Informação

Martinho Lutero

Martinho Lutero (Eisleben, 10 de novembro de 1483 — Eisleben, 18 de fevereiro de 1546) foi um monge agostiniano alemão, teólogo, professor universitário, "Pai do Protestantismo" ..

Membros: 73
Última atividade: 2 Mar, 2016

(...)

O surgimento dos luteranos está ligado aos inícios da Reforma. A idéia central da Reforma é a convicção de que o ser humano não pode nem tem necessidade de salvar-se por si mesmo. Antes, a salvação é dada em Cristo "unicamente pela graça" e aceita "somente pela fé". Aparentemente simples, esse pensamento, biblicamente fundamentado, originou uma nova compreensão da Igreja, do sacerdócio, dos sacramentos, da espiritualidade, da devoção, da conduta moral (ética), do mundo, incluindo aí a economia, a educação e a política. Há um nome indissoluvelmente ligado a essas idéias: Martinho Lutero!


Lutero nasceu no dia 10 de novembro de 1483 em Eisleben, Alemanha. Preocupado com a salvação, o jovem Martinho Lutero decidiu tornar-se monge. Durante seu estudo, sempre o acompanhava a pergunta: "Como posso conseguir o amor e o perdão de Deus?" Lutero foi descobrindo ao longo dos seus estudos que para ganhar o perdão de Deus ninguém precisava castigar-se ou fazer boas obras, mas somente ter fé em Deus. Com isso, ele não estava inventando uma doutrina, mas retomando pensamentos bíblicos importantes que estavam à margem da vida da igreja naquele momento.

Lutero decidiu tornar públicas essas idéias e elaborou 95 teses, reunindo o mais importante de sua (re)descoberta teológica, e fixou-as na porta da igreja do castelo de Wittenberg, no dia 31 de outubro de 1517. Ele pretendia abrir um debate para uma avaliação interna da Igreja, pois acreditava que a Igreja precisava ser renovada a partir do Evangelho de Jesus Cristo.

Em pouco tempo toda a Alemanha tomou conhecimento do conteúdo dessas teses e elas espalharam-se também pelo resto da Europa. Embora tivesse sido pressionado de muitas formas - excomungado e cassado - para abandonar suas idéias e os seus escritos, Lutero manteve suas convicções. Suas idéias atingiram rapidamente o povo e essa divulgação foi facilitada pelo recém inventado sistema de impressão de textos em série.

O Movimento da Reforma espalhou-se pela Europa. Em 1530 os líderes protestantes escreveram a "Confissão de Augsburgo", resumindo os elementos doutrinários fundamentais do luteranismo.

Em 1546, no dia 18 de fevereiro, aos 62 anos, Martinho Lutero faleceu. Finalmente, em 1555, o Imperador reconheceu que haviam duas diferentes confissões na Alemanha: a Católica e a Luterana.

Fórum de discussão

O que Lutero Pretendia?

Iniciado por Wellerson David Baptista 14 Dez, 2015. 0 Respostas

O que Lutero não pretendia de fato é formar uma nova ordem religiosa. Após descobrir a salvação pela fé, pretendia debater sobre o assunto, porém as questões tomaram proporções muito maiores que de…Continuar

Martinho Lutero,um iealista ou um fanático?

Iniciado por Paulo Cesar Polibiano. Última resposta de Marcelo Gomes da Silva Bruno 26 Nov, 2015. 8 Respostas

Martinho Lutero, assim como muitos talvez tenha sido um visualista preocupado em expor ideias \naturais em setores da Igreja Católica, arcaica e preocupada em bens materiais,tais como vendas de…Continuar

Qual é a participação de Lutero no capitalismo selvagem atual, dentro das Igrejas evangelicas?

Iniciado por Renato Mello Tives. Última resposta de Marcelo Gomes da Silva Bruno 26 Nov, 2015. 4 Respostas

Vejo, que quando Martinho Lutero apos ter colocado as 95 teses e logo ser perseguido, ele da o direito das terras aos principes e nao da Igreja, e quem nasceu pobre nao teriam o direito de serem…Continuar

Velhas rivalidades...

Iniciado por Sandra Regina dos Santos 20 Jul, 2010. 0 Respostas

 Penso que a ousadia de Lutero custou caro e pode ser analisada friamente no processo da II Guerra Mundial onde a Igreja Católica adotou uma postura que passou a ser duramente questionada.A igreja…Continuar

Caixa de Recados

Comentar

Você precisa ser um membro de Martinho Lutero para adicionar comentários!

Comentário de wandson santos em 3 setembro 2015 às 14:34

Sem dúvida nenhuma a reforma protestante foi um grande marco na história, Onde ele não queria criar outra igreja ou religião mas, sim reformar algumas praticas e atos praticado pela igreja, mas será que a igreja aceitaria reformular todos aqueles dogmas já praticado por toda idade media, O problema é que muitos protestantes ignoram sua inquisição fala -se muito da INQUISIÇÃO católica, mas ignoram protestante que também matou muitos, no das contas as igrejas protestantes hoje em dias estão praticando várias coisas do tempos medievais como pro exemplo a venda de objetos "ungidos"  não se vende mais indulgência mas vende vassoura ungida.   

Comentário de Ivan Pereira Guedes em 29 janeiro 2014 às 12:16

De fato a História do cristianismo jamais foi a mesma depois deste movimento religioso cujo uma das figuras mais proeminentes sem dúvida alguma foi Martinho Lutero.

http://historiologiaprotestante.blogspot.com.br/2013/10/protestanti...

Comentário de Isabel Santos em 5 novembro 2013 às 13:03

Admiro muito Lutero, por sua coragem de não ficar calado depois que descobriu a Verdade na Bíblia. Nele cumpriram-se também as Palavras de Jesus:

Não se esconde uma candeia debaixo da mesa...

Comentário de ROBERTO CATARINO em 11 agosto 2011 às 8:28
Lutero tinha uma doutrina pura e ética. E há um fato que comprova que o único objetivo de Lutero era com Deus e com a salvação, o resultado da reforma foi imprevisível e até mesmo indesejável, muitas vezes oposto até ao pensamento dos próprios reformadores. João Calvino pode ter ido um pouco mais além de Lutero, apesar de seguir aspectos da doutrina Luterana. Calvino valorizava o trabalho e o lucro, pode-se dizer que traz um espírito capitalista.
Comentário de enrique hernando zamora em 13 junho 2011 às 18:10

Concordando com Leonardo Stuepp  8 março 2011) e Silvaniza Maria Ferrer (varios comentarios preciosos) penso que devemos focar o angulo desde o qual estudamos Martim Lutero.Não se pode negar (nem para amigos nem para inimigos de suas ideias) que a pessar dos exageros ele é uma perdonalidade marcante na historia de Europa,da Igreja Cristã(total...independentemente da visão pro ou contra) e da Historia Universal pelas suas ideias e sua coragem!

Acho de extremo interesse ,conforme Leonardo, opinar identificando o ponto de estudo....suas ideias??/sua participaçao politica? sua propria vida como ser humano??

Outra ideia fundamental ,conforme Silvaniza, seria colocar (tentar certamente) o analises dentro do contexto da época e não para aprovar ou condenar "nossa Igreja Catolica" ou "nossas Igrejas Protestantes" ( e falo para nos que tentamos uma visão historiografica,teologica).

Finalmente me chamou atençao muito agradavelmente a observaçao de Silvaniza "não confunda cristianismo primitivo com catolicismo". Fantastico e histórico!!!.

Lutero embora não o único,acabou sendo UM dos reformadores  querendo levar a igreja de sua época(a "Igreja de Roma" que desde o Dictatus Papae de Gregorio VII em 1975 se proclamou a "unica igreja de Cristo") aos primordios do Cristianismo.....onde "havia varias igrejas"...onde não existia primado romano nenhum(cfr padres da Igreja Cirenaica-norte Africa criticando ao bispo de Roma por meter o nariz onde não devia na Igreja Hispana),onde o "apostolado feminino "era muito mais intenso, onde a "Palavra "era em lengua vernácula.....onde os Presbiteros podiam ser casados(apenas  era praxis escolher o Bispo-Episcopus entre os Presbiteros celibes)....onde o celibato era opçao e nao obrigaçao....onde a mulher era a esposa e companheira ....onde a fé reinava como eixo primordial embora não único..."Gostei.

Desde meus anos de Teologia admirei e ....critequei Lutero (como outros lideres ora da reforma ora das primeiras igrejas).Gosto de saber outras formas de ve-lo assim como a tumultuada Igreja Romana da época.

PD Esqueci falar: sou católico embora gosto mais de denominar-me "cristão" como a Igreja primitiva admirando respeitando e debatendo o pensamento com as outras igrejas....como era no principio!

Comentário de Paulo Cesar Ferreira da Cunha em 25 março 2011 às 15:55

Gostei do grupo... as reflexões são fortes...

Comentário de Joanderson Mendes em 20 março 2011 às 9:40

seja HOMEM leonardo, não apague meus comentarios;? deixe-o, tenho dito a verdade,se não prove ao contario?

porque apagou o topico sobre, a pedofilia dos padres ? vocÊ não gosta? porque será? isso é um assunto que é debatido mundialmente, e porque voce não quer debate-lo? é a verdade, e causa grande impacto em voce?use sua poderosa inteligencia para debatemos. irei criar um grupo sobre, esse assunto, te espero para debatemos lá ;D

-

Comentário de joaquim schieder da silva em 17 março 2011 às 9:09

Bom dia Flávio .A igreja  SUD considera a traducao da Bíblia de Martin Luther a melhor .

Apesar disso cometeu grandes erros que mesmo para a época e atendendo á situacao foram mais tarde muito prejudiciais aos judeus .

 

Comentário de jose g. flavio em 17 março 2011 às 8:50

  Bom dia

            Meu caro amigo Joaquim,eu concordo plenamente com voce,não temos a obrigaçao de concordar com tudo o que foi pre estabelecido,talvez ate sem a nossa anuencia,temos o direito de questionar,pois,somente assim aprendemos,e normalmente respeitamos o que conhecemos,assim como Lutero,Calvino,Ghandy ,Luther King e outros todos ousaram em questionar,e puderam colaborar com o desenvolvimento  social,dando  luz  a alguns pontos obscuros e não questionado por muitos.Vamos contimuar dialogando.

       Um abraço.

Comentário de Leonardo Stuepp em 17 março 2011 às 7:00

Olá José.

Bom dia.

Nas redes sociais, normalmente o número dos membros que participa ativamente é bem pequeno, então, creio que esporadicamente novos membros apresentarão seus comentários.

Seria interessantíssimo se todos apresentassem seus conhecimentos sobre o tema, o que realmente enriqueceria por demais os debates.

Eu continuarei, dentro de minhas possibilidades a postar os textos no tópico que criei no grupo e, também, me manifestarei quando necessário nos comentários do próprio grupo.

Um abraço.

 

Membros (73)

Elizzabeth Hale Cullen
 
 
 

café história acadêmico

Lançamento: A 13ª Edição da Revista Ars Histórica está no ar cheia de novidades. Nesta edição, os leitores encontrarão o dossiê "Império Português em Perspectiva: Sociedade, Cultura e Administração (XVI-XIX)" apresentado pelo Prof. Dr. Antonio Carlos Jucá, PPGHIS-UFRJ. Clique aqui para conferir na íntegra.

bibliografia comentada

Política de Privacidade

Para ler nossa "Política de Privacidade", clique aqui.

Atenção!

O Café História respeita a opinião de todos nos mais diversos espaços da rede. Reserva-se, no entanto, o direito de suspender textos de teor ofensivo, agressivo ou que sustente preconceitos de qualquer ordem, que promovam a violência ou que estejam em desacordo com o bom senso e as leis brasileiras. Se identificar algum conteúdo ofensivo ou comportamentos inadequados, por favor notifique-nos: cafehistoria@gmail.com

Fale Conosco

Encontrou alguma mensagem racista, preconceituosa ou ofensiva no Café História? Entre em contato conosco. cafehistoria@gmail.com

dicas de dezembro

© 2017   Criado por Bruno Leal.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

body, .xg_reset .xg_module_body { line-height: 1.3; }