Fórum Norbert Elias (13)

← Voltar para Norbert Elias
Tópicos Respostas Últimas atividades

NORBERT ELIAS E A TEORIA DA HISTÓRIA

A compreensão dos fatos históricos exige que se perceba a mudança das maneiras pelas quais as pessoas se ligam umas às outras, do comportam…

Iniciado por Jorge Carvalho do Nascimento

14 14 Mar, 2011
Resposta de Léo Antonio Perrucho Mittaraquis

AS RELAÇÕES DO HOMEM CONSIGO E COM O AMBIENTE SOCIAL

Norbert Elias desenvolveu estudos que procuram desvendar as relações que os homens estabelecem consigo, com o ambiente social, com os semel…

Iniciado por Jorge Carvalho do Nascimento

0 9 Fev, 2010

TODO HOMEM ENFRENTA A SI MESMO

“Todo homem, por assim dizer, enfrenta a si mesmo”. Esta frase de Norbert Elias sintetiza o seu trabalho e a sua trajetória de vida. Compre…

Iniciado por Jorge Carvalho do Nascimento

1 15 Dez, 2009
Resposta de Maria Helena de Oliveira

De que forma a História pode ser entendida como parte do processo civilizatório?

Acho que Elias oferece uma interessante perspectiva para se pensar a própria história.

Iniciado por Bruno Leal

0 4 Dez, 2009

CIVILIZAÇÃO E CULTURA

Para Roger Chartier, o pensamento de Norbert Elias pode nos apaixonar hoje pela pertinência das suas análises e pelo seu projeto de constru…

Iniciado por Jorge Carvalho do Nascimento

0 13 Nov, 2009

Kultur e a ideia de Cultura

Em fins do século XVIII e início do XIX a ideia de cultura se desenvolveu na Inglaterra, primeiramente relacionda ao cultivo, como uma espé…

Iniciado por Vanessa Gravino

1 21 Out, 2009
Resposta de Jorge Carvalho do Nascimento

O INDIVÍDUO E A CONSCIÊNCIA DO AUTOCONTROLE

Compreender o papel dos sujeitos individuais na história é entender a trama de relações que estes estabelecem consigo próprios, com os seme…

Iniciado por Jorge Carvalho do Nascimento

0 21 Out, 2009

O HISTORIADOR NORBERT ELIAS

A História pensada por Elias exclui qualquer possibilidade de ser vista como triunfante. Ele abre mão de qualquer possibilidade hagiográfic…

Iniciado por Jorge Carvalho do Nascimento

0 12 Out, 2009

HISTÓRIA, EVOLUCIONISMO E ROMANTISMO

Norbert Elias criticou a explicação histórica na qual a evolução é mais importante que os fatos. Segundo ele, esse modelo explicativo somen…

Iniciado por Jorge Carvalho do Nascimento

0 4 Out, 2009

O INDIVÍDUO EM NORBERT ELIAS

É muito provável que a visão de homem que Norbert Elias concebeu e a sua capacidade de analisar grandes períodos históricos, além da interp…

Iniciado por Jorge Carvalho do Nascimento

0 19 Set, 2009

RSS

Links Patrocinados

EVENTO EM DESTAQUE

café história acadêmico

Ditadura e D.Pedro 1: A ditadura Militar reabilitou D.Pedro I. É o que afirma a historiadora Janaína Cordeiro, que acaba de lançar o livro “A ditadura em tempos de milagre: comemorações, orgulho e consentimento”, pela FGV. Confira a entrevista com Cordeiro, acima.  

Cine História

Mapa para as estrelas

Acaba de chegar aos cinemas brasileiros o elogiado “Mapa para as estrelas”, de David Cronenberg (“Cosmópolis”, “Um Método Perigoso”), estrelado com Julianne Moore.

Sinopse: Agatha Weiss (Mia Wasikowska) acabou de chegar a Los Angeles e logo conhece Jerome Fontana (Robert Pattinson), um jovem motorista de limusine que sonha se tornar ator. Eles começam a sair juntos e flertar um com o outro, por mais que Agatha mantenha segredo sobre seu passado. Não demora muito para que ela comece a trabalhar para Havana Segrand (Julianne Moore), uma atriz decadente que está desesperada para conseguir o papel principal da refilmagem de um sucesso estrelado por sua mãe, décadas atrás. Paralelamente, o garoto Benjie Weiss (Evan Bird) enfrenta problemas ao lidar com seu novo colega de elenco, já que é a estrela principal de uma série de TV de relativo sucesso. Entretanto, como esteve internado recentemente, está sob a atenção especial de sua mãe (Olivia Williams) e dos produtores da série, que temem um escândalo.

Parceiros


Política de Privacidade

Para ler nossa "Política de Privacidade", clique aqui.

Parceria: NIEJ-UFRJ

© 2015   Criado por Bruno Leal.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

body, .xg_reset .xg_module_body { line-height: 1.3; }