Revista de História da Biblioteca Nacional

Informação

Revista de História da Biblioteca Nacional

A Revista de História da Biblioteca Nacional é dedicada à divulgação da História do Brasil. Mais informações em nosso site: www.revistadehistoria.com.br Equipe da Revista de História

Site: http://www.revistadehistoria.com.br
Membros: 363
Última atividade: 26 Fev

Fórum de discussão

Caixa de Recados

Comentar

Você precisa ser um membro de Revista de História da Biblioteca Nacional para adicionar comentários!

Comentário de Luiz Gustavo Santos Cota em 12 junho 2012 às 18:02

Creio que todos estão a par da crise que envolve a RHBN, cujo conselho editorial pediu demissão coletiva nesta semana, em virtude de reiterados problemas com a presidência da Sociedade dos "Amigos" da Biblioteca Nacional (SABIN). Alguns colegas tem se movimentado, sobretudo a partir das redes sociais, no sentido de se dirigir à Fundação Biblioteca Nacional solicitando uma solução para o impasse criado pela intransigência do presidente da SABIN, responsável por censura e demissões ocorridas recentemente, além do não respeito à autonomia do conselho editorial. Como professor, pesquisador da área de História e leitor da RHBN, venho aqui solicitar aos colegas que também se manifestem em relação à grave ameaça sofrida pela revista, maior publicação de divulgação científica do país, se dirigindo à Fundação Biblioteca Nacional em seus perfis nas redes sociais ou correio eletrônico. Devemos pressionar para que a FBN consiga propor uma solução rápida, clara e consistente para o impasse criado pela SABIN, garantindo a permanência do conselho editoral e da própria RHBN, com plena independência, a bem da historiografia, da educação e do público leitor.

Perfil no Facebook: https://www.facebook.com/bibliotecanacional.br 

E-mail: informativo@bn.br 

Twitter: @FBN

Att,

Luiz Gustavo Santos Cota

Doutorando em História Social - UFF

 

Comentário de Luiz Gustavo Santos Cota em 18 novembro 2011 às 18:11

Amnésia “botocuda” e o Centro de Memória de Ponte Nova-MG http://ning.it/uFrdlj

Comentário de José Otávio Aguiar em 5 junho 2011 às 10:42
Comentário de Mauro Sergio em 30 março 2011 às 14:26

 

http://cafehistoria.ning.com/group/iconografia?xg_source=activity

 

a iconografia como fonte para produçao historiografica...

participem .

abraços a todos!!!
Comentário de Julia Moreira em 17 março 2011 às 15:03
Evento 'Biblioteca fazendo história' volta agora em março com as relações entre os dois gigantes das Américas, do Norte e do Sul, capa da edição de março da 'Revista...'

 

No mês em que o presidente norte-americano Barack Obama visita do Brasil, o melhor é ficar por dentro das relações históricas entre as duas nações. O “Biblioteca fazendo história” - evento que reúne dois pesquisadores para discutir um assunto em pauta da “Revista de História da Biblioteca Nacional” (RHBN) - retorna neste mês de março, trazendo como tema o dossiê de capa da RHBN 66.

 

Os textos da edição buscam as raízes históricas das trocas culturais, políticas e econômicas entre os dois países. Discutem, em perspectiva comparada, o passado de colonização européia, a escravidão, a religião adotada, o regime presidencialista e o sistema eleitoral.

 

Os convidados são os professores da PUC-Rio: Marco Antonio Pamplona, autor de “Revoltas, repúblicas e cidadania. Nova York e Rio de Janeiro na consolidação da ordem republicana” (Record, 2003); e Angela Randolpho Paiva, autora de “Católico, protestante, cidadão” (UFMG, 2003).

 

O pesquisador da RHBN Marcelo Scarrone vai mediar a conversa, que acontece dia 22, às 16h, no Auditório Machado de Assis da Biblioteca Nacional (R. México, s/n°, Centro do Rio), com entrada franca. Mais informações podem ser obtidas pelo email eventos@revistadehistoria.com.br. Para quem não puder acompanhar ao vivo, o debate também será transmitido via twitter da RHBN (http://twitter.com/rhbn).

 

Serviço:

Palestra: “Brasil e Estados Unidos: somos tão diferentes?” por Marco Antonio Pamplona e Angela Randolpho Paiva 
Data: Terça-feira, 22 de março
Horário: 16 h. 
Local: Auditório Machado de Assis – Biblioteca Nacional. 
Endereço: Rua México, s/nº. 
Entrada franca. 
Emitimos certificados de participação.
Contato: eventos@revistadehistoria.com.br

Comentário de GABRIEL EDUARDO MATTOS em 29 dezembro 2010 às 13:25
Quem é historiador ou gosta da História não pode ficar sem esta publicação. Formidável!
Comentário de CLARINDO em 30 novembro 2010 às 21:45
O AMIGOS DO PATRIMÔNIO CULTURAL FLUMINENSE e o FÓRUM CULTURAL DA BAIXADA FLUMINENSE convidam para CAFÉ CULTURAL de lançamento do livro "UMA VIAGEM A IGUASSU ATRAVÉS DA CARTOGRAFIA", do pesquisador Edson Ribeiro. O evento terá lugar no Auditório do MERITI PREVI, em Vilar dos Teles, São João de Meriti, RJ, dia 04/12/2010 (SÁBADO), das 9h às 13h, e contará com duas palestras, apresentações culturais e um coquitel de lançamento. A Entrada é Franca!
Para maiores informações, acesse o blog abaixo ou envie-nos uma mensagem para o nosso endereço eletrônico:
www.amigosdopatrimoniocultural.blogspot.com
amigosdopatrimonio@gmail.com
CLARINDO
(21) 9765-6038 ou 2333-1412 ou 2656-9810
Comentário de Marcos Gomes em 18 outubro 2010 às 11:15
Olá pessoal. Sou novo por aqui. Espero fazer boas amizades e trocar materiais e informações referente a história.
Faço um curso de Pós em HISTÓRIA na UENP.
Qualquer coisa, coloco-me à disposição.
Comentário de Ludmila Pena Fuzzi em 17 outubro 2010 às 11:37
Criei uma página em que trato de assuntos históricos, meu blog é dividido em páginas temáticas: História Social, História da Morte, Histpriografia, Metodologia de Pesquisa (Muito Importante para Universitários e Outros), Artigos e Texto dentre outras coisas... Tem muito material bom, minha contribuição para a história.. EM BREVE irei atualizar minha página referente aos estudos da escravidão, meus Mestrado!

Acessem: http://profludfuzzi.blogspot.com/ Podem fazer pedidos pelo Fale Conosco!
Comentário de Massumi Miyazaki em 22 setembro 2010 às 11:12
III CONGRESSO BRASILEIRO DE UMBANDA DO SÉC. XXI

AS RELIGIÕES AFRO BRASILEIRAS:
APROXIMANDO OS SABERES.

13 e 14 de novembro de 2010.

Dando continuidade aos congressos realizados pela FTU-faculdade de Teologia Umbandista, apresentamos a terceira edição deste Evento.
Nosso encontro vem se notabilizando como um momento importante de discussão e atualização de temas pertinentes, reunindo pesquisadores, docentes e dicentes interessados na divulgação do seu trabalho e na participação no diálogo científico que o Evento possibilita. A temática deste encontro abre-se a discussão da diversidade de enfoques teóricos e de experiências empíricas que, temos a certeza, muito vai contribuir para nossa vivência acadêmica e prática religiosa. Isso se faz considerando-se que a Umbanda é resultado de uma síntese transformadora, que busca integrar diferentes abordagens e vivências para a compreensão da sacralidade do homem.

Mais informações no site www.ftu.edu.br

agradeço o espaço para divulgar este evento,
muito obrigado,
Massumi Miyazaki
P.S. se quiserem falar comigo é só enviar mensagens para a minha página.
 

Membros (363)

 
 
 

Links Patrocinados

documento histórico

Versão digitalizada do decreto que aboliu a escravatura no Brasil, dando origem à Lei Áurea. O documento é assinado pela Princesa Imperial Regente Isabel, pelos senadores Primeiro Vice-Presidente Antônio Candido da Cruz Machado, Primeiro Secretário Barão de Mamanguape e pelo Segundo Secretário do Joaquim Floriano de Godoi. O manuscrito original faz parte do acervo do Arquivo do Senado Federal. Faça aqui o download em alta resolução desta importante peça da História do Brasil: http://goo.gl/ewCcee

Conteúdo da semana

Depoimento do coronel reformado do Exército, Paulo Malhães, ex-agente do Centro de Informação do Exército, que atuou em diversas missões de extermínio de opositores da ditadura e também na Casa da Morte. No depoimento, ele admite tortura, mortes, ocultações de cadáveres e mutilações de corpos.

Cine História

Cortinas Fechadas

Chega aos cinemas brasileiros o drama iraniano dirigido por Kambolza Partovi e Jafar Panahi, “Cortinas Fechadas”.

Sinopse: Vivendo em prisão domiciliar após ter sido condenado pela justiça iraniana, sob a acusação de denegrir a imagem do governo do presidente Mahmoud Ahmadinejad com seus filmes, o cineasta Jafar Panahi tem seu cotidiano apresentado neste filme.

Parceiros


Fotos

Carregando...
  • Adicionar fotos
  • Exibir todos

Fale Conosco

Encontrou alguma mensagem racista, preconceituosa ou ofensiva no Café História? Entre em contato conosco. Teremos o prazer em ajuda-lo(a):

Nosso email: cafehistoria@gmail.com

Parceria: NIEJ-UFRJ

Política de Privacidade

Para ler nossa "Política de Privacidade", clique aqui.

© 2014   Criado por Bruno Leal.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

body, .xg_reset .xg_module_body { line-height: 1.3; }