O Café História mudou de endereço, plataforma e identidade visual. Clique aqui para conhecer o novo Café História. Nós deixamos de ser uma rede social e somos agora um portal totalmente voltado para a divulgação de história. Nossa principal missão é divulgar o conhecimento histórico produzido nas universidades: para o grande público e para o meio acadêmico. Para entender melhor a mudança, clique aqui. E atenção: o antigo Café História (www.cafehistoria.ning.com) permanecerá online somente até o dia 2 de abril de 2017. Depois disso, todo o seu conteúdo será apagado, inclusive perfis e blogs. Tem algum conteúdo que você queira salvar e não sabe como? Nós temos uma sugestão. Clique aqui e leia o texto até o final. Esperamos contar com você como leitor do novo Café História!

Assine o novo Boletim Café História - receba em seu e-mail nossas novidades

Toda semana nós enviamos um e-mail com as novidades no campo da história e ciências humanas. Quer receber o nosso Boletim Café História? É bem fácil!

Rafael José Nogueira
  • 23, Masculino
  • Joinville - Santa Catarina
  • Brasil
Compartilhar

Amigos de Rafael José Nogueira

  • mario alexandre telles dos santo
  • André Almeida Santos
  • Roberta Barros Meira
  • Julio Cesar Chuman
  • Camille Helena Claudel
  • Beatriz Piva Momesso
  • Carla Campos
  • Manuel Rolph Cabeceiras
  • Bruno Leal
 

Página de Rafael José Nogueira

Informações do Perfil

Sobre mim
Sou estudante de História, e gosto muito de compartilhar conhecimentos.
Atividade profissional
Estudante, outro
Formação
Graduando
País
Brasil
Estado
Santa Catarina
Cidade
Joinville

Blog de Rafael José Nogueira

Carnaval: Um ato político

Postado em 26 fevereiro 2016 às 0:08 0 Comentários

Nesses últimos dias de carnaval me deparei com várias páginas de uma rede social, fazendo uma postagem curiosa sobre o carnaval. Na postagem, pode-se ver uma multidão supostamente comemorando o carnaval. Quase todas as páginas que eu vi, não identificavam, o local da foto e se era em nosso país e se era mesmo a imagem de algum carnaval. Partindo da premissa que a foto é verdadeira e supondo que seja alguma avenida beira-mar de alguma grande cidade brasileira, vemos a seguinte frase “Já…

Continuar

As discussões sobre o trabalho científico de Bachelard e Boaventura de Souza Santos e a relação com os debates de Michel de Certeau sobre a operação historiográfica

Postado em 10 fevereiro 2016 às 21:01 0 Comentários

Através deste texto iremos abordar o pensamento de três autores, Michel de Certeau que fala em seu livro a escrita da história como se constrói a história, Boaventura de Sousa Santos que em seu livro um discurso sobre as ciências explica sobre o paradigma dominante e sobre a sua crise e depois ele propõe novas propostas, e por ultimo o Gastón Bachelard que em seu livro Formação do espírito cientifico propõe romper com o objeto imediato que…

Continuar

Em defesa do PIBID

Postado em 8 fevereiro 2016 às 13:30 0 Comentários

 O PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) é um dos maiores programas de iniciação a docência dos últimos anos, tendo em vista a complexidade da mesma. O PIBID foi idealizado e iniciado em 2007, inicialmente visava estimular o interesse dos candidatos nas áreas das licenciaturas em: Física, Química, Biologia e Matemática. Uma vez que essas áreas possuíam e possuem uma enorme carência no ensino básico. Não demorou muito…

Continuar

A atualidade de Josué de Castro

Postado em 8 fevereiro 2016 às 13:00 0 Comentários

Passados mais de quarenta anos da morte de Josué de Castro ele continua sendo um dos maiores nomes do meio intelectual nos estudos sobre a fome. Dono de uma grandeza intelectual atuante em várias da ciência, destacando numa área que sempre foi tabu em nosso país: a fome. Josué de Castro dedicou a sua vida a combater teorias ultrapassadas sobre a questão, além de sempre apresentar alternativas, mas, sobretudo Josué de Castro denunciou que a…

Continuar

Caixa de Recados

Você precisa ser um membro de Cafe Historia para adicionar comentários!

  • Sem comentários por enquanto!
 
 
 

Boletim Café História

Política de Privacidade

Para ler nossa "Política de Privacidade", clique aqui.

© 2017   Criado por Bruno Leal.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

body, .xg_reset .xg_module_body { line-height: 1.3; }