Leia com atenção antes de se usar o Café História

1. Mantenha a confidencialidade

Não publique informações pessoais: telefone, número de identificação pessoal, endereço, nome de parentes e alunos. Não conte segredos. Não antecipe informações oficiais de seu ambiente profissional. Proteja a si mesmo e aqueles que estão ao seu redor. Não diga o seu e-mail para ninguém. Desconfie de mensagens suspeitas, sobretudo se estas fizerem menção a ajuda internacional, pessoas com doença ou qualquer mensagem envolvendo ajuda ou dinheiro. Se você topar com qualquer coisa do gênero, escreva para cafehistoria.ning.com

2. Mantenha a privacidade

Não exponha sua vida privada. Não são permitidas fotos. Apenas fotos relacionadas a história. Não discuta situações que envolvem o nome de outra pessoa sem a permissão desta. Não compartilhe online informações que você revelaria publicamente para pessoas que você não conhece.

3. Respeite os direitos autorais

Em uma rede social você precisa ser autêntico, original, transparente. Portanto, não copie textos integralmente, sejam da internet ou não. Você pode publicar pequenos textos de terceiros, mas sempre deixe muito claro a autoria e cite o link para o original quando se tratar de um texto publicado na internet. O mesmo vale para fotos: evite publicar fotos que não são suas. Se isso não for possível, pelo menos indique a fonte (com o link). Respeite a autoria alheia.

4. Entenda a sua responsabilidade

Você é responsável direto e exclusivo pelo que publica e pela maneira como se comporta. Se você for responsável, outros também o serão. Este é um ambiente de trocas profissionais, devendo ser usado com moderação e equilíbrio.

5. Respeito os demais participantes

Você vai interagir bastante com outras pessoas no Café História. Respeite a opinião de todos. Respeite os limites e as dificuldades dos demais colegas de rede. Não deboche, não se valha de ironias. Evite piadas e brincadeiras que podem ser mal interpretadas. Se você cometeu algum erro, peça desculpas e siga em frente, sem vergonha. Aceite as desculpas do outro. A rede atingirá mais rapidamente e mais certeiramente os seus objetivos se todos forem construtivos e respeitosos.

6. Seja um participante valioso

Uma vez que você está dentro de uma rede social, fazendo parte de uma comunidade, faça de tudo para que a sua presença seja enriquecedora. Contribua com informações originais e úteis. Ajude os participantes com dificuldades. Torne-se um líder, uma referência dentro da rede. Mas evite tornar-se dono de um debate ou de um grupo. Seja organizado e receptivo. Não seja competitivo. Evite se promover. Esse comportamento, por vezes, é visto negativamente. Seja você mesmo.

7. Pense bem antes de postar

Lembre-se que estamos em um ambiente a distância e comunitário. O que você escreve pode ser lido por muitas pessoas e de diversas formas. Faça bom uso da língua portuguesa: seja direto e claro. Não faça uso de ambiguidades, ironias, deboches e ofensas. O que você posta pode ficar disponível por um longo tempo. Se você se sentir com raiva ou frustrado, aguarde um tempo antes de escrever. Não faça nada que você possa se arrepender depois. Não alimente uma provocação. Não entre em debates de cunho pessoal. Use argumentos nos debates em que se envolver. Evite o senso comum. Escreva sempre com calma, objetividade e bom-senso. Mesmo que se sinta prejudicado, seja educado. Prudência é a palavra-chave.

8. Compreenda o conceito de comunidade

Redes sociais na internet são sempre coletivas. Não podemos ignorar esta importante dimensão. Busque sempre se lembrar que nossas contribuições devem visar o todo, a comunidade. Em uma rede social, somos fortes juntos. Não pode haver espaço para individualismos, vaidades, exibicionismos. O que publicamos, publicamos para todos. Quem ajuda a comunidade é ajudado pela comunidade. É a “lei do retorno”.

9. Respeite a dificuldade e os limites do outro

É fato: algumas pessoas vão se sentir mais inibidas que outras. Não force ninguém a fazer o que não quer ou não está preparado para fazer. É preciso respeito o tempo e a vontade de todos. É fato: algumas pessoas vão ter mais facilidade que outras no manejo da rede. É preciso respeitar essa dificuldade. Com o tempo ela vai desaparecendo. Se alguém, seja lá qual for a situação, se sentir perdido ou equivocado, não faça pouco caso ou culpe essa pessoa. Seja prestativo: ajude-a.

10. Tenha atenção aos temas que você traz para a rede

Em primeiro lugar, lembre-se que esta é uma rede de história. Portanto, privilegie temas de história. Mas sinta-se muito à vontade para publicar conteúdos das demais ciências humanas. O Café História é democrático, porém, alguns conteúdos não são tolerados e poderão ser excluídos ou não aprovados, tais como negacionismo do Holocausto (vulgo “revisionismo”) e defesa da ditadura militar no Brasil.

11. Procure o editor da rede com sabedoria

O editor da rede está aqui para ajudar no que for necessário. Mas pense bem antes de pedir ajuda. Por exemplo: você já fez de tudo para tentar solucionar o problema? Para tirar uma dúvida, escreva para cafehistoria@gmail.com.

E mais:

- Não publique mensagens religiosas ou políticas.

- Antes de abrir um fórum ou grupo, verifique se ele já não existe.

- Não publique palavrões ou palavras de baixo calão.

- Não responda uma agressão verbal com outra agressão verbal.

- Não publique mensagens inflamatórias ou provocativas.

- Não empregue ironias ou deboches nos debates.

- Não publique mensagens de propaganda de qualquer tipo.

- Não são permitidas discriminações de qualquer espécie.

- Não é permitida publicação de mensagens em massa.

- Não use caixa alta: é como se você estivesse gritando.

- Evite abreviações e siglas. Use a língua portuguesa plenamente.

- Para falar pessoalmente com outra pessoa, envie mensagens diretas.

- Evite textos longos em grupos e fóruns.

- Verifique informações antes de publicá-las.

- Não proponha conteúdos que não sejam coerentes com o tema da rede.

- Socialize com os demais colegas de rede.

- O fórum deve ser uma pergunta.

- Nenhum tipo de difamação será tolerado.

- O Café Historia não permite

Boletim Café História

Anúncio

Política de Privacidade

Para ler nossa "Política de Privacidade", clique aqui.

© 2017   Criado por Bruno Leal.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

body, .xg_reset .xg_module_body { line-height: 1.3; }