Informação

Leonardo Da Vinci

O GRANDE homem do Renascimento

Membros: 57
Última atividade: 27 Jan

Fórum de discussão

Quem foi Leonardo da Vinci?

Iniciado por Leonardo Stuepp. Última resposta de Crislayne Fatima dos Anjos 13 Out, 2010. 3 Respostas

Leonardo Da Vinci segundo Freud

Iniciado por Lilian Brandão. Última resposta de Lilian Brandão 24 Jun, 2010. 1 Resposta

Caixa de Recados

Comentar

Você precisa ser um membro de Leonardo Da Vinci para adicionar comentários!

Comentário de Regina Cöeli de Almeida Freire em 18 novembro 2010 às 9:03
Cabe aqui correção importante sobre comentário já feito. Sem ela perde-se algo imprescindível. "Os homens andarão e NÃO se moverão ..."
Comentário de Regina Cöeli de Almeida Freire em 18 novembro 2010 às 8:10
Da Vinci, visionário, séculos antes dos acontecimentos narrados tornarem-se reais: "Os homens andarão e se moverão; eles falarão com aqueles que não estão presentes e ouvirão aqueles que não falam. Parecerá aos homens que eles vêem destruição no céu e chamas que descem parecerão voar em terror; ouvirão criaturas de todos tipos de língua humana; correrão em um instante para as diferentes partes do mundo sem fazer nenhum movimento e verão a radiância mais esplendorosa em meio à escuridão. Vereis a vós mesmos caindo de grandes alturas sem sofrer nenhum ferimentos. Ó maravilha da humanidade ! Que frenesi vos impeliu desta forma ?" GÊNIO
Comentário de Regina Cöeli de Almeida Freire em 11 novembro 2010 às 15:26
"O pintor, com suas proporções harmoniosas, faz as partes componentes reagirem simultaneamente de modo que elas possam ser vistas ao mesmo tempo, tanto juntas quanto separadas; juntas, vendo-se o desenho como um todo,e separadamente, vendo-se o desenho de suas partes componentes." Uma entre inúmeras "Anotações de Da Vinci por ele mesmo", livro da Editora Madras. Será essa descrição a Razão Áurea ou Razão do Ouro ?
Comentário de Leonardo Stuepp em 6 setembro 2010 às 21:14
Visitar o museu do Louvre é algo indescritível. Mas, a sensação de ver a obra de Leonardo Da Vinci, a Mona Lisa, assim ao vivo alí à sua frente a poucos metros é da maior emoção.
Tive esta oportunidade muito especial em 2002.
Comentário de Leonardo Stuepp em 6 setembro 2010 às 18:41
Olá a todos os membros deste grupo.
Espero poder contribuir um pouco com meus conhecimentos sobre este personagem ímpar da história, o último dos universais.
Um abraço.
Comentário de Júnior Vilas Bôas em 3 agosto 2010 às 12:19
Muito bom conhecer ainda mais sobre esse grande homem, que para mim, foi o maior gênio da humanidade. O ser humano mais incrível a pisar na terra.
Comentário de Sergio Pantoja Mendes em 1 junho 2010 às 19:35
Oi Lilian! Desculpe-me pela demora em responder, mas neste momento, estamos com apenas um PC em casa e é uma briga de foice para que cada um (somos quatro a usá-lo), possa executar aquilo que quer. Além disso, nos pequenos intervalos disponíveis, temos que fazer contato também, com amigos de outras redes. Assim que recebermos de volta o outro PC e comprarmos um outro NB, acredito que a comunicação com todos, irá melhorar. Abraços a voce e a todos os outros amigos do grupo.
Comentário de Lilian Brandão em 25 maio 2010 às 9:28
Leonardo Da Vinci foi um gênio que atuou e criou em muitas áreas do conhecimento humano. Leia à seguir seus dez melhores engenhos.

10. Escrita reversa



Era uma maneira de enganar os plagiadores da renascença que olhavam suas anotações ou apenas uma maneira de evitar a bagunça que a tinta fazia para um canhoto? Qualquer que fosse seus motivos, Da Vinci certamente gostava de escrita reversa: a maioria de seus diários estão embaralhados dessa maneira.

9. Engrenagens para mergulho submarino



A fascinação de Da Vinci com o mar ajudou a criar vários projetos para exploração aquática. Seu traje de mergulho era feito de couro, conectado a um snorkel feito de cana e um cinto que flutuava na superfície. Provar o traje era também prático, ele incluía um saco onde o mergulhador poderia utilizar para urinar.

8. Ponte giratória



Sempre fã de saídas rápidas, Da Vinci pensou que sua ponte giratória poderia ser melhor usada na guerra. Os materiais leves e fortes, fixados a um sistema de cordas e polias, permitiam um exército instalá-la e atravessá-la em instantes.

7. Planador com asas



A imaginação de Da Vinci estava cheia de idéias de máquinas voadoras, incluindo vários planadores equipados com asas que batiam. Esse modelo com assentos e controles para o piloto não incluía um capacete.

6. Canhão de três canos



Mais pensador do que lutador, o desgosto de Da Vinci por conflito não o impedia de sonhar com projetos de canhões muito mais eficientes como este. Este modelo seria uma arma mortal em campo de batalha, rápido e leve com muito mais poder de fogo.

5. Parafuso voador



Cientistas modernos concordam que possivelmente nunca saiu do chão, mas o projeto do “helicóptero” de Da Vinci ainda é um dos seus mais famosos. A curiosa geringonça era para ser operada por uma equipe de quatro homens e poderia ter sido inspirada por um moinho de vento de brinquedo popular na sua época.

4. A cidade ideal



Vivendo em Milão, que estava infestada pela peste negra, Da Vinci visionou uma cidade mais eficiente que ele teria orgulho em chamar de lar. Seus desenhos arquitetônicos são altamente detalhados e até incluem estábulos com ventilação de ar fresco. Para a perplexidade dos Milaneses modernos ele não deixou espaço para um estádio de futebol.

3. Carro auto-propelido



Não é uma Ferrari, mas o projeto de Da Vinci para um veículo auto-propelido era revolucionário para seu tempo. Este “carro” de madeira se movia pela inteiração de molas com rodas engrenadas. Cientistas de um museu de Florença construíram uma réplica em 2004 e descobriram que funcionou como Da Vinci pretendia.

2. Datação geológica



Placa tectônica? Moleza. Enquanto a maioria de seus contemporâneos explicavam que fósseis de moluscos encontrados no topo de montanhas eram restos deixados pelo Dilúvio, Da Vinci (corretamente) supunha que as montanhas teriam formado uma vez o litoral muitos anos antes de moverem-se para cima.

1. O Homem Vitruviano



Da Vinci modelou seu humano perfeito a partir das proporções deixadas por Vitruvius, um antigo arquiteto romano. O homem de aparência fechada tem razão para sorrir: ele é hoje considerado uma das figuras mais reconhecíveis no planeta
Comentário de Lilian Brandão em 24 maio 2010 às 7:48
Bom dia Sergio! como vai? realmente eu já havia lido algo a esse respeito, onde era mencionado os estudos de Da Vinci sobre a anatomia humana tal qual vc mencionou aqui, relamente para a época se de fato ele fez td isso e se fosse pego com certeza seria queimado vivo pela Inquisição, pois a Igreja naquela época exercia um domínio muito grande. Bom se não estou enganada eu li a respeito deste fato na revista Aventuras na História,
Uma ótima semana a vc tb!
Comentário de Sergio Pantoja Mendes em 23 maio 2010 às 21:58
Boa noite, Lilian! O acerto da posição de um feto, no interior do útero de uma mulher, pode ser creditado ao conhecimento que ele adquiriu, através dos seus estudos sobre a anatomia humana. Conta a lenda, que ele pagava para ter acesso a cadáveres de pessoas recém falecidas, os quais dissecava para aprendizado. Obviamente que esta atividade, se verdadeira, era exercida com grande discrição e em segredo absoluto, porque naquela época, se ele fosse pego no exercício da função, seria queimado vivo... Um grande abraço e uma boa semana.
 

Membros (57)

 
 
 

Links Patrocinados

Membros

Cine História

Tarja Branca

Está em cartaz em cinemas brasileiros o documentário de estréia do brasileira Cacau Rhoden. 

Sinopse: A partir dos depoimentos de adultos de gerações, origens e profissões diferentes, o documentário discorre sobre a pluralidade do ato de brincar, e como o homem pode se relacionar com a criança que mora dentro dele. Por meio de reflexões, o filme mostra as diferentes formas de como a brincadeira, ação tão primordial à natureza humana, pode estar interligada com o comportamento do homem contemporâneo e seu "espírito lúdico". 

documento histórico

Guerra dos Trinta Anos: Confira o mapa histórico sobre a Guerra dos Trinta Anos (1618-1648), uma das maiores guerras da história da Europa Moderna. 

EVENTO EM DESTAQUE

Parceiros


Fotos

Carregando...
  • Adicionar fotos
  • Exibir todos

Política de Privacidade

Para ler nossa "Política de Privacidade", clique aqui.

© 2014   Criado por Bruno Leal.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

body, .xg_reset .xg_module_body { line-height: 1.3; }