Boa tarde Tiago,
Primeiramente, parabéns pelo grupo. Bom, O que me despertou interesse pela mitologia nórdica foi o fato de saber sobre a existência dos chamados 'Vikings' e Thor, quando criança, mas pouco aprofundava-se sobre seus costumes e crenças. Mais tarde, eu já com alguns conhecimentos superficiais de pesquisas informais, li Angus, de Orlando Paes Filho, que é uma saga de uma família guerreira, um livro fantasioso e não tem muito o enfoque de estar transmitindo informações sobre a cultura nórdica, mas não deixa de ocorrer, e por ser uma leitura simples e cheio de imagens, na época, gostei bastante. Creio que posteriormente darei uma atenção maior para uma pesquisa mais elaborada, ou sistemática, do assunto.
Na questão sobre o que mais me chama a atenção, retirando as partes que são comuns às crenças, no caso da ocorrência de deuses, um deus-superior e outro antagônico (Odin e Loki), entre outros aspectos nesse sentido, tive interesse específico pelo espírito guerreiro peculiar através das atribuições nominais, por exemplo: Berserker; uma preocupação com a morte dos seus guerreiros, Einherjar, por sua conseguinte valorização na existência de um local para onde, como sinal de honra, depois da morte seriam direcionados.
Enfim, é isso. Se tiver qualquer conteúdo incorreto nas minhas citações, por favor, me corrijam.
Saúdo os participantes do grupo.
Permalink Responder até Tiago Dalponte em 6 agosto 2011 at 20:30
Olá Jônatas!
Muito obrigado e seja bem vindo ao mesmo!
Conheço sim a saga de Angus, com certeza é uma leitura básica, porém é algo bom para despertar o interesse para pesquisas mais específicas, o que ocorreu em seu caso. Ele até deixa dicas para estudos mais completos sobre o tema nestes livros.
Creio que sejam os mesmos interesses que nos fazem gostar deste tema e que aqui no grupo estaremos comentando bastante. Logo que eu tenha bons textos estarei publicando aqui para discussões sobre o mesmo! ^^
Lembre-se que também poderá contribuir com conteúdos ajudando em nosso aprendizado!
Abraços!
Permalink Responder até Caroline Pires em 5 agosto 2011 at 10:49
Ah...tenho uma professora na faculdade chamada que nos ensinou a matéria Mitologia. Claro que ela abordou diversas mitologias importantes e foi até um pouco sucinta por haver bastante conteúdo, mas com o convivio com ela descobri que ela é de uma religião ligada a esta mitologia e para eles é tudo real. Odinismo.
Achei encantador e comecei a pesquisar mais sobre e é uma cultura muito bacana na qual eu adoraria saber mais.
Enfim, basicamente é isso.
=D
Permalink Responder até Tiago Dalponte em 6 agosto 2011 at 20:33
Olá Caroline,
Seja bem vinda ao grupo!
Eu não tive o prazer ainda de ter tal conteúdo na faculdade, espero que ainda seja trabalhado, o que acho um pouco difícil no caso de mitologia nórdica, já que em nossa sociedade o foco maior é referente a mitologia grega.
Com certeza é um tema encantador e que desperta muito interesse para estudo, sendo assim, estaremos sempre compartilhando informações aqui no grupo, logo, tendo algo, é só contribuir para nosso aprendizado!
Até mais!
Permalink Responder até Caroline Pires em 8 agosto 2011 at 15:45
É, não há realmente uma matéria voltada apenas para a mitologia nórdica, exatamente pelo que você disse, a hiper valorização dos gregos e romanos !Eu realmente adoro e gostaria de ter mais conhecimento sobre. Amo Loki, adoro mesmo ! Acho que foi ele quem me fez fixar essa paixão por essa mitologia tão encantadora !
Ate mais querido!
:)
Permalink Responder até Kevin Castagnon em 15 agosto 2011 at 22:40
Olá Tiago,
Eu comecei a gostar de mitologia nórdica após ler Tolkien quando criança.
Seus épicos são bem voltados ao nórdico, e isso me despertou grande estima pelo mito e pela própria realidade escandinava. Além de que sempre gostei muito de crenças e povos que desafiaram o cristianismo durante a idade média; os vikings correspondem muito a esse perfil.
Permalink Responder até Tiago Dalponte em 21 agosto 2011 at 13:47
Olá Kevin,
Bem vindo ao grupo e desculpe pela demora em responder, dias corridos! ^^
Realmente são boas motivações para começar a buscar estudos sobre mitologia nórdica!
Abraço!
Permalink Responder até Bruno Leal em 25 junho 2012 at 10:53
Bacana, Caroline!
Permalink Responder até Maria Aparecida Barboza em 1 setembro 2011 at 13:14
Boa tarde!
Sou professora de História e gosto de estudar as mitologias e religiões antigas. A mitologia nórdica não me é muito conhecida (só o básico: Thor, Odin, Loki e algumas histórias) e eu gostaria de conhecer mais. Li o livro de Bulfinger (acho que se escreve assim) e me interessei mais sobre o assunto.
Permalink Responder até Tiago Dalponte em 3 setembro 2011 at 13:42
Olá Maria, seja bem vinda ao grupo.
Bem, mais uma companheira de profissão.
^^
Como gosta de mitologia, com certeza irá se encantar pela mitologia nórdica!
Em algumas postagens eu e alguns colegas citamos alguns artigos e livros que são uma boa pedida sobre tal cultura, busque ler estes artigos indicados, e caso conheça algum, também compartilhe conosco!
Assim nos ajudamos e compartilhamos um pouco mais de informações deste povo fantástico.
Permalink Responder até juliano em 10 setembro 2011 at 21:37
Desde minha infancia,ja brincava com bonecos da màrvel e assistia desenhos animados, me fascinava muito.
Ja o interesse,foi buscar na religião uma que não fosse anti natural,como na maioria è.
Deixo uma questão:
Os nòrdicos e os celtas veneravam o mesmo deus,porèm eles eram inimigos??
Permalink Responder até Felipe Carvalho Novaes em 28 setembro 2011 at 19:07
Primeiramente, eu gostava de ler sobre o Thor, personagem das HQs da Marvel inspirado no Thor nórdico.
Mais tarde fui lendo sobre a mitologia nórdica em revistas, na internet e vendo documentários.
Tem um documentário bastante interessante sobre Thor no History Channel, é um episódio de uma série chamada The Clash of Gods ou Confronto dos Deuses.
De forma geral eu me interesso bastante por mitologia...ja até li a coleção do Joseph Campbell, chamada As Máscaras de Deus. Toda mitologia revela as questões humanas mais profundas, a interação com o ambiente vivido bem como o enfrentamento das adversidades da vida. Se me permitem o jabá, tem um link de um texto que escrevi sobre essas questões: http://nerdworkingbr.blogspot.com/2011/05/o-homem-mitologico.html
Bem-vindo (a) ao
Cafe Historia
Somos tão jovens
Está em cartaz nos cinemas brasileiras o tão aguardado filme sobre Renato Russo e o começo da Legião Urbana. "Somos tão jovens" é dirigido por Antonio Carlos Fontoura.
Brasília, 1973. Renato (Thiago Mendonça) acabou de se mudar com a família para a cidade, vindo do Rio de Janeiro. Na época ele sofria de uma doença óssea rara, a epifisiólise, que o deixou numa cadeira de rodas após passar por uma cirurgia. Obrigado a permanecer em casa, aos poucos ele passou a se interessar por música. Fã do punk rock, Renato começa a se envolver com o cenário musical de Brasília após melhorar dos problemas de saúde. É quando ajuda a fundar a banda Aborto Elétrico e, posteriormente, a Legião Urbana.
© 2013 Criado por Bruno Leal.
Ativado por