Quais os motivos que lhe fizeram despertar o interesse em mitólogia nórdica?

Pessoal,

O que lhes fez despertar o interesse sobre mitologia nórdica?

Quais os motivos?

O que mais lhe chama atenção sobre mitologia nórdica?

Tags: celtas, johnni, langer, mitologia, nórdica, nórdicos, vikings

Exibições: 263

Respostas a este tópico

Boa tarde Tiago,

Primeiramente, parabéns pelo grupo. Bom, O que me despertou interesse pela mitologia nórdica foi o fato de saber sobre a existência dos chamados 'Vikings' e Thor, quando criança, mas pouco aprofundava-se sobre seus costumes e crenças. Mais tarde, eu já com alguns conhecimentos superficiais de pesquisas informais, li Angus, de Orlando Paes Filho, que é uma saga de uma família guerreira, um livro fantasioso e não tem muito o enfoque de estar transmitindo informações sobre a cultura nórdica, mas não deixa de ocorrer, e por ser uma leitura simples e cheio de imagens, na época, gostei bastante. Creio que posteriormente darei uma atenção maior para uma pesquisa mais elaborada, ou sistemática, do assunto.

Na questão sobre o que mais me chama a atenção, retirando as partes que são comuns às crenças, no caso da ocorrência de deuses, um deus-superior e outro antagônico (Odin e Loki), entre outros aspectos nesse sentido, tive interesse específico pelo espírito guerreiro peculiar através das atribuições nominais, por exemplo: Berserker; uma preocupação com a morte dos seus guerreiros, Einherjar, por sua conseguinte valorização na existência de um local para onde, como sinal de honra, depois da morte seriam direcionados.

Enfim, é isso. Se tiver qualquer conteúdo incorreto nas minhas citações, por favor, me corrijam.

Saúdo os participantes do grupo.

Olá Jônatas!

Muito obrigado e seja bem vindo ao mesmo!

Conheço sim a saga de Angus, com certeza é uma leitura básica, porém é algo bom para despertar o interesse para pesquisas mais específicas, o que ocorreu em seu caso. Ele até deixa dicas para estudos mais completos sobre o tema nestes livros.

Creio que sejam os mesmos interesses que nos fazem gostar deste tema e que aqui no grupo estaremos comentando bastante. Logo que eu tenha bons textos estarei publicando aqui para discussões sobre o mesmo! ^^

Lembre-se que também poderá contribuir com conteúdos ajudando em nosso aprendizado!

Abraços!

Ah...tenho uma professora na faculdade chamada que nos ensinou a matéria Mitologia. Claro que ela abordou diversas mitologias importantes e foi até um pouco sucinta por haver bastante conteúdo, mas com o convivio com ela descobri que ela é de uma religião ligada a esta mitologia e para eles é tudo real. Odinismo.

Achei encantador e comecei a pesquisar mais sobre e é uma cultura muito bacana na qual eu adoraria saber mais.

Enfim, basicamente é isso.

=D

Olá Caroline,

Seja bem vinda ao grupo!

Eu não tive o prazer ainda de ter tal conteúdo na faculdade, espero que ainda seja trabalhado, o que acho um pouco difícil no caso de mitologia nórdica, já que em nossa sociedade o foco maior é referente a mitologia grega.

Com certeza é um tema encantador e que desperta muito interesse para estudo, sendo assim, estaremos sempre compartilhando informações aqui no grupo, logo, tendo algo, é só contribuir para nosso aprendizado!

Até mais!

É, não há realmente uma matéria voltada apenas para a mitologia nórdica, exatamente pelo que você disse, a hiper valorização dos gregos e romanos !Eu realmente adoro e gostaria de ter mais conhecimento sobre. Amo Loki, adoro mesmo ! Acho que foi ele quem me fez fixar essa paixão por essa mitologia tão encantadora !

Ate mais querido!

:)

Olá Tiago,

Eu comecei a gostar de mitologia nórdica após ler Tolkien quando criança.

Seus épicos são bem voltados ao nórdico, e isso me despertou grande estima pelo mito e pela própria realidade escandinava. Além de que sempre gostei muito de crenças e povos que desafiaram o cristianismo durante a idade média; os vikings correspondem muito a esse perfil.

Olá Kevin,

Bem vindo ao grupo e desculpe pela demora em responder, dias corridos! ^^

Realmente são boas motivações para começar a buscar estudos sobre mitologia nórdica!

Abraço!

Bacana, Caroline!

Boa tarde!

Sou professora de História e gosto de estudar as mitologias e religiões antigas. A mitologia nórdica não me é muito conhecida (só o básico: Thor, Odin, Loki e algumas histórias) e eu gostaria de conhecer mais. Li o livro de Bulfinger (acho que se escreve assim) e me interessei  mais sobre o assunto.

Olá Maria, seja bem vinda ao grupo.

Bem, mais uma companheira de profissão.

^^

Como gosta de mitologia, com certeza irá se encantar pela mitologia nórdica!

Em algumas postagens eu e alguns colegas citamos alguns artigos e livros que são uma boa pedida sobre tal cultura, busque ler estes artigos indicados, e caso conheça algum, também compartilhe conosco!

Assim nos ajudamos e compartilhamos um pouco mais de informações deste povo fantástico.

Desde minha infancia,ja brincava com bonecos da màrvel e  assistia desenhos animados, me fascinava muito.

Ja o interesse,foi buscar na religião uma que não fosse anti natural,como na maioria  è.

Deixo uma questão:

Os nòrdicos e os celtas veneravam o mesmo deus,porèm eles eram inimigos??

Primeiramente, eu gostava de ler sobre o Thor, personagem das HQs da Marvel inspirado no Thor nórdico.

Mais tarde fui lendo sobre a mitologia nórdica em revistas, na internet e vendo documentários.

Tem um documentário bastante interessante sobre Thor no History Channel, é um episódio de uma série chamada The Clash of Gods ou Confronto dos Deuses.

De forma geral eu me interesso bastante por mitologia...ja até li a coleção do Joseph Campbell, chamada As Máscaras de Deus. Toda mitologia revela as questões humanas mais profundas, a interação com o ambiente vivido bem como o enfrentamento das adversidades da vida. Se me permitem o jabá, tem um link de um texto que escrevi sobre essas questões: http://nerdworkingbr.blogspot.com/2011/05/o-homem-mitologico.html

RSS

LINKS PATROCINADOS

Conteúdo da Semana

O historiador Fábio Koifman (UFRRJ) conta ao Café História como transformou mais de sete mil documentos em uma pesquisa histórica bem sucedida e conversa sobre outros assuntos, como a sua relação com os arquivos no Brasil

Links Patrocinados

Cine História

Somos tão jovens

Está em cartaz nos cinemas brasileiras o tão aguardado filme sobre Renato Russo e o começo da Legião Urbana. "Somos tão jovens" é dirigido por Antonio Carlos Fontoura.

Brasília, 1973. Renato (Thiago Mendonça) acabou de se mudar com a família para a cidade, vindo do Rio de Janeiro. Na época ele sofria de uma doença óssea rara, a epifisiólise, que o deixou numa cadeira de rodas após passar por uma cirurgia. Obrigado a permanecer em casa, aos poucos ele passou a se interessar por música. Fã do punk rock, Renato começa a se envolver com o cenário musical de Brasília após melhorar dos problemas de saúde. É quando ajuda a fundar a banda Aborto Elétrico e, posteriormente, a Legião Urbana.

Enquete História

Você acredita que João Goulart foi assassinado por agentes da ditadura militar?

Sim
Não
Talvez

Resultado Parcial
Comentar esta Enquete
Recomendar esta Enquete

Em nossa enquete anterior, perguntamos: de 0 a 5, que nota você daria para a edição da ANPU regional (2012)? 638 pessoas votaram na enquete. O resultado foi o seguinte: 0 (27,90%), 5 (22,24%), 3 (16,14%), 4 (15,05%), 2 (7,99%) e 1 (7,68%).

Parceiros

NOSSOS OUTROS PROJETOS

Política de Privacidade

Para ler nossa "Política de Privacidade", clique aqui.

© 2013   Criado por Bruno Leal.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

body, .xg_reset .xg_module_body { line-height: 1.3; }