O Café História mudou de endereço, plataforma e identidade visual. Clique aqui para conhecer o novo Café História. Nós deixamos de ser uma rede social e somos agora um portal totalmente voltado para a divulgação de história. Nossa principal missão é divulgar o conhecimento histórico produzido nas universidades: para o grande público e para o meio acadêmico. Para entender melhor a mudança, clique aqui. E atenção: o antigo Café História (www.cafehistoria.ning.com) permanecerá online somente até o dia 2 de abril de 2017. Depois disso, todo o seu conteúdo será apagado, inclusive perfis e blogs. Tem algum conteúdo que você queira salvar e não sabe como? Nós temos uma sugestão. Clique aqui e leia o texto até o final. Esperamos contar com você como leitor do novo Café História!

Assine o novo Boletim Café História - receba em seu e-mail nossas novidades

Toda semana nós enviamos um e-mail com as novidades no campo da história e ciências humanas. Quer receber o nosso Boletim Café História? É bem fácil!

Ricardo Augusto Bezerra Tiné
  • Masculino
  • Recife-PE
  • Brasil
Compartilhar

Amigos de Ricardo Augusto Bezerra Tiné

  • Elvira Medeiros
  • Jose Goncalves
  • Carla Amado
  • Prof Ivaldo Donato
  • samanta pasquini mol
  • Gustavo Cabral Marins
  • maria fernanda b.s.s
  • edilson moraes
  • KELI FRANCO
  • Cláudio Ernesto Anjos da Silva
  • Zé Povinho
  • Dee Bueno
  • bruno eduardo santos da silva
  • Carlos Rodrigo Pioli
  • Sunamita Silva de Oliveira
 

Bem-vindo(a), Ricardo Augusto Bezerra Tiné!

Informações do Perfil

Sobre mim
Graduado em letras, pós-graduado em língua brasileira, graduando em Direito, preparando tese para mestrado na área jurídico-linguística e defensor ferrenho da momenclatura de "Língua brasileira" para o que se fala e escreve no Brasil.
Atividade profissional
Pesquisador
Formação
Pós-Graduado (L.Sensu)
Estado
Tocantins
Cidade
Guaraí
Cegos são os gramáticos e os políticos que na contra-mão da história e da evolução, tentam à ferro e fogo, como fizeram antes, oprimir e calar a voz (língua) de quase 200milhões de brasileiros que, por suas lutas históricas, jamais se dobraram aos grilhões da prepotência e da ganância desmedida.

Blog de Ricardo Augusto Bezerra Tiné

Ali Babá e seus 559 espertalhões na Constituição de 1988.

Postado em 14 julho 2012 às 12:42 0 Comentários

No ano de 1500 chega à costa brasileira três caravelas com cerca de 180 homens de pouca ou nenhuma instrução. Dentre eles, Caminha, o único que sabia ler e escrever. Ao invadirem o Brasil trouxeram consigo uma língua apenas falada que era a evolução e o aproveitamento de tantas outras línguas das quais tiveram contato na Península Ibérica. Ao se depararem com os nativos brasileiros, cerca de 5 milhões só na Costa Atlântica da América do Sul, conseguiram comunicação gestual, pois nada…

Continuar

A Lei fora da Lei.

Postado em 25 maio 2011 às 8:01 3 Comentários

O Artigo Marginal.







“A língua portuguesa é o idioma oficial da República Federativa do Brasil.” (Art.13 da Constituição Federal, promulgada em 05 de outubro de 1988).



A temática aqui proposta repercute no direito adquirido e no ato jurídico perfeito que garantem a estabilidade dos direitos subjetivos. Estes, por sua vez e ordem, resguardam a possibilidade que a norma dá a um indivíduo ou a um povo constituído legalmente sob a égide da própria lei (brasileiro ou… Continuar

O santo sepulcro dos mortos-vivos.

Postado em 31 março 2011 às 9:59 0 Comentários

A primeira parte deste livro foi desenvolvida a partir de fragmentos do manuscrito de Mikhail Bakunin elaborado entre 1870 e 1882, traduzido por Plínio Augusto Coelho e mesclado com pensamentos meus. (Ricardo Tiné).



Mikhail Bakunin, de sangue da mais alta linhagem do império Russo, foi um dos que defenderam idéias contrárias às tradições, aos preconceitos e aos interesses das classes dominantes. Abandonou a riqueza para enfrentar os perigos e a amargura da dura batalha pela vida. Foi… Continuar

Semântica das Palavras Brasileiras.

Postado em 31 março 2011 às 8:32 0 Comentários

SEMÂNTICA DAS PALAVRAS BRASILEIRAS.



Ricardo Augusto Bezerra Tiné







RESUMO.



A importância da inclusão dessa matéria nas entidades de ensinos fundamental, médio e superior, remete à necessidade de se conhecer e entender o significado de milhares de palavras oriundas dos troncos Tupi e Macro-Jê formadores de diversas famílias de línguas no Brasil; proto-línguas essas, responsáveis por um riquíssimo acervo cultural e histórico contidos em suas semânticas,… Continuar

Desacordo ortográfico; me engana que eu gosto.

Postado em 31 janeiro 2011 às 19:58 1 Comentar

Acordo ortográfico em Portugal.



PROJECTO DE LEI N.º ___/X

EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS

No pressuposto de que as leis da República têm por finalidades a defesa dos interesses e a regulação das relações entre os cidadãos que são parte integrante e a própria razão de ser dessa mesma República, caberá a estes exercer os seus direitos de cidadania, nomeadamente através de uma Iniciativa Legislativa de Cidadãos (ILC), caso considerem que houve prejuízo para os seus interesses colectivos ou… Continuar

A LÍNGUA COMO EXPRESSÃO DO POVO.

Postado em 13 setembro 2010 às 10:00 0 Comentários



A discussão sobre a questão da norma e do ensino da língua não pode ser resolvida sem levar em consideração este aspecto fundamental: a língua é expressão de um povo. É unânime a comunidade científica… Continuar

Brasileira - a língua que falamos e não reconhecemos. Até quando?

Postado em 25 agosto 2010 às 9:56 1 Comentar

Se, em verdade queremos saber o que é a língua brasileira, não será jamais arrolando etimologias, metaplasmos, nem vasculhando arcaísmos portugueses, nem dicionarizando vocábulos, que chegaremos um dia a reconhecê-la. Ela é, sem dúvida, constituída de tudo isso, mas assim como ninguém encontrará as propriedades do triângulo estudando as propriedades das linhas e dos ângulos que o poderão constituir, assim também não será com aqueles estudos parciais e dispersos que haveremos de conhecer as… Continuar

CONGRESSO OU TURBA?

Postado em 23 agosto 2010 às 11:36 0 Comentários

No Brasil, formar uma quadrilha é reunir quatro ou mais pessoas para praticar crimes de quaisquer natureza.

Como classificar então o CONGRESSO BRASILEIRO?

Soberania brasileira?

Postado em 2 agosto 2010 às 9:48 7 Comentários



A LÍNGUA BRASILEIRA

Eni P.…

Continuar

As Duas Américas

Postado em 25 maio 2010 às 15:13 0 Comentários

AS DUAS AMÉRICAS – CÃNDIDO COSTA

Um povo para ser destacado dentre as nações precisa conhecer sua identidade, buscando profundamente suas raízes. Os povos formadores do tronco racial do Brasil são perfeitamente conhecidos, como: o…

Continuar

Para que serve a Academia de Letras No Brasil?

Postado em 20 maio 2010 às 8:49 0 Comentários

Fragmentos do texto do relatório oficial enviado pela comissão ministerial à Assembléia Constituinte de 1946, quando se perpetuou a língua portuguesa no Brasil:

"A língua falada no Brasil não é assunto Nacional. O nome dela é matéria privativa do Governo Português que nos dá regras de ortografia enfeitadas de comendas."…

Continuar

BRASIL! TERRA DOS OUTROS.

Postado em 24 fevereiro 2010 às 8:07 0 Comentários

Segue abaixo o relato de uma pessoa conhecida e séria, que passou recentemente em um concurso público federal e foi trabalhar em Roraima. Trata- se de um Brasil que a gente não conhece.



As duas semanas em Manaus foram interessantes para conhecer um Brasil um pouco diferente, mas chegando em Boa Vista (RR) não pude resistir a fazer um relato das coisas que tenho visto e escutado por aqui.



Conversei com algumas pessoas nesses três dias, desde engenheiros até pessoas com um… Continuar

Dando nome aos porcos. Um pesadelo ou pura realidade?

Postado em 8 dezembro 2009 às 8:09 0 Comentários

Essa noite eu tive um pesadelo. Sonhei que estava na fazenda de um amigo chamado Justiça observando o movimento em seu chiqueiro. Meu amigo Justiça era uma pessoa tão decepcionada com a inversão de valores da vida que começou a dar nomes de cargos políticos aos seus porcos e a tudo que existia em sua fazenda.



A fazenda chamava-se “Estado”, a filha dele chamava-se “Campanha”, ao cocho de lavagem ele denominou “Eleição” e a lavagem ele chamou de “Dinheiro”.



Estava eu a… Continuar

Acordo entre ASNOS

Postado em 4 dezembro 2009 às 9:51 0 Comentários

Pedra de Ingá-PB

É IMPOSSÍVEL UMA UNIFICAÇÃO ORTOGRÁFICA COM OS DEMAIS PAÍSES DE "LÍNGUA PORTUGUESA"!

Corrigir a injustiça histórica secular para com a cultura ameríndia brasílica, origem da formação nacional e espírito latente de insubmissão à dominação estrangeira, deve ser o objetivo de todos aqueles que lidam com a Educação e Cultura deste país e que tenham um pouco de amor ao verde e amarelo.



Devemos propiciar aos milhões de… Continuar

A Robalheira Discarada no Brasil.

Postado em 25 novembro 2009 às 9:54 0 Comentários

Fundação Vanzolini recebe do governo Serra R$ 46 milhões em dois contratos sem licitação

Informativo Adusp No. 281, 11 de maio de 2009

Quem informa é o Diário Oficial do Estado de 15/11/2008, p. 21: para prestar à Secretaria de Estado da Educação (SEE) "serviços especializados de gestão integrada, desenvolvimento, produção e logística necessária à elaboração do material pedagógico complementar da proposta curricular da 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental e do Ensino Médio",… Continuar

Língua portuguesa no Brasil; um crime de Lesa-Pátria.

Postado em 19 novembro 2009 às 8:00 0 Comentários

É notório que a problemática da língua oficial brasileira não passa por uma abordagem sistemática da linguística de valor, antes, uma questão de incompetência e corrupção política. Haja vista que durante todos esses anos de independência (1822/2009) nunca se deu o verdadeiro valor aos estudos das distorções gramaticais existentes na etimologia, na semântica, na sintaxe, na fonologia e na fonética entre a língua e a linguagem dos brasileiros em relação ao que se decreta como língua portuguesa no… Continuar

BRAZIL ! Corrupção ou incompetência política?

Postado em 30 outubro 2009 às 16:18 0 Comentários

Língua brasileira.



Uma questão de incompetência ou submissão política – ou ainda um caso crônico de corrupção.





“Fazemos aqui uma referência ao sentido de “corruptela” que a literatura, entre nós, desde Camões, para quem a língua portuguesa era “com pouca corruptela” a mesma língua latina – costuma atribuir às expressões lingüísticas populares. Sem dúvida: se nos colocarmos dentro do “optativo” literário latino, a língua… Continuar

Brazileiros ! somos Ásio-Americanos.

Postado em 31 agosto 2009 às 7:34 0 Comentários

Tupi - Língua Asiática



por : Sanmys (Ricardo A. B. Tiné)

Autor : Luiz Caldas Tibiriçá

Publicado em: julho 13, 2008



Um estudo lingüístico comparativo do Tupi e línguas do Oriente antigo, o texto no Prefácio apresenta o autor e seu trabalho na área de pesquisa minuciosa para demonstrar a antiguidade e a origem asiática da língua Tupi. Ele estudou cerca de 75 idiomas das Américas permitindo a anexação ao contexto das línguas nativas; conviveu com os índios Terena,… Continuar

BRAZIL! mostra tua língua.

Postado em 25 agosto 2009 às 20:30 3 Comentários

Estudo Comparado. galego-português e tupi-brasileiro.

Por: Ricardo Augusto Bezerra Tiné.

Guaraí-TO., 22.08.2009.



Um exemplo a ser seguido.



“Hai que notar que tanto o galego coma o portugués son derivados do antigo galego, chamado habitualmente galego-portugués. As dúas linguas comezaron se afastaren progresivamente coa separación política de Portugal e Galicia”.

(Real Academia Galega).



Tradução para a… Continuar

A FARSA LUSÓFONA.

Postado em 21 agosto 2009 às 15:22 0 Comentários

. O português no mundo: A manutenção de uma farsa.



O mundo lusófono (que fala português) é avaliado hoje entre 190 e 230 milhões de pessoas. O português é a oitava língua mais falada do planeta, terceira entre as línguas ocidentais, após o inglês e o castelhano.

O português é a língua oficial em oito países de quatro continentes:

• Angola (10,9 milhões de habitantes)

• Brasil (185 milhões)

• Cabo Verde (415 mil)

• Guiné Bissau (1,4 milhão)

• Moçambique… Continuar

Caixa de Recados (17 comentários)

Você precisa ser um membro de Cafe Historia para adicionar comentários!

Às 18:07 em 30 abril 2011, Cláudio Ernesto Anjos da Silva disse...

       Olá camarada !

       Saiu um livro excelente que reúne quase todos os contos de LIma Barreto" mais de 800 páginas ", ele é organizado pela professora Lilia Moritz Schwarcz,  a editora é a companhia das letras e o nome da obra é " CONTOS COMPLETOS DE LIMA BARRETO "não sei se o senhor gosta da obra do autor mas se curte será muito interessante ler!

 

 

Um abraço!

Às 1:47 em 18 abril 2011, Cláudio Ernesto Anjos da Silva disse...

Sou Professor e Pesquisador da UFRJ e estou aberto a abrir meu leque de colegas nesse local!

Um grande abraço

Às 9:42 em 25 março 2011, Jose Goncalves disse...

Por favor não me trate por Sr. Gonçalves. "Sei que pareço um velhote, mas há muitos que eu conheço que não parecendo o que são, são aquilo que eu pareço". Está entre aspas, porque é a adulteração de um poema de António Aleixo, poeta popular Português (vendia Lotaria na rua), que disse a quem o pretendia atacar, por ser pobre e não vestir "caro": "Sei que pareço um ladrão,  ..." a parte seguinte é exacta.

Portanto, Gonçalves, ou José, como preferir, sim!, Sr. Gonçalves, não!

Vou já ler o seu artigo com toda a atenção.

Um abraço.

Às 5:38 em 25 março 2011, Jose Goncalves disse...

Não tem de agradecer a aceitação da amizade. Foi com todo o prazer que o adicionei como amigo. Estas questões de acordos, são para debater, não obstante as cúpulas terem dito sim sem consultar ninguém.

Um abraço e bom fim de semana.

 

Às 10:00 em 22 março 2011, Jose Goncalves disse...

É com todo o gosto que o adiciono como amigo.

Um grande abraço.

Às 23:52 em 27 outubro 2010, bruno eduardo santos da silva disse...
Ola meu Caro! venho deixar esta mensagem para ti para pedir que me aceite como seu amigo pois vejo q se interessa por historia da america e assuntos relacionados sobre, em funçao disso vi que por se interessar e por ser uma pessoa atuante no cafe, possa vir a me ajudar em questoes relacionadas sobre o assunto, pois por esses meses darei inicio a minha monografia, que sera a importancia do processo de branqueamento na independencia argentina se vc puder me ajudar ficarei grato. Obrigado!
Às 10:01 em 23 outubro 2010, SERGIO ROBERTO disse...
Ola Ricardo, eu postei outro topico la no grupo "Historia do Brasil"
chama-se
"Revolta da Chibata: 100 anos!"
voce poderia responder esse também ?
Abraco
Às 17:00 em 13 setembro 2010, SERGIO ROBERTO disse...
Ricardo, eu sou seu colega no grupo "Historia do Brasil"
e o seguinte, tem um topico meu la
"coronelismo: coronel x fazendeiro escravocrata"
o senhor poderia ir la e responde-lo ? muita gente
ja o respondeu, então talvez não haja mais o que
acrescentar, mesmo assim lhe peço para ir la
e responde-lo, so responda se tiver algo a acrescentar
senão, pode deixar ok
Abraco
Às 15:06 em 18 maio 2010, samanta pasquini mol disse...
Obrigada. Adorei sua discussão "Quem descobriu o Brasil".Adoro ler coisas interessantes e amo história. Não é a toa que estou me graduando em história. Um grande abraço.
Às 16:25 em 4 janeiro 2010, JOÃO ARTUR disse...
"VISITEM A ACADEMIA VIRTUAL DE HISTÓRIA SEU PORTAL DE CONHECIMENTO - http://arturricardo-historiador.blogspot.com/
 
 
 

Boletim Café História

Política de Privacidade

Para ler nossa "Política de Privacidade", clique aqui.

© 2017   Criado por Bruno Leal.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

body, .xg_reset .xg_module_body { line-height: 1.3; }