JOSE AUGUSTO DE SOUZA
  • 72, Masculino
  • PETRÓPOLIS- RIO DE JANEIRO
  • Brasil
Compartilhar

Amigos de JOSE AUGUSTO DE SOUZA

  • Camille Helena Claudel
 

Página de JOSE AUGUSTO DE SOUZA

Informações do Perfil

Sobre mim
SOU EDUCADOR, HISTORIADOR, PROFESSOR UNIVERSITÁRIO DE HISTORIA E GEOGRAFIA,PALESTRANTE, PESQUISADOR, FAÇO PARTE DA ABAL. ACADEMIA BRASILEIRA AMBIENTALISTA DE LETRAS. SOU COORDENADOR DE EXPANSÃO. JORNALISTA ON LINE.
Atividade profissional
Historiador, Professor, Pesquisador, Jornalista, outro
Formação
Doutorando
País
BRASIL
Estado
RIO DE JANEIRO
Cidade
PETRÓPOLIS

PALESTRA SOBRE A MATA TLÂNTICA

A Mata Atlântica

Cerca de 70% da população brasileira está concentrada em área de Mata Atlântica, possui variação de mais de 23º em latitude e abrange 15 estados brasileiros das regiões sul, sudeste, centro-oeste e nordeste. 

Por causa da diversidade do regime pluviométrico, temperatura, topografia e solos, dentre outros aspectos, esse bioma caracteriza-se pela variedade de fitofisionomias e pela complexidade de aspectos bióticos.

 
Trata-se do bioma brasileiro com menor porcentagem de cobertura vegetal natural. Apesar disso, a Mata Atlântica ainda possui uma importante parcela da diversidade biológica do país, com várias espécies endêmicas e os seus recursos hídricos abastecem população que ultrapassa 120 milhões de brasileiros. 


Seus remanescentes regulam o fluxo dos mananciais hídricos, asseguram a fertilidade do solo, controlam o clima e protegem escarpas e encostas das serras. 
Em termos geológicos, destacam-se as rochas pré-cambrianas e as rochas sedimentares da Bacia do Paraná. 


A paisagem é dominada por grandes cadeias de montanhas, além de platôs, vales e planícies de toda a faixa continental atlântica do leste brasileiro. 

O referido bioma é composto principalmente por florestas ombrófilas densa, aberta e mista e florestas estacionais semideciduais e deciduais. A Floresta Ombrófila Densa apresenta a maior distribuição latitudinal dentro do bioma.

 

Ela encontra-se presente em toda a faixa litorânea, desde o Rio Grande do Norte até o Rio Grande do Sul. Os poucos remanescentes da Floresta Omobrófila Mista (Mata de Araucária) concentram-se na serra do Mar, serra da Mantiqueira e Planalto Meridional (Planalto Sul). A floresta Ombrófila Aberta é a segunda fisionomia vegetal mais devastada, resultando pouco mais de 09%  da área original.

Considerada um dos mais importantes ecossistemas do mundo, a Mata Atlântica protege e regula o fluxo dos mananciais hídricos que abastecem as principais metrópoles do país e centenas de cidades; controla o clima local, garante a fertilidade do solo e a extraordinária beleza de suas paisagens.

 Sua área original, antes grandiosa, encontra-se restrita a alguns remanescentes já bastante fragmentados, vestígios do ecossistema original que, embora aparentemente protegidos pela topografia acidentada da serra do Mar, continuam sendo destruídos para reflorestamento de espécies exóticas e extraçao de sua flora original.

Resultados

Neste Projeto de Monitoramento do Desmatamento nos Biomas Brasileiros por Satélite o Bioma Mata Atlântica foi monitorado com imagens de satélites para a identificação de áreas antrópicas entre os anos de 2002 a 2008. 


Deste modo, com a quantificação do desmatamento em áreas nativas pode-se embasar ações de fiscalização e combate a desmatamentos ilegais e ainda dotar o governo federal de capacidade para o monitoramento da cobertura florestal da Mata Atlântica, permitindo uma maior eficiência das políticas públicas voltadas à conservação e uso sustentável do bioma. 

 

Apresenta-se abaixo síntese da estimativa de vegetação suprimida na Mata Atlântica até o ano de 2002 e entre os anos de 2002 e 2008, tendo como referência a área total do bioma de 1.103.961 km².

 

Blog de JOSE AUGUSTO DE SOUZA

AS TRES COISAS QUE VÃO DESTRUIR A HUMANIDADE SEGUNDO STEPHEN HAWKING

Postado em 4 junho 2016 às 17:39 0 Comentários

 

O gênio astrofísico mundialmente conhecido por seus estudos revela as três cosias com que vãos destruir a humanidade.

Stephen Hawking é um gênio astrofísico mundialmente conhecido por seus estudos sobre os buracos negros e a relatividade. O britânico padece de uma terrível enfermidade degenerativa desde os 21 anos.

Além do filme "A TEORIA…

Continuar

A HISTORIA DE SANTA EDWIGES

Postado em 24 janeiro 2016 às 14:05 0 Comentários

     

      

A HISTORIA DE SANTA EDWIGES COMEMORA NO DIA 16/10/2015

Santa Edwiges nasceu na Alemanha no ano 1174; casou-se aos doze anos, com Henrique I, gerando 07 filhos. No Lar foi exemplo de mãe e esposa. Levou uma vida de fervorosa oração e dedicou-se generosamente à assistência aos pobres e doentes, para os quais fundou vários albergues.

A vida agitada de seu tempo não lhe poupou duras provações; além de perder 06 filhos, teve…

Continuar

A TERRA: O PRECIOSO LAR DA VIDA

Postado em 24 janeiro 2016 às 13:29 0 Comentários

  

           

         Se, no futuro, a tecnologia aeroespacial projetar uma astronave capaz de viajar pelas estrelas, o tempo dessa viagem poderia durar em torno de cem anos. Nessa suposta astronave, os passageiros teriam que “gerar filhos e netos, antes de o veiculo poder pousar e desembarcar a terceira ou quarta geração”. TOYNBEE,          Arnold. A humanidade e a mãe-Terra. Rio de Janeiro, Zahar, 1978, p.26.

Essa “Arca de Noé modernizado” teria que levar…

Continuar

Tragédia em Minas Gerais deve secar Rios e criar 'deserto de lama'.

Postado em 28 novembro 2015 às 10:00 0 Comentários

 

As toneladas de lama que vazaram no rompimento há dias de duas barragens da empresa Samarco em Mariana (MG) são protagonistas do maior desastre ambiental provocado pela indústria da mineração brasileira – a Samarco é empresa fruto da sociedade entre o Vale e a anglo-australiana BHP Billiton.

Sessenta bilhões de litros de rejeitos de mineração de ferro – o equivalente a 24 mil piscinas olímpicas – foram despejados ao longo de mais de 500 km na bacia do Rio Doce, a…

Continuar

Caixa de Recados

Você precisa ser um membro de Cafe Historia para adicionar comentários!

  • Sem comentários por enquanto!
 
 
 

Boletim Café História

Anúncio

Política de Privacidade

Para ler nossa "Política de Privacidade", clique aqui.

© 2017   Criado por Bruno Leal.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

body, .xg_reset .xg_module_body { line-height: 1.3; }