno Leal.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

body, .xg_reset .xg_module_body { line-height: 1.3; }