BILL

Informações do Perfil

Atividade profissional
Historiador, Pesquisador, outro
Formação
Mestrando
Cidade
Belo Horizonte

Blog de Bill Braga

Utopias de um beato qualquer

Postado em 20 fevereiro 2010 às 5:31 1 Comentar

O Jornal do Brasil, no dia primeiro de fevereiro de 1981, publicou um caderno especial intitulado “A Chacina do Caldeirão”1. Aos leitores cariocas deve ter causado certo estranhamento essa matéria, que falava de uma “conspiração do silêncio” sobre o episódio ocorrido no Ceará nas décadas de 1920 e 1930. O caminho mais fácil para quebrar esse estranhamento foi o de… Continuar

Os quartos e suas (in) utilidades

Postado em 30 janeiro 2008 às 0:38 9 Comentários

Qual a utilidade de um quarto? Teoricamente, serviria somente para dormir e nada mais. Uma cama, um travesseiro, talvez um armario para guardar as roupas, e pronto, temos um quarto ideal. Mas os quartos hoje em dia tem acompanhado o ritmo consumista e veloz da sociedade. Um problema da modernidade, creio eu. Criamos em nossos quartos ilhas dentro de nossas próprias casas. Ilhas onde nos tornamos sós e isolados da convivência do resto da casa. Vejamos um exemplo, de uma quarto de um rapaz…
Continuar

Caixa de Recados (85 comentários)

Você precisa ser um membro de Cafe Historia para adicionar comentários!

Entrar em Cafe Historia

Às 2:51 em 15 setembro 2013, Ana Carolina disse...

Olá, minha monografia será sobre a Semana de Arte Moderna, você poderia me indicar alguns autores?

Às 11:47 em 5 fevereiro 2013, Angela Ribeiro Alcantara disse...

Oi Bill, sou estudante do último ano de História e escolhi como tema do meu TCC, músicas de capoeira, estou precisando muito de livros, artigos de historiadores que discutam sobre este assunto ou dicas. 

Abraço,

Angela

Às 0:12 em 29 agosto 2011, João Roberto Laque disse...

Olá!

Um personagem ímpar da história recente do Brasil está fazendo 80 anos.

De presente, ele ganhou uma biografia (o livro Pedro e os Lobos) e está na edição eletrônica da revista Caros Amigos deste mês.

Saiba mais sobre a louca vida de Pedro Lobo de Oliveira acessando:

www.pedroeoslobos.blogspot.com

Às 21:01 em 26 março 2011, Caroline ! disse...

Olá !

Adorei seus grupos e seus blogs, parabéns!

Abraço.

Às 21:23 em 6 outubro 2010, Amanda Teixeira disse...
Oi Bill! Nossa, mil perdões por demorar tanto para responder seu recado. Não uso com freqüência o Café História. Ainda não li este livro da Heloísa Starling, você ainda poderia me enviar? Ficaria muito grata... abraços, Amanda.
Às 23:27 em 9 agosto 2010, Francisco Robson disse...
Bill, se vc ainda pretende continuar a postar no História em Foco, te informo que voltei a ativa esta noite. A partir de agora levarei o blog mais a sério e tenho até alguns projetos em mente. Hoje e amanhã estarei postando muita coisa e deixando programado para os proximos dias, além de divulgar bastabte o blog.

abraços.
Às 20:03 em 8 agosto 2010, juliano caetano pinto disse...
OLÁ, TUDO BEM ! ESTAVA PESQUISANDO POR AQUI E PERCEBI QUE VC DESENVOLVEU UM ARTIGO/RESUMO SOBRE O GRUPO DOS ONZE, ESTOU FAZENDO MEU TCC, SERA QUE PODERIA ME AJUDAR, FORNECENDO MATERIAIS DICAS ACERCA DO TEMA, DESDE JA EU AGRADECO, ME ADICIONE AI JULIANOCAPI@HOTMAIL.COM
Às 19:23 em 29 julho 2010, Mariana Cristina Pereira Barroso disse...
Oi, Bill! A sua dissertação de mestrado tem qual temática? A minha monografia foi sobre Legião Urbana, e é o tema que escolhi para tentar no mestrado também...
Às 10:39 em 8 maio 2010, Miguel Isoni Filho disse...
Prezado Amigo,

o link que dará acesso ao questionário foi enviado por meio de mensagem.
Para tanto, será necessário que você acesse sua ''caixa de entrada'' aqui da Rede.

Obrigado por participar!
Às 7:30 em 5 maio 2010, Geane Santos da Silva disse...
Saudações amigo!
fico lisongeada pela recepição e
por te-lo aceitado meu convite para
boas prosas. Meu estilo é Symphonic metal.
É uma honra participar de um espaço tão alternativo como
esse: Café História!
um abraço...até breve.
 
 
 

Links Patrocinados

Cine História

Não pare na pista

Chega aos cinemas brasileiros o aguardado filme cinebiografia de Paulo Coelho, "Não pare na pista -  a melhor história de Paulo Coelho", dirigido por Daniel Augusto. 

Sinopse: Cinebiografia de Paulo Coelho, o filme se concentra em três momentos distintos da carreira do escritor: a juventude, nos anos 1960 (período em que é vivido pelo ator Ravel Andrade); a idade adulta, nos anos 1980 (Júlio Andrade); e a maturidade, em 2013, quando refaz o Caminho de Santiago (Júlio Andrade, maquiado). Usando como base depoimentos do próprio Paulo Coelho, a história perpassa os momentos mais marcantes da vida do autor, como os traumas, a relação com as drogas e a religião, sexualidade e a parceria com o músico Raul Seixas.

café história acadêmico

Ensino de História: Confira o artigo “A guerra das narrativas: debates e ilusões em torno do ensino de História”, da historiadora Christian Laville, da Universidade Lava, Quebec. Resumo: Em quase todas as partes do mundo, os programas escolares exigem que o ensino da história desenvolva nos alunos a autonomia intelectual e o pensamento crítico. Há muito tempo não se vê mais a missão de incutir nas consciências uma narrativa única glorificando a nação ou a comunidade. No entanto, quando o ensino da história é questionado nos debates públicos, é sempre com referência a esse tipo de narrativa: embora não fazendo mais parte dos programas, esse continua sendo o único objeto dos debates. Este artigo dá inúmeros exemplos atuais de tais debates, antes de concluir que são provavelmente vãos e que as pessoas se iludem sobre os efeitos reais da história ensinada. Alguns exemplos também são dados a esse respeito. Clique aqui para acessar.

EVENTO EM DESTAQUE

Parceiros


Fotos

Carregando...
  • Adicionar fotos
  • Exibir todos

Política de Privacidade

Para ler nossa "Política de Privacidade", clique aqui.

© 2014   Criado por Bruno Leal.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

body, .xg_reset .xg_module_body { line-height: 1.3; }