Perdão Joaquim, mas não pude deixar de ler tua afirmativa. Sinceramente, duvido que alguém possa responder com convicção absoluta essa pergunta. Não podemos ultrapassar nossos limites. A única coisa que temos certeza é que somos resultado de um ato sexual (que pode ser por amor, por interesse, por vários outros motivos) Sabemos que após o amadurecimento temos que sobreviver e para isso, sobrepujar pessoas, animais e dominar recursos naturais que temos ao nosso dispor. Depois desaparecemos aos olhos dos que ficam e ninguém até hoje voltou para dizer onde está ou se existe mesmo vida pós morte. Especulamos.
Isso não vale. Não procede. Não tem consistencia. São "chutes" suposições tudo aquilo que especular além da realidade ao alcance dos nossos olhos e das nossas mentes. Somos sonhadores e atingimos o grau máximo de delirios, quando passamos disso. Não se sabe porque ou não se entende porque o homem oscila entre o real e o que ele acha que deve ser. E não se sabe, ou não se pode explicar, também porque o homem prefere viver com os pés "fora do chão". Talvez porque a realidade seja muito triste pois realmente viver e se contentar com uma temporada com etiqueta de validade, é dificil.
Crer em Deuses ou em outra vida, deve ser como escrever um romance: A gente pode viajar pra onde quiser, inventar nomes, situações, vidas, lugares, etc.
Permalink Responder até joaquim schieder da silva em 16 janeiro 2012 at 12:30
Boa tarde caros leitores .
Deuteronómio 30 :16 Porquanto te ordeno hoje que ames ao Senhor teu Deus ,que andes nos seus caminhos ,e que guardes os seus mandamentos ,e os seus estatutos ,e os seus juizos ,para que vivas e te multipliques ...
(este é o sentido da vida ,nascer ,crescer forte e saudável ,ter bons pais ,casar ,ter filhos ,e deixar um bom legado para que os nossos filhos possam continuar a fazer aquilo para que fomos feitos ,sermos felizes )
Cumprimentos
Permalink Responder até Carlos em 16 janeiro 2012 at 17:42
Joaquim, gostei muito de suas palavras do Deuteronomio, sobre o sentido da vida. Vou refletir sobre o significado. Obrigado, Carlos.
Permalink Responder até Lucas Antonio P.Q. Cambiaghi em 16 janeiro 2012 at 13:42
Primeiramente obrigado pelas palavras Dr. Leonardo.
Caro Joaquim, talvez não encontre nunca as respostas que muitos procuram, mas nunca vou desistir de buscar a minha verdade, ou o meu sentido da vida. Talvez as respostas que você encontrou não servem para mim. Prefiro fazer minha busca do que pegar a verdade de outro emprestada. Como disse cada um sabe da sua verdade, e de como encara a vida. Um Grande abraço a todos.
Olá Lucas.
Obrigado pela consideração e respeito. Sabes que não sou Dr.,mas vindo de ti, uma pessoa esclarecida e que busca ser sempre coerente me deixa lisonjeado.
Amigo, sabe que gostaria de propor ao Alexandre darmos uma pequena mudada na pergunta: O que dá sentido à vida?
Abraços
Permalink Responder até Lucas Antonio P.Q. Cambiaghi em 16 janeiro 2012 at 20:20
Caro Leonardo, acredito que seria melhor indagado desta forma que você demonstrou. Abraço
O homem pode dar sentido à vida, mas o sentido da vida, vai continuar sem resposta, pois é uma questão que afeta o sentimento coletivo, onde reinam exclusivamente as suposições e lendas.
Olá Luiz Bento.
A minha proposta com uma guinada na pergunta, tenta levar a entender o que dá sentido à vida. Então, temos o sentido da vida na coletividade, o sentido no nível pessoal.
Eu vejo que o que dá sentido à vida, é vivermos intensamente a vida que temos, fazendo todo o possível para que todos os que estejam próximos recebam sempre muita atenção, respeito e possam ser amparados em seu crescimento. Dar sentido à vida, é fazer dela um contínuo aprender e ensinar, um partilhar e conquistar, não conquistar para possuir, mas conquistar para dividir, compartilhar. Vejo que o que dá sentido à vida é saber viver em harmonia com a natureza, usar sem destruir.
O que dá sentido à vida é ter sempre um ombro amigo à disposição, uma palavra de elogio ou de conforto, um sorriso e quando necessário uma reprimenda amável para o retorno a um caminho melhor.
O que dá sentido à vida para mim, ainda é, saber que um dia esta vida "material" deixará de existir, mas que os exemplos deixados, os ensinamentos, serão parte da vida de alguns por bom tempo.
Já ouvi falar que nós morremos mesmo somente quando a última pessoa que nos conheceu morre. Mas, mesmo assim, quem deixar obras, sempre serão lembrados. Então que sejam obras construtivas, obras resultado do trabalho com muito amor.
O que dá sentido à vida ainda, é termos amigos e muito mais, termos uma família e sabermos viver em família.
Abraços.
Dr. Leonardo, boa tarde.
Um prazer imenso poder contar com suas palavras comedidas, mesmo sendo eu um bravo guerreiro, sempre pronto a defender causas como nos tempos do Yu Brynner (sete homens e um destino). O que eu quero dizer com isso, é que tem um mundo lá fora que interfere bruscamente em suas palavras em forma de ideal e sonho.
Mas um ser humano, sereno, comedido, politicamente correto, sempre terá a admiração daqueles que julgam que guerrilheiros não têm utilidade alguma.
Cristo foi um desses guerrilheiros, segunda consta em estórias e histórias e morreu na cruz e apedrejado. Almejar um cantinho arejado, restrito, controlável, é uma coisa, confortar o mundo inteiro, suas angustias e dominar perversidades é uma missão quase impossivel. Tenhamos nós um excelente e promissor 2012 e não se preocupe com a minha acidez, caro amigo, é que nesse ano novo, vou ter que trabalhar dobrado para recuperar perdas "materiais" impostas pelo 2011 Chines.
Vários são ou seriam, os sentidos da vida, num campo visual mais abrangente, mesmo quando olhamos por uma pequena janela e vemos lá fora, os desesperados eternos
Caro Luiz Bento.
Creio que guerreiros sejamos todos nós, pois dentro dos padrões de vida de cada um, provavelmente temos de matar um leão por dia.
Cristo veio para salvar a humanidade de uma maneira que a grande maioria não entendeu e ainda não entende (e aí coloco em primeiro lugar os que se dizem cristãos, eu incluso). Esperavam e alguns ainda esperam um General guerreiro que devastaria os opressores da face da Terra.
Ao contrário, veio manso e humilde, pregando uma vida de partilha, de amor ao próximo, de perdão, mas que quando necessário se rebela contra os vendilhões, os acumuladores, os opressores.
E, assim, vamos nós.
Tu dizes que trabalharás em dobro para cobrir as perdas impostas pelos chineses em 2011. Te pergunto e as perdas que serão proporcionadas em 2012?
O mundo vive um momento de profundas mudanças.
Eu espero que 2012 seja para minha família um ano de maior tranquilidade, sem sustos, principalmente em relação à saúde.
Quanto à parte financeira, preciso ir à luta, para cobrir as perdas de um negócio de imóveis mal feito .....e a vida continua, nem sempre sabendo qual o sentido da mesma. Será que é só a luta pela sobrevivência? A busca pela efemeridade da felicidade? A conquista de uma vida eterna num local só de alegrias, boas coisas e tal? E porque não este mundo aqui e agora?
Um abraço fraterno amigo guerreiro.
Quem sabe, Amigo Leonardo, se a vida não faz sentido exatamente pela possibilidade que temos, diferente de outros seres vivos, de nos comunicarmos de forma mais ampla e inteligente, construindo novas idéias, transformando bens naturais, compartilhando momentos alegres e porque não a solidariedade nos momentos dificeis. Isso vale muito. Isso é quem sabe o mais importante de tudo, visto que não posso imaginar-me só, numa caverna olhando para os morcegos.
Grande abraço
Olá amigo Luiz Bento.
Maravilhoso comentário. Assino embaixo.
Abraços.
Bem-vindo (a) ao
Cafe Historia
Somos tão jovens
Está em cartaz nos cinemas brasileiras o tão aguardado filme sobre Renato Russo e o começo da Legião Urbana. "Somos tão jovens" é dirigido por Antonio Carlos Fontoura.
Brasília, 1973. Renato (Thiago Mendonça) acabou de se mudar com a família para a cidade, vindo do Rio de Janeiro. Na época ele sofria de uma doença óssea rara, a epifisiólise, que o deixou numa cadeira de rodas após passar por uma cirurgia. Obrigado a permanecer em casa, aos poucos ele passou a se interessar por música. Fã do punk rock, Renato começa a se envolver com o cenário musical de Brasília após melhorar dos problemas de saúde. É quando ajuda a fundar a banda Aborto Elétrico e, posteriormente, a Legião Urbana.
© 2013 Criado por Bruno Leal.
Ativado por