Fórum Norbert Elias (13)

← Voltar para Norbert Elias
Tópicos Respostas Últimas atividades

NORBERT ELIAS E A TEORIA DA HISTÓRIA

A compreensão dos fatos históricos exige que se perceba a mudança das maneiras pelas quais as pessoas se ligam umas às outras, do comportam…

Iniciado por Jorge Carvalho do Nascimento

14 14 Mar, 2011
Resposta de Léo Antonio Perrucho Mittaraquis

AS RELAÇÕES DO HOMEM CONSIGO E COM O AMBIENTE SOCIAL

Norbert Elias desenvolveu estudos que procuram desvendar as relações que os homens estabelecem consigo, com o ambiente social, com os semel…

Iniciado por Jorge Carvalho do Nascimento

0 9 Fev, 2010

TODO HOMEM ENFRENTA A SI MESMO

“Todo homem, por assim dizer, enfrenta a si mesmo”. Esta frase de Norbert Elias sintetiza o seu trabalho e a sua trajetória de vida. Compre…

Iniciado por Jorge Carvalho do Nascimento

1 15 Dez, 2009
Resposta de Maria Helena de Oliveira

De que forma a História pode ser entendida como parte do processo civilizatório?

Acho que Elias oferece uma interessante perspectiva para se pensar a própria história.

Iniciado por Bruno Leal

0 4 Dez, 2009

CIVILIZAÇÃO E CULTURA

Para Roger Chartier, o pensamento de Norbert Elias pode nos apaixonar hoje pela pertinência das suas análises e pelo seu projeto de constru…

Iniciado por Jorge Carvalho do Nascimento

0 13 Nov, 2009

Kultur e a ideia de Cultura

Em fins do século XVIII e início do XIX a ideia de cultura se desenvolveu na Inglaterra, primeiramente relacionda ao cultivo, como uma espé…

Iniciado por Vanessa Gravino

1 21 Out, 2009
Resposta de Jorge Carvalho do Nascimento

O INDIVÍDUO E A CONSCIÊNCIA DO AUTOCONTROLE

Compreender o papel dos sujeitos individuais na história é entender a trama de relações que estes estabelecem consigo próprios, com os seme…

Iniciado por Jorge Carvalho do Nascimento

0 21 Out, 2009

O HISTORIADOR NORBERT ELIAS

A História pensada por Elias exclui qualquer possibilidade de ser vista como triunfante. Ele abre mão de qualquer possibilidade hagiográfic…

Iniciado por Jorge Carvalho do Nascimento

0 12 Out, 2009

HISTÓRIA, EVOLUCIONISMO E ROMANTISMO

Norbert Elias criticou a explicação histórica na qual a evolução é mais importante que os fatos. Segundo ele, esse modelo explicativo somen…

Iniciado por Jorge Carvalho do Nascimento

0 4 Out, 2009

O INDIVÍDUO EM NORBERT ELIAS

É muito provável que a visão de homem que Norbert Elias concebeu e a sua capacidade de analisar grandes períodos históricos, além da interp…

Iniciado por Jorge Carvalho do Nascimento

0 19 Set, 2009

RSS

Links Patrocinados

Cine História

Não pare na pista

Chega aos cinemas brasileiros o aguardado filme cinebiografia de Paulo Coelho, "Não pare na pista -  a melhor história de Paulo Coelho", dirigido por Daniel Augusto. 

Sinopse: Cinebiografia de Paulo Coelho, o filme se concentra em três momentos distintos da carreira do escritor: a juventude, nos anos 1960 (período em que é vivido pelo ator Ravel Andrade); a idade adulta, nos anos 1980 (Júlio Andrade); e a maturidade, em 2013, quando refaz o Caminho de Santiago (Júlio Andrade, maquiado). Usando como base depoimentos do próprio Paulo Coelho, a história perpassa os momentos mais marcantes da vida do autor, como os traumas, a relação com as drogas e a religião, sexualidade e a parceria com o músico Raul Seixas.

café história acadêmico

Ensino de História: Confira o artigo “A guerra das narrativas: debates e ilusões em torno do ensino de História”, da historiadora Christian Laville, da Universidade Lava, Quebec. Resumo: Em quase todas as partes do mundo, os programas escolares exigem que o ensino da história desenvolva nos alunos a autonomia intelectual e o pensamento crítico. Há muito tempo não se vê mais a missão de incutir nas consciências uma narrativa única glorificando a nação ou a comunidade. No entanto, quando o ensino da história é questionado nos debates públicos, é sempre com referência a esse tipo de narrativa: embora não fazendo mais parte dos programas, esse continua sendo o único objeto dos debates. Este artigo dá inúmeros exemplos atuais de tais debates, antes de concluir que são provavelmente vãos e que as pessoas se iludem sobre os efeitos reais da história ensinada. Alguns exemplos também são dados a esse respeito. Clique aqui para acessar.

EVENTO EM DESTAQUE

Parceiros


Fotos

Carregando...
  • Adicionar fotos
  • Exibir todos

Política de Privacidade

Para ler nossa "Política de Privacidade", clique aqui.

© 2014   Criado por Bruno Leal.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

body, .xg_reset .xg_module_body { line-height: 1.3; }