Primeira Guerra Mundial

Informação

Primeira Guerra Mundial

Foi um conflito mundial ocorrido entre 28 de Julho de 1914 e 11 de Novembro de 1918.

O Imperialismo europeu na Ásia e África gerou competição de mais poder dentro da Europa.

Membros: 117
Última atividade: 3 Jul

Primeira Guerra Mundial (1914-1918)

A Primeira Guerra Mundial (também conhecida como Grande Guerra antes de 1939, e Guerra das Guerras) foi um conflito mundial ocorrido entre 28 de Julho de 1914 e 11 de Novembro de 1918.

A guerra ocorreu entre a Tríplice Entente (liderada pelo Império Britânico, França, Império Russo (até 1917) e Estados Unidos (a partir de 1917) que derrotou a Tríplice Aliança (liderada pelo Império Alemão, Império Austro-Húngaro e Império Turco-Otomano), e causou o colapso de quatro impérios e mudou de forma radical o mapa geo-político da Europa e do Médio Oriente.

No início da guerra (1914), a Itália era aliada dos Impérios Centrais na Tríplice Aliança, mas, considerando que a aliança tinha carácter defensivo (e a guerra havia sido declarada pela Áustria) e a Itália não havia sido preventivamente consultada sobre a declaração de guerra, o governo italiano afirmou não se sentir vinculado à aliança e que, portanto, permaneceria neutro. Mais tarde, as pressões diplomáticas da Grã-Bretanha e da França fizeram-na firmar em 26 de abril de 1915 um pacto secreto contra o aliado austríaco, chamado Pacto de Londres, no qual a Itália se empenharia a entrar em guerra decorrido um mês em troca de algumas conquistas territoriais que obtivesse ao fim da guerra: o Trentino, o Tirol Meridional, Trieste, Gorizia, Ístria (com exceção da cidade de Fiume), parte da Dalmácia, um protetorado sobre a Albânia, sobre algumas ilhas do Dodecaneso e alguns territórios do Império Turco, além de uma expansão das colônias africanas, às custas da Alemanha (a Itália já possuía na África: a Líbia, a Somália e a Eritreia). O não-cumprimento das promessas feitas à Itália foi um dos fatores que a levaram a aliar-se ao Eixo na Segunda Guerra Mundial.

Em 1917, a Rússia abandonou a guerra em razão do início da Revolução. No mesmo ano, os EUA, que até então só participavam na guerra como fornecedores, ao ver os seus investimentos em perigo, entram militarmente no conflito, mudando totalmente o destino da guerra e garantindo a vitória da Tríplice Entente.

Fórum de discussão

Bibliografia da Primeira Guerra Mundial

Iniciado por Bruno Leal. Última resposta de Max Wagner 28 Abr. 7 Respostas

Que livros você indica para o estudo do acontecimento/período:Minha sugestão é  romance do escritor alemão Erich Maria Remarque, "Nada de Novo no Front". Continuar

A Primeira Guerra Mundial foi necessária?

Iniciado por jorge pinto paiva. Última resposta de Marcelo Gomes da Silva Bruno 28 Jul, 2013. 9 Respostas

Segundo o historiador inglês John Keegan, " a Primeira Guerra Mundial foi (..) um conflito desnecessário. Desnecessário porque o curso dos acontecimentos que levou a sua eclosão poderia ter sido…Continuar

Tags: mundial, guerra, primeira

Teria sido melhor se a Alemanha vencesse a 1GM??

Iniciado por Stefano. Última resposta de Paulo Henrique Santos da Silva 14 Maio, 2012. 15 Respostas

Se ela vencesse , Hitler nunca teria subido ao poder....Continuar

Personagens da 2ª guerra na 1ª....

Iniciado por Stefano. Última resposta de Stefano 12 Nov, 2011. 4 Respostas

Hitler- cabo do II Reich ;Mussolini - soldado italiano; Pétain- general francês; o "herói de Verdun" pe. Jozef Tiso - capelão militar da Austria-Hungria ; Churchill - Lord do Almirantado Göring -…Continuar

Caixa de Recados

Comentar

Você precisa ser um membro de Primeira Guerra Mundial para adicionar comentários!

Comentário de jucemir rodrigues da silva em 28 junho 2014 às 10:07

Recomendação de leitura: A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL - HISTÓRIA COMPLETA, Lawrence Sondhaus, editora editoracontexto. 

Comentário de Amanda Schmidt em 28 junho 2014 às 5:05
Comentário de Ingrid Schmidt em 28 junho 2013 às 8:59

Farda do arquiduque Francisco Ferdinando (herdeiro do império Austro-Húngaro(  assassinado por um anarquista sérvio em 28/Junho/1914 ainda com vestígios de sangue. Este fato foi um dos motivos para começar a Primeira Guerra Mundial (99 anos atrás).

Comentário de Luiz Fernando Almeida em 29 janeiro 2012 às 21:59

Eu também queria uma indicação de algum livro que aborde o assunto:Brasil na primeira guerra.

Comentário de alexandre silva volk em 17 agosto 2011 às 20:06
O que estes 2 ases que citei encontraram foi observadores russos cujos observadores estavam com armas de infantaria e baloes de barragem, mas os alvos eram só as trincheiras e não aleeém delas!
Comentário de alexandre silva volk em 17 agosto 2011 às 20:03
tinham os modelos prussianos com 1 espécie de lança que faziam dos infantes 1 arma ok! Aliás em Tannemberg foi aonde Von Ritchoffen e Boelcke aprenderam a voar e a combater, executando voos de observação e ataque sobre as linhas inimigas com armas de infantaria, fuzis e granadas de mão.
Comentário de Paulo Henrique Santos da Silva em 17 agosto 2011 às 18:05

Entendi. Mas a batalha de Tannemberg foi logo ao início das agressões no front oriental, em 1914. Os alemães sequer tinham capacetes de aço até então! rsrs

 

Comentário de alexandre silva volk em 16 agosto 2011 às 19:58
carros de combate, caminhões com morteiros leves em cima, com metralhadora ok! Fpoem 1916 que surgiram estes, 1917 os blindados!
Comentário de Paulo Henrique Santos da Silva em 16 agosto 2011 às 16:57
Alexandre, acredito que blindados ainda não. Os primeiros veículos blindados apareceram na Batalha do Somme em 1916, fabricado pelos ingleses. Os alemães conseguiram tomar alguns exemplares e utilizá-los com sua insígnia. Mais tarde começaram a produzir seu próprio modelo, o A7V.
Comentário de alexandre silva volk em 15 agosto 2011 às 18:51
foi aonde os alemães usaram as blitz epela 1ª vez, cavalaria, infantaria e aviação, bem comopoucos blindados!
 

Membros (117)

 
 
 

Links Patrocinados

Cine História

Sobrevivente

Chega aos cinemas o filme islandês "Sobrevivente", de Baltasar Kormákur. 

Sinopse: Durante o inverno de 1984, um barco pesqueiro naufraga no Atlântico Norte, nas proximidades da Islândia. Os tripulantes tentam sobreviver, mas as águas geladas impedem que essa tarefa seja facilmente concluída, restando apenas Gulli (Ólafur Darri Ólafsson), um homem bom, de fé, querido por todos, e com uma vontade de viver inacreditável. Após nadar por cerca de seis horas e enfrentar vários percalços, ele consegue contato com a civilização. Após a incrível experiência vivida, Gulli terá ainda que viver com a dor da perda dos amigos e, pior, a incredulidade de todos, que não entendem ele ter sobrevivido a uma situação tão extrema e insistem em fazer testes para saber como isso pode ter acontecido. Baseado em fatos reais.

documento histórico

Guerra do Paraguai: Prédios paraguaios após a Guerra do Paraguai s.l., [186-]. Arquivo Polidoro da Fonseca Quintanilha Jordão. Fonte: Arquivo Nacional

Conteúdo da semana

Leituras da escravidão: O mini-documentário 'Leituras da Escravidão' aborda a escravidão na província do Paraná através do relato de estudantes de História da Universidade Federal do Paraná, que pesquisam o tema em processos judiciais do século XIX no Arquivo Público do Paraná

Parceiros


Fotos

Carregando...
  • Adicionar fotos
  • Exibir todos

Política de Privacidade

Para ler nossa "Política de Privacidade", clique aqui.

© 2014   Criado por Bruno Leal.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

body, .xg_reset .xg_module_body { line-height: 1.3; }