Atenção

Publicado em: 24 de janeiro de 2017

Comunicado importante: estamos de casa nova!

Caro(a) participante,

Comemoramos neste mês de janeiro o nosso 9º aniversário. Para celebrar quase uma década no ar, temos uma notícia muito importante: o Café História foi profundamente reestruturado. Desde 2008, passamos por mudanças editoriais e visuais expressivas. Mas agora, a mudança é maior: temos um novo domínio, uma nova versão mobile, uma nova identidade visual, além de novidades nas seções, estrutura de navegação e plataforma.

Nosso objetivo é manter o Café História atualizado com os recursos e demandas de seu tempo. O nosso foco está mais do que nunca na divulgação da História: tanto para o público acadêmico, como para o grande público.

Está curioso(a)? Quer ver como ficou o novo Café História? Acesse:

www.cafehistoria.com.br

A nova plataforma e os conteúdos: o que continua e o que muda?

Nossa nova plataforma é mais elegante, intuitiva, organizada e bonita – pelo menos nos esforçamos para isso! Você vai notar cores mais claras e seções mais bem definidas. A navegação também foi simplificada. Não existe mais a necessidade de login.

Os conteúdos de várias seções do antigo Café História continuam existindo: entrevistas, mural, eventos, acadêmico, artigos, bibliografias comentadas, dicas de livros. E temos algumas seções novas também, como você poderá perceber.

No novo Café História, não há mais chat, login ou página de perfil. Algumas seções não terão continuidade. São elas: grupos, fóruns, blogs, fotos e vídeos. Por questões técnicas, essas seções não puderam ser migradas para nosso novo site. É uma perda, sem dúvida, mas que temos certeza será recompensada por todas as inovações que já estão no ar.

A rede antiga: o que vai acontecer?

A rede antiga (www.cafehistoria.ning.com) continuará no ar até o dia 02 de maio de 2017. Se você quer salvar algum conteúdo, inclusive comentários ou mensagens, faça-o até esta data. Depois, a rede será completamente desativada, junto com os todos os perfis e blogs pessoais, que não estarão mais acessíveis. Não haverá backup no Ning ou fora dele para acesso posterior ou resgate de informações.

Se quiser guardar como imagem seus posts e os comentários recebidos em seu blog, sugerimos o uso de um plugin gratuito de um Google para o navegador Google Chrome chamado “Full Page Screen Capture” (Disponível em: https://chrome.google.com/webstore/detail/full-page-screen-capture/fdpohaocaechififmbbbbbknoalclacl).

Por que mudamos?

Muitos fatores nos levaram a essa mudança. Em primeiro lugar, questões de custo/benefício. O custo da plataforma Ning aumentou bastante, o que não foi acompanhado por inovações em seu sistema. Além disso, o Ning sempre foi e continua sendo uma rede muito fechada e que praticamente não permite customização de sua interface: não detínhamos o controle total de nosso site. Em segundo lugar, observamos ao longo destes nove anos que houve uma mudança importante de comportamento de nossos usuários, que passaram, em sua maioria, a demandar mais conteúdos originais e menos ferramentas de rede social. Em terceiro lugar, depois de oito anos e mais de 65.000 participantes, o Café História enfrentou uma espécie de entropia de conteúdos. Muitos conteúdos foram publicados na rede, de forma que a moderação já não conseguia assegurar a qualidade do que era colocado no ar. Ao lado disso, muitos moderadores de grupos e fóruns deixaram de atuar nesses espaços, o que aumentou consideravelmente a quantidade de páginas inativas na rede e dificultou ou frustrou a experiência dos usuários. Finalmente, enfrentamos muitos trolls, spammers e participantes mal-intencionados em nossas discussões – um grupo que, embora muito pequeno, acabava tornando o site menos propício ao debate historiográfico. Continuamos juntos! 

Enfim, muita coisa mudou. Mas a missão continua a mesma: contribuir para o debate historiográfico e para a divulgação da História. Esperamos continuar recebendo o seu carinho e atenção. Aliás, sobre isso, uma observação importantíssima: para acompanhar nossas atualizações, assine nossa newsletter no novo endereço. Também existe a opção de notificações (ícone vermelho no site) via navegador (Google Chrome). Se preferir, assine os dois serviços (recomendado).

E vale lembrar mais uma vez: se quiser salvar qualquer conteúdo no domínio antigo, faça isso até o dia 2 de maio de 2017. Depois disso, o site antigo será completa e automaticamente apagado, incluindo os perfis individuais e todas as informações dele. Até mais!

Bruno Leal Pastor de Carvalho

Editor e fundador do Café História

Comentar

Você precisa ser um membro de Cafe Historia para adicionar comentários!

Boletim Café História

Anúncio

Política de Privacidade

Para ler nossa "Política de Privacidade", clique aqui.

© 2017   Criado por Bruno Leal.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

body, .xg_reset .xg_module_body { line-height: 1.3; }