Bem-vinda, Cris Vieira!

Informações do Perfil

Atividade profissional
Historiador, Estudante, Pesquisador, outro
Formação
Graduando
Cidade
Belo Horizonte

Fotos de Cristiane Vieira

Carregando...
  • Adicionar fotos
  • Exibir todos

Blog de Cristiane Vieira

A Historiografia Latino-Americana em Transformação

Postado em 16 setembro 2009 às 20:21 0 Comentários

O entendimento acerca do que seria a "historiografia latino-americana poder-se-ia ser somente sobre "o conjunto das obras de História elaboradas acerca da América Latina" [1] sendo levadas em conta de maneira mais específica, as obras escritas por historiadores originários do próprio território. Contudo, a que se levar em conta o sentido que o termo, a idéia América Latina teria em si, de maneira a se perceber a construção de tal História sob também os auspícios de escritores estrangeiros.… Continuar

Caixa de Recados (4 comentários)

Você precisa ser um membro de Cafe Historia para adicionar comentários!

Entrar em Cafe Historia

Às 12:48 em 28 janeiro 2010, C. L. Santos disse...
Olá! Estou divulgando meu primeiro livro: “Deuses & Metralhadoras”, um pequeno conto ateísta onde o personagem principal, um feiticeiro, vai tecendo críticas não contra as religiões, ou contra os religiosos, mas contra os fanáticos religiosos (tem ares nietzschinianos); eis o link: http://cafehistoria.ning.com/group/deusesmetralhadoras?xg_source=activity

Qualquer dúvida, contate-me!!
Atenciosamente,
Cézar Luíz
P: Eis um trecho do livro: “Não vejo nenhuma autoridade sacra, nem profana, nem nada; contudo, vejo muitas hienas rindo de uma piada sem sentido que elas acreditam que tenha algum sentido, e com isso, se fazem de entendidas. São as hienas/súditos excessivamente fervorosos (diga-se de passagem: os fanáticos). As risadas agradam seu líder religioso, um dos muitos que dizem ser representantes de um ‘Ser Superior’.”
Às 18:27 em 13 setembro 2009, Bruno Leal disse...
Boa noite, Cristiane!

Tudo bem?

Poxa, muito legal as fotos que você adicionou ao Café História!!!

Abraços

Bruno Leal
Café História
Às 16:35 em 30 agosto 2009, Liliane Rosa Gomes Afonso disse...
Olá Cristiane,
é sempre uma grande alegria poder encontrar pessoas com quem temos afinidades, e poder conversar a respeito. Eu adoro a internet por causa disso. Antigamente era um processo solitário se apaixonar por assuntos tão diversos, e tão delicados. Seja sempre bem vinda. Um abraço!
Às 19:59 em 10 julho 2009, Carlos Roberto (Agamenon Troyan) disse...
O Episódio Cultural é um fanzine bimestral (2 mil exemplares), distribuído gratuitamente na região sul de Minas Gerais. Segundo o editor, Carlos Roberto de Souza, o objetivo é divulgar todas as manifestações culturais e as pessoas (profissionais ou não) que nelas atuam gratuitamente:
Poemas, contos, livros, escritores, cinema, teatro, esporte, moda, folclore, Artes Plásticas, grafiti, música, bandas, curiosidade, turismo... Entre em contato e participe...Divulguem-se!

Contatos;
Carlos (editor)
(35) 3295-6106 (Machado-MG)
machadocultural@gmail.com
http://www.fanzineepisodiocultural.blogspot.com
www.myspace.com/tarokid2003

FAVOR RESPONDER ATRAVÉS DO E-MAIL
machadocultural@gmail.com
 
 
 

Links Patrocinados

Cine História

Não pare na pista

Chega aos cinemas brasileiros o aguardado filme cinebiografia de Paulo Coelho, "Não pare na pista -  a melhor história de Paulo Coelho", dirigido por Daniel Augusto. 

Sinopse: Cinebiografia de Paulo Coelho, o filme se concentra em três momentos distintos da carreira do escritor: a juventude, nos anos 1960 (período em que é vivido pelo ator Ravel Andrade); a idade adulta, nos anos 1980 (Júlio Andrade); e a maturidade, em 2013, quando refaz o Caminho de Santiago (Júlio Andrade, maquiado). Usando como base depoimentos do próprio Paulo Coelho, a história perpassa os momentos mais marcantes da vida do autor, como os traumas, a relação com as drogas e a religião, sexualidade e a parceria com o músico Raul Seixas.

café história acadêmico

Ensino de História: Confira o artigo “A guerra das narrativas: debates e ilusões em torno do ensino de História”, da historiadora Christian Laville, da Universidade Lava, Quebec. Resumo: Em quase todas as partes do mundo, os programas escolares exigem que o ensino da história desenvolva nos alunos a autonomia intelectual e o pensamento crítico. Há muito tempo não se vê mais a missão de incutir nas consciências uma narrativa única glorificando a nação ou a comunidade. No entanto, quando o ensino da história é questionado nos debates públicos, é sempre com referência a esse tipo de narrativa: embora não fazendo mais parte dos programas, esse continua sendo o único objeto dos debates. Este artigo dá inúmeros exemplos atuais de tais debates, antes de concluir que são provavelmente vãos e que as pessoas se iludem sobre os efeitos reais da história ensinada. Alguns exemplos também são dados a esse respeito. Clique aqui para acessar.

EVENTO EM DESTAQUE

Parceiros


Fotos

Carregando...
  • Adicionar fotos
  • Exibir todos

Política de Privacidade

Para ler nossa "Política de Privacidade", clique aqui.

© 2014   Criado por Bruno Leal.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

body, .xg_reset .xg_module_body { line-height: 1.3; }