O Café História mudou de endereço, plataforma e identidade visual. Clique aqui para conhecer o novo Café História. Nós deixamos de ser uma rede social e somos agora um portal totalmente voltado para a divulgação de história. Nossa principal missão é divulgar o conhecimento histórico produzido nas universidades: para o grande público e para o meio acadêmico. Para entender melhor a mudança, clique aqui. E atenção: o antigo Café História (www.cafehistoria.ning.com) permanecerá online somente até o dia 2 de abril de 2017. Depois disso, todo o seu conteúdo será apagado, inclusive perfis e blogs. Tem algum conteúdo que você queira salvar e não sabe como? Nós temos uma sugestão. Clique aqui e leia o texto até o final. Esperamos contar com você como leitor do novo Café História!

Assine o novo Boletim Café História - receba em seu e-mail nossas novidades

Toda semana nós enviamos um e-mail com as novidades no campo da história e ciências humanas. Quer receber o nosso Boletim Café História? É bem fácil!

Adilson Nunes de Oliveira
  • Masculino
  • Dom Pedrito RSi
  • Brasil
Compartilhar

Amigos de Adilson Nunes de Oliveira

  • Maria de Nazaré
  • Winie
  • Jordan da Silva Jorge
  • Caroline Martins
  • José Maurício de A. Oliveira
  • Danielle Costa
  • Éverton Quevedo
  • Damáris Crhistian Guedes Herardt
  • Fred
 

Página de Adilson Nunes de Oliveira

Informações do Perfil

Sobre mim
Sou professor na URCAMP, Campus de DomPedrito,dirijo o Museu Paulo Firpo,há 33 anos,pesquiso mais sobre a história local - religiosidade,literatura, arte cemiterial e simbologia , museologia , quase sempre voltado paraa história local, No campus , trabalho com iniciação àhistória e metodologia de pesquisa em história - esta última estarei iniciando no próximo ano e preciso de alguma bibliografia atualizada. Comomjseólogo, coordeno a VIregião museológica,ministro oficinas na área e já viajei a Portugal, Espanha e Peru, em curso , e em outros lugares por turismo. tenho interesse em contactar e fazer meusalunos contactar com grupos em rede para aprimorar conhecimentos.
Atividade profissional
Professor, Pesquisador
Formação
Pós-Graduado (L.Sensu)
Cidade
Dom Pedrito
HISTÓRIA poderia ser a narração dos fatos do passado,mas pura e simplesmente, baseadaem documentos como pensavam os positivistas.Ora com a ampliação do conceito documento , associada a utilização da história oral ,a interpretação dos fatos por vezes se torna tão ou mais significativa que o próprio fato.Então a história passa a ser uma interpretação dos fatos a luz de interesses , visões da atualidade.ou intencionalidades do historiador Será ?
?

Blog de Adilson Nunes de Oliveira

CONSTRUTORES ITALIANOS - TEMA DE EXPOSIÇÃOEM DOM PEDRITO

Postado em 18 março 2012 às 18:35 1 Comentar

 

    EGÍDIO GUANZATI E ANSELMO VALLI, naturas de Rodero, norte da Itália, chegaram em Dom Pedrito em 1911, portanto ha cem anos.  Depois de trabalharem em Turim, na Suiça, e na Alemanha, vieram para o Brasil( Dom Pedrito) como reimigrantes do Uruguai.

A casa paroquial e a igreja matriz  foram suas obras inaugurais em Dom Pedrito, seguindo-se do imponente colégio das Irmãs do Horto, a Usina Mnicipal - de 1912/13.Colaborarm ainda na construção do quartel e do…

Continuar

CONFIRA BLOG DO MUSEU PAULO FIRPO

Postado em 18 março 2012 às 18:18 1 Comentar

   Por iniciativa de nosso aluno do curso de História - agora estagiário no Museu- passamos a contar com um novo canal de comunicação       museupaulofirpo.blogspot.com

Saiba das novidades atraves desse canal

Recentemente foi  postado  o RELATÓRIO 2012, ricamente ilustrado. CONFIRA E OPINE

PASSEIO CULTURAL PELO CEMITÉRIO EM DOM PEDRITO- RS

Postado em 9 abril 2010 às 8:51 0 Comentários

Amanhã dia 10 de abril às 17 h, acontecrá o PASSEIO CUYLTURAL PELO CEMITÉRIO - arte, história e simbologia, " promovido pelo Museu Paulo Firpo, em comemoração ao Aniversário de Fundação da entidade . O percurso compõe de 20 túmulos, com descrição apresentada pelo Diretor do Museu e Professor d História da Arte Musólogo Adilson Oliveira , que efetiva essa atividade desde 1994.

PASSEIO CULTURAL PELO CEMITÉRIO EM DOM PEDRITO- RS

Postado em 9 abril 2010 às 8:51 0 Comentários

Amanhã dia 10 de abril às 17 h, acontecrá o PASSEIO CUYLTURAL PELO CEMITÉRIO - arte, história e simbologia, " promovido pelo Museu Paulo Firpo, em comemoração ao Aniversário de Fundação da entidade . O percurso compõe de 20 túmulos, com descrição apresentada pelo Diretor do Museu e Professor d História da Arte Musólogo Adilson Oliveira , que efetiva essa atividade desde 1994.

Caixa de Recados (7 comentários)

Você precisa ser um membro de Cafe Historia para adicionar comentários!

Às 21:41 em 19 dezembro 2011, Maria de Nazaré disse...

Olá professor!

Merece professor,estava ótima a festa,os vídeos,depoimentos...

Depois vou lhe dar uma cópia da apresentação.

Feliz Natal e Ano Novo para o Senhor e sua esposa.

Um abraço Maria.

Às 20:29 em 18 dezembro 2011, Winie disse...

Oii adilson  

Obrigada por te me aceito na sua pagina do café história  

tenha vc tbm um otimo natal e um ano novo abençoado  ... 

até mais um abraço 

Às 19:51 em 9 janeiro 2011, Fred disse...

Bem-vindo, Adilson !

É um prazer tê-lo em companhia aqui pelo Café História. Fico feliz em saber que a academia paulatinamente se abre para essas novas mídias que a tecnologia nos proporciona. 

 

Abraço fraterno

 

Fred Oliveira

 

_________________

Às 0:58 em 6 junho 2010, Damáris Crhistian Guedes Herardt disse...
Professor esse é o link para saber sobre o seminário http://www.ufsm.br/nep
Às 10:23 em 25 maio 2010, Damáris Crhistian Guedes Herardt disse...
Oi meu 'teatcher" tão querido...Já tô com saudades... Agora com essa história das monografias, não nos encontramos mais...Espero que no semestre que vem, quando apresento a minha...Possa estar em sua sublime companhia...Te adoro e o senhor sabe disso!!! Abração!!!
Às 15:27 em 29 abril 2010, Danielle Costa disse...
Que bom professor , fico feliz em encontrá-lo aqui!beijo
Às 9:21 em 12 novembro 2009, Adilson Nunes de Oliveira disse...
Fiquei contente em poder participar desse grupo. Espero receber boas contribuições e também colaborar como que puder .Ontem recebiumlivro muito interessante SESMARIA EM SÃO SEBASTIÃO DE BAGÉ - muito bem dicumentado . Obra de Carlos Roberto Martins Brasil. Ed Renascença,( Fone 51 3334 4399)Porto Alegre, 2009. Contato como autor 0 xx 99 98 O5 34 P. Alegre)
 
 
 

Boletim Café História

Política de Privacidade

Para ler nossa "Política de Privacidade", clique aqui.

© 2017   Criado por Bruno Leal.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

body, .xg_reset .xg_module_body { line-height: 1.3; }