O Café História mudou de endereço, plataforma e identidade visual. Clique aqui para conhecer o novo Café História. Nós deixamos de ser uma rede social e somos agora um portal totalmente voltado para a divulgação de história. Nossa principal missão é divulgar o conhecimento histórico produzido nas universidades: para o grande público e para o meio acadêmico. Para entender melhor a mudança, clique aqui. E atenção: o antigo Café História (www.cafehistoria.ning.com) permanecerá online somente até o dia 2 de abril de 2017. Depois disso, todo o seu conteúdo será apagado, inclusive perfis e blogs. Tem algum conteúdo que você queira salvar e não sabe como? Nós temos uma sugestão. Clique aqui e leia o texto até o final. Esperamos contar com você como leitor do novo Café História!

Assine o novo Boletim Café História - receba em seu e-mail nossas novidades

Toda semana nós enviamos um e-mail com as novidades no campo da história e ciências humanas. Quer receber o nosso Boletim Café História? É bem fácil!

Vamos compartilhar os nossos objetos de estudos, quem sabe naum descobrimos mais coisas por aqui?

Exibições: 936

Respostas a este tópico

Olá galera! Estou fazendo uma pesquisa sobre História local/regional. Se alguém souber de obras q tratem sobre esse tema/abordagem, por favor me envie a referência. Desde já agradeço a vcs amantes da História. Um abração!

Companheiro segue uma indicação: História Regional e Local. Organizado por Ana Maria Carvalho dos Santos Oliveira e Isabel Cristina Ferreira dos Reis. Editora Quarteto. 

Estou pesquisando em duas frentes. Continuo interessado (História) nas grandes grandes narrativas elaboradas em torno da união continental da América, ou de seus países, e a sua conexão com a paulatina proponderancia dos EUA no continente; em outra pesquisa (Relações Internacionais) procuro entender melhor as disputas e os desdobramentos em torno do controle da rede mundial, de sua estrutura lógica e física, a governança da internet, em seus paralelismos com a noção de "sociedade da informação" e suas promessas... Ambos os tempos e viéses me interessam. Acho chato e castrante demais ficar preso" a uma coisa só, por mais filigranada que seja a análise desenvolvida. As duas frentes me permitem relaxar da outra quando a tensão e o tédio se pronunciam em relação a uma delas.
Casamento e violencia na decada de 50
Bom.. meu projeto ta começando a andar.. A proposta é discutir como as mulheres que se casaram na decada de 50 vivenciaram a violencia contra a mulher naquela epoca e é claro identificar que tipo de violencia elas acusam terem sofrido.
Meu grupo de estudo estao na Universidade Aberta a Terceira Idade da minha universidade, onde faço uma selção netre as 60 mulheres do grupo pra que eu possa, atraves de oficinas e conversas, identificá-las no meu foco de pesquisa. ( meu medo é acontecer o contrario.. mas uma coisa de cada vez! srsrrs)

entao quero opinioes e indicações de leituras .. me ajudem ai!!!
Olá Ana, tenho um livro pra te indicar. " A história das mulheres no Brasil" da Mary Del Priore. Muito bom...acho que pode te ajudar. ^^
rrsrs obrigada minha querida! nuito boa sua indicação.. acabo de comprar.. tbm to lendo hsitoria d eamor no brasil da mesma autora..



ah amei seu tema .. e desde já to cuiriosa ...rsrsr .. num sei se posso ajudar pq num tenho leitura nessa area .. mas tenho um professor q é doutorado em estudos desse tipo.. vou saber dele o q ele tem de interessante .. mas agora só depois do carnaval pq vc aqui na Bahia carnaval é uma semana .. affff
rsrs..realmente, muito obrigado... vou ver tbm se posso te ajudar ... =D
Ana , encontrei este site sobre violecia contra a mulher, ta tem uns links bacanas, acho que vale a pena tu da uma olhada. Vc vai falar desse tipo de violencia na sua cidades msm? http://copodeleite.rits.org.br/apc-aa-patriciagalvao/home/noticias....

Olá, posso lhe indicar também, a pesquisa documental da época, ao menos já montar uma metodologia a ser trabalhada no mestrado, se vc estiver se referindo ao projeto de pesquisa.

Fontes judiciais, como processos criminais e queixas policiais existem aos montes nos arquivos públicos. Um levantamento das fontes identificando, por exemplo, quais os tipos mais comuns de agressão documentada, podendo ser feito uma abordagem quantitativa, ou seriada das fontes, bem como uma qualitativa, expondo, por exemplo, quais as medidas judiciais tomadas, se favoreciam a mulher ou legitimavam as ações dos homens. em fim, há uma infinidades de possibilidades.

Espero ter ajudado! 

Oi Ana.
Há outro livro interessante da Mary Del Priori que pode te ajudar na pesquisa, se trata do livro "A história do amor no Brasil.

Se precisar de outras referencias, posso te passar. Não sou especialista do tema, mas confesso que tenho bastante curiosidade...

Abraços,

Amigo você já tentou ver o histórico das leis sobre o assunto?  Fiz um curso sobre as Mulheres Vítimas de Violência Domestica pela Secretaria Nacional de Segurança Pública. Caso o material interesse a você envie um email para mim que lhe envio sem problema. rivaldoc.dantas@hotmail.com

Um bom livro... é do Anthony Giddens..pra linha Relações Internacionais... ele é um sociólogo... que junto com Manuel Castells tratam o femônemo..esse último são 3 vol.. conheci nas aulas de Contemp. III... e outro que se confrontam, eu sugiro HOBSBAWM Era dos Extremos. X. Giovane Arrigh O Longo século XX... É um contexto de economia mundial, sociedade, EDO. (Estado) e claro, Relações Internacionais...muito interessante se, na minha opinião não fiz como um compêndio de datas...
Boa Leitura.. esses 4 eu já li, e recomendo...

Minha área não é essa, mas vá fundo se vc gosta!!! Prefiro, HCultural, representações, discursos, poder e Relações Internacionais Br e Arg. =)

RSS

Boletim Café História

Política de Privacidade

Para ler nossa "Política de Privacidade", clique aqui.

© 2017   Criado por Bruno Leal.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

body, .xg_reset .xg_module_body { line-height: 1.3; }