Informação

Imperio Otomano

foi um Estado que existiu entre 1299 e 1922 e que no seu auge compreendia a Anatólia, o Médio Oriente, parte do norte de África e do sudeste europeu.

Membros: 42
Última atividade: 20 Ago, 2015

Resumo sobre o Império Otomano (1299-1922)

O Império Otomano (دولت عالیه عثمانیه, transl. Devlet-i Âliye-yi Osmâniyye em turco otomano) foi um Estado que existiu entre 1299 e 1922 e que no seu auge compreendia a Anatólia, o Médio Oriente, parte do norte de África e do sudeste europeu. Foi estabelecido por uma tribo de turcos oguzes no oeste da Anatólia e era governado pela dinastia Osmanlı.

Em círculos diplomáticos, muitas vezes, fazia-se-lhe referência como "Sublime Porta" ou simplesmente como "A Porta", devido à cerimônia de acolhimento com que o sultão agraciava os embaixadores, à entrada do palácio.

Fundado por Osman I (em árabe Uthmān, de onde deriva o nome "otomano"), nos séculos XVI e XVII o império constava entre as principais potências políticas da Europa e vários países europeus temiam os avanços otomanos nos Balcãs. No seu auge, no século XVII, o território otomano compreendia uma área de 11.955.000 km² e estendia-se desde o estreito de Gibraltar, a oeste, até o mar Cáspio e o golfo Pérsico, a leste, e desde a fronteira com as atuais Áustria e Eslovênia, no norte, até os atuais Sudão e Iêmen, no sul.

Sua capital era a cidade de Constantinopla, tomada ao Império Bizantino em 1453. O Império Otomano foi a única potência muçulmana a desafiar o crescente poderio da Europa Ocidental entre os séculos XV e XIX. Declinou marcadamente ao longo do século XIX e terminou por ser dissolvido após sua derrota na Primeira Guerra Mundial. Ao final do conflito, o governo otomano desmoronou e o seu território foi partilhado. O cerne político-geográfico do império transformou-se na República da Turquia, após a guerra de independência turca.

A partir de 1517, o sultão otomano era também o Califa do Islão, e o império otomano era entre 1517 e 1922 (ou 1924) o sinónimo de Califado, o Estado Islâmico. O auge do Império Otomano foi durante o governo de Solimão, o Magnífico, no qual seus exércitos chegaram às portas de Viena, e Constantinopla foi transformada em capital cultural e política. Durante este breve período, o Califado atingiu sua máxima extensão, estendendo-se do Atlântico até Oceano Índico; do norte do Sudão até o sul da Rússia. Foi também durante o seu governo que ocorreram a Batalha de Rodes, Batalha de Tabriz, Batalha de Málaca, Batalha de Manila e o Cerco de Viena.

Fórum de discussão

Este grupo ainda não possui nenhum tópico.

Caixa de Recados

Comentar

Você precisa ser um membro de Imperio Otomano para adicionar comentários!

Comentário de Marcelo Gomes da Silva Bruno em 26 julho 2015 às 13:35

Bom dia!

Alguém no grupo poderia comentar sobre o conflito entre o Império Otomano (sunita) e o Império Persa Safávida (de religião oficial xiita) nos séculos XVI e XVII ? Alguns autores alegam que o fato de os turcos otomanos terem de combater em duas frentes nesse período, i.e. contra os cristãos na Europa e no Mediterrâneo e contra os persas xiitas na Mesopotâmia e outras fronteiras orientais do império, teria sido um dos fatores que impediu os turcos de se imporem sobre os austríacos na Europa Central.  O que vocês acham ?

Comentário de Fabio Baladez em 20 janeiro 2014 às 19:51

Qual a relação e envolvimento de vocês com o Império Otomano?

Interesses mais específicos, estudos feitos, dúvidas, artigos publicados, preferências?

Comentário de Mauricio AC em 25 agosto 2012 às 8:14

Osman I, Osman Gazi Khan ou Othman I El-Gazi (1280 [1] – 1324), em turco otomano, عثمان بن أرطغرل; em turcoOsman Gazi ou Osman Bey ou I.Osman, apelidado "Kara" por sua coragem, foi o líder dos turcos otomanos e o fundador da Dinastia Osmanlı que estabeleceu e governou o Império Otomano, o qual foi nomeado em homenagem a ele.

Recebeu o título de bey (chefe) do seu pai, Ertuğrul, como governador da aldeia de Söğüt, em 1281.

Osman declarou a independência do seu pequeno reino frente aos turcos seljúcidas em1299. Quando as invasões mongóis se dirigiram para o oeste, empurraram um grande número de muçulmanos em direção ao principado de Osman, na Anatólia]] - uma base de poder que ele rapidamente consolidou.

O império teve início com a conquista da tribo turca dos Eskenderum e da cidade deEskişehir (em turcocidade velha) em 13011303.

Com a queda do forte bizantino de Yenişehir (cidade nova), os turcos ficaram prontos para sitiar as grandes cidades bizantinas de Bursa e Niceia (hoje, İznik). Osman I morreu em 1326, o mesmo ano da conquista destas duas cidades. Os seus sucessores deram-lhe, postumamente, o título de gazi (veterano de guerra). Sempre que um novo sultãoascendesse ao trono, o povo deveria aclamá-lo dizendo "Possa ser tão grande quanto Osman". Com o declínio do ramo oriental do antigo Império Romano, o Império Otomano passou a ocupar o seu lugar, mantendo-se como um império mundial por mais de seis séculos.

Comentário de Bruno Leal em 2 março 2012 às 12:44

E aí, quem pode criar o primeiro fórum de nosso grupo?

 

Membros (40)

 
 
 

café história acadêmico

Lançamento: A 13ª Edição da Revista Ars Histórica está no ar cheia de novidades. Nesta edição, os leitores encontrarão o dossiê "Império Português em Perspectiva: Sociedade, Cultura e Administração (XVI-XIX)" apresentado pelo Prof. Dr. Antonio Carlos Jucá, PPGHIS-UFRJ. Clique aqui para conferir na íntegra.

bibliografia comentada

Política de Privacidade

Para ler nossa "Política de Privacidade", clique aqui.

Atenção!

O Café História respeita a opinião de todos nos mais diversos espaços da rede. Reserva-se, no entanto, o direito de suspender textos de teor ofensivo, agressivo ou que sustente preconceitos de qualquer ordem, que promovam a violência ou que estejam em desacordo com o bom senso e as leis brasileiras. Se identificar algum conteúdo ofensivo ou comportamentos inadequados, por favor notifique-nos: cafehistoria@gmail.com

Fale Conosco

Encontrou alguma mensagem racista, preconceituosa ou ofensiva no Café História? Entre em contato conosco. cafehistoria@gmail.com

dicas de dezembro

© 2017   Criado por Bruno Leal.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

body, .xg_reset .xg_module_body { line-height: 1.3; }