Bianca Salazzar
  • 29, Feminino
  • Santo Antonio da Patrulha/RS
  • Brasil
Compartilhar

Amigos de Bianca Salazzar

  • Marcelo Veber Goldani
  • Jefferson Ramos da Silva
  • Ronaldo Queiroz de Morais
  • Ítalo Dorneles
  • Danuza Maria Alencar
  • Vanessa Thopp
  • Solange Cordeiro
  • Rodolfo Ricciulli Leal
  • Alan Henrique Marinho
  • Marcos Pedroso
  • Eduardo de Oliveira Cezar
  • Rodrigo Martins
  • Wilson j. Tunin
  • Julio Cesar Sant Anna
  • Alexandre Gomes Santiago
 

http://patrimoniohistoricosantoantonio.blogspot.com/

Informações do Perfil

Atividade profissional
Historiador, Professor, Estudante, Pesquisador
Formação
Graduado
Estado
Rio Grande do Sul
Cidade
Santo Antonio da Patrulha

Paulo Freire

Viúva de Paula Freire condena matéria da Revista Veja

A educadora e historiadora Ana Maria Araújo Freire, viúva de Paulo Freire, criticou a matéria Prontos para o século XIX, de Monica Weinberg e Camila Pereira, com colaboração de Camila Antunes e Marcos Todeschini, da revista Veja de 20/08. Em carta, Ana Maria responde as ofensas a Paulo Freire.

Na edição referida, a Revista Veja colocou a pedagogia de Paula Freire como "doutrinação esquerdista", citando o educador como "autor de um método de doutrinação esquerdista disfarçado de alfabetização", um dos "personagens arcanos sem contribuição efetiva à civilização ocidental".

Para Ana Maria, as autoras, ao tentar tornar Paulo Freire "insignificante", "vendendo força de trabalho (delas)", engrandecem ainda mais o trabalho do educador brasileiro.

A historiadora diz que o objetivo das jornalistas é eliminar o pensar na formação da cidadania da população brasileira.

A viúva de Paulo Freite acusa ainda ideologia das jornalistas de ser neoliberal. "Com linguagem grosseira, rasteira e irresponsável, elas (...) falam em favor da ética do mercado, que tem como premissa miserabilizar os mais pobres e os mais fracos do mundo, embora para desgosto deles, estamos conseguindo, no Brasil, superar esse sonho macabro reacionário", diz a educadora.

Fonte: Comunique-se

Blog de Bianca Salazzar

Santo Antônio da Patrulha: Patrimônio em risco!!! Nossa história pede SOCORRO!!! Abaixo assinado para salvar o Antigo Hospital Dr. Alvarez

Postado em 12 dezembro 2011 às 12:32 1 Comentar

Sabe a “Rua do Hospital do Dr. Alvarez?” – todos os patrulhense conhecem essa rua não como Rua Cel. José Nunes, mas como a “Rua do Hospital do Dr. Alvarez”. Corremos um grande risco de o nosso Antigo Hospital desaparecer, de perdermos parte da nossa história. Patrulhenses e amigos do patrimônio histórico e cultural, nosso velho e conhecido Hospital GRITA POR SOCORRO!!!!

O Hospital é parte importante da história de nosso município, pois foi um dos mais importantes hospitais em toda a…

Continuar

CULTURA MATERIAL: APRENDENDO A RECONHECER O PATRIMÔNIO NO COTIDIANO PATRULHENSE

Postado em 13 janeiro 2010 às 9:00 0 Comentários

Resumo

Este artigo é a reflexão sobre a consciência e preservação do patrimônio cultural da cidade de Santo Antônio da Patrulha, Rio Grande do Sul. É a analise da Oficina Patrimônio Cultural de Santo Antonio da Patrulha: consciência e preservação, no qual buscou ensinar alunos do ensino fundamental o por que de reconhecer e preservar o patrimônio. O embasamento teórico é de autores consagrados no assunto, tais como Maria de Lourdes Parreira Horta, Sandra C. A. Pelegrini, entre… Continuar

Aprendizagem: Interação e Construção

Postado em 3 dezembro 2009 às 15:49 0 Comentários

A expectativa gerada no primeiro estágio em sala de aula é realmente enorme, nos faz planejar e imaginar muitas situações de como será o momento “aula”. O instante tão esperado de entrar em uma sala de aula é aguardado durante os dois primeiros anos da faculdade de licenciatura, e posso dizer que este primeiro – de muitos – é o mais angustiante, o frio na barriga e as mãos trêmulas, nos fazem pensar em nem entra na sala. Mas com o passar do tempo fica claro a nossa função, isto é, o nosso dever… Continuar

Breve ensaio sobre a proclamação e consolidação da República no Brasil

Postado em 16 julho 2009 às 13:40 1 Comentar

Retratos

O Nicromante, pelos modos

Satisfazer, procura a todos;

Traz Benjamin, que é o fundador,

Deodoro, que é o proclamador,

Floriano, o consolidador,

Prudente, o pacificador!

Isto é que é ser engrossado!




É com o humor de “Gavroche” que a Proclamação da República também pode ser entendida. A proclamação e consolidação da República no Brasil foi (re)escrita diferentemente por diversos autores, alguns abordando visões tradicionais,… Continuar

Caixa de Recados (43 comentários)

Você precisa ser um membro de Cafe Historia para adicionar comentários!

Às 23:11 em 3 janeiro 2017, Denis W. Esteves disse...

Olá Bianca, tudo bem?

Vi seu apelo para salvar o prédio histórico do Hospital do Dr. Álvarez. Como já faz algum tempo que você postou (sou novo aqui no site), não sei como está a situação, se já conseguiram a recuperação do prédio. Me interesso pelo assunto porque sou Arquiteto e Restaurador, então se houver algo em que eu possa ajudar, fique á vontade.

Abraços.

Às 10:34 em 13 janeiro 2014, Bruno Leal disse...

Salve, Bianca! Tudo bem com você? Seu grupo "Cultura Material" possui uma proposta muito bacana. Há vários temas, questões e problemas que podem gerar ótimos debates por lá. Se precisar de alguma ajuda para divulgar ele aqui no Café História, por favor, me avise. Juntos podemos fazer ele ficar bastante movimentado.

Um grande abraço e uma ótima semana para ti!

Às 21:50 em 15 dezembro 2011, Rodrigo Martins disse...

Já Assinei! abraço

Às 14:20 em 15 dezembro 2011, Ludmila Pena Fuzzi disse...

Bianca Boa Tarde,

Sou presidente do Instituto de Pesquisa Histórica e Ambiental Regional (IPHAR) e observei sua apelação com patrimônio histórico arquitetônico. Podemos te ajudar em alguma coisa? nos sensibilizamos por estas situações, por favor me add no lud_historia@hotmail.com e veremos o que podemos fazer além da petição!

Às 23:12 em 14 dezembro 2011, Rodrigo Martins disse...

OI! Até fui no site para assinar o abaixo assinado, mas eles pedem cpf ou rg, como bom mineiro sou um pouco desconfiado.. rs, por isso queria lhe perguntar se o site é confiável, caso seja assinarei sem problemas e ainda divulgarei para meus amigos, afinal de contas é papel nosso como estudante de história lutar pela preservação de monumentos históricos.

Grande abraço, aguardo resposta.

Às 0:09 em 29 agosto 2011, João Roberto Laque disse...
Olá!
Um personagem ímpar da história recente do Brasil está fazendo 80 anos.
De presente, ele ganhou uma biografia (o livro Pedro e os Lobos) e está na edição eletrônica da revista Caros Amigos deste mês.
Saiba mais sobre a louca vida de Pedro Lobo de Oliveira acessando:
www.pedroeoslobos.blogspot.com
Às 14:25 em 4 outubro 2010, Jefferson Ramos da Silva disse...
A cultura material não só pode ser usada com crianças mas com adolescentes com o objetivo de retirar do conceito de presente eterno que vivenciam nas relações sociais. Desse modo os gostos por determinados eventos, revistas, filmes e personagens de história ficcionais podem criar compreensão das relações de mercado e valores que a mídia estabelece para o entreterimento juvenil. Os aspectos de construção educacional dessa forma de conceber uma situação de aprendizagem pode levar uma reflexão sobre os gestos, conceitos e comportamentos dos dialogos jovens com seus objetos de desejo.
Às 14:07 em 14 maio 2010, Miguel Isoni Filho disse...
Agradecemos desde já sua aceitação em participar do nosso estudo. Suas respostas no questionário da pesquisa serão de grande importância, ok.

P.S. Segue em mensagem, ok.
Às 16:15 em 12 maio 2010, Miguel Isoni Filho disse...
Caro Amigo,

Acabo de enviar um convite para se tornar seu amigo.
Contamos com sua participação na pesquisa que estamos desenvolvendo sobre Gestão de Comunidades Mediadas pela Internet – Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Abraços,
Às 23:06 em 3 fevereiro 2010, Everaldo disse...
Vlw pelas informações. Vc não conhece ninguém que trabalhe com enterramentos aí pelo RS? Precisave de umas referências da sua região sobre esse tema. Caso vc conheça algum nome, por favor, peço-lhe q me repasse. Está sendo um enorme prazer falar com vc Bianca, se vc precisar de algo daki do NE e q eu possa ajudar, conte cmigo.
Vlw
 
 
 

Boletim Café História

Anúncio

Política de Privacidade

Para ler nossa "Política de Privacidade", clique aqui.

© 2017   Criado por Bruno Leal.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

body, .xg_reset .xg_module_body { line-height: 1.3; }