Que os principais temas discutidos hoje dentro do contexto da História Social?

E mais: como definir a História Social?

Exibições: 224

Respostas a este tópico

Bruno.

A História Social tem uma variedade enorme de assuntos discutidos, pois não necessariamente podemos hoje classificar uma pesquisa como uma única linha, isto era para pesquisadores de anos atrás. O Século XXI faz com que o pesquisador de qualquer área seja capaz de holistizar um assunto em diferentes caminhos, oferecendo respostas completas aos resultados propostos. 

Temas ligados a História Social variam, podendo ser culturais, políticos, econômicos e assim vai: podemos trabalhar diálogos entre personagens históricos, podemos analisar as características culturais entremeadas ao social, podemos ver como a economia influencia o cotidiano. História Social liga-se ao cotidiano, a chamada "História da Vida Privada" apresentada por Philippe Àries em geral e por Nicolau Skvencko (deve ser assim que se escreve rs) aqui no Brasil.

História Social é basicamente a historicidade do coletivo das esferas sociais desde suas individualidades até suas mais profundas buscas de identidade. É uma definição muito ampla que compreende uma enorme colocação e debate aqui.

A criação das mentalidades associadas à economia é um assunto muito interessante e que a meu ver temos enorme dificuldade de entender. creio que esse assunto caminha meiom de banda pela sociedade.

Olá Ludmila, prazer em conhecê-la. Estou juntando biografias que possam me ajudar na elaboração do meu TCC de História. Se você puder me ajudar, o tema que escolhi foi: "O Ensino de História e sua função social em sala de aula'.

Com certeza, Ludmila.

Faço parte de um PPGHIS (UFRJ) e tenho esta noção de diversidade.

Mas sempre há alguns temas que são predominantes. Na UFRJ, por exemplo, não tenho a menor dúvida que pesquisas ligadas a ditadura militar são hegemônicas, mais especificamente aquelas que tratam de movimentos estudantis, do Brasil ao México.

Concordo com a Ludmila no que diz respeito aos vários campos de pesquisa existentes na área.

Só acho que vale a pena destacar, também, uma questão interessante e muito discutida no meio que é a constante comparação do historicismo social com a ciência sociológica.

Primeiro: a história social se ocupa, sobretudo, da reconstrução dos elementos constituintes de uma determinada esfera social. Como, por exemplo: a culinária, a música, as leis etc. Tal como a sociologia, porém a grande diferença da abordagem histórica em relação à sociológica – eu creio – é que o prisma histórico se preocupa, muito mais, com a questão da ordem e cronológica dos fatos e menos com a questão interpretativa. Ao contrario da sociologia que tem como objeto de estudo principal a compreensão do meio ou fato social em si.

No mais, é isto que a Ludmila nos conta. É uma área ampla e, portanto, muito rica.

Bruno, sobre temas mais recorrentes... Eu penso que isso se faz pela tradição da pesquisa local. No Brasil e América Latina esses tópicos que envolvem hegemonia econômica, imperialismo, movimento estudantil e coisas assim é fruto de vertentes ideológicas que estão enraízas no meio local. (É claro que essa é uma opinião pessoal).

Mas, pelo o que tenho acompanhado, a questão racial no Brasil é um tema bastante recorrente aqui em SP. O IEB, na USP, tem importantes publicações sobre o a ideia de raça e temas variantes. Sem contar os pesquisadores relevantes que se debruçaram sobre o tema nas últimas décadas como Roberto Ventura, o próprio Silvio Romero e pesquisadores contemporâneos com publicações importantes em história social como Lilia Schwarcz etc.

Att,

RSS

LINKS PATROCINADOS

Conteúdo da Semana

O historiador Fábio Koifman (UFRRJ) conta ao Café História como transformou mais de sete mil documentos em uma pesquisa histórica bem sucedida e conversa sobre outros assuntos, como a sua relação com os arquivos no Brasil

Links Patrocinados

Cine História

Somos tão jovens

Está em cartaz nos cinemas brasileiras o tão aguardado filme sobre Renato Russo e o começo da Legião Urbana. "Somos tão jovens" é dirigido por Antonio Carlos Fontoura.

Brasília, 1973. Renato (Thiago Mendonça) acabou de se mudar com a família para a cidade, vindo do Rio de Janeiro. Na época ele sofria de uma doença óssea rara, a epifisiólise, que o deixou numa cadeira de rodas após passar por uma cirurgia. Obrigado a permanecer em casa, aos poucos ele passou a se interessar por música. Fã do punk rock, Renato começa a se envolver com o cenário musical de Brasília após melhorar dos problemas de saúde. É quando ajuda a fundar a banda Aborto Elétrico e, posteriormente, a Legião Urbana.

Enquete História

Você acredita que João Goulart foi assassinado por agentes da ditadura militar?

Sim
Não
Talvez

Resultado Parcial
Comentar esta Enquete
Recomendar esta Enquete

Em nossa enquete anterior, perguntamos: de 0 a 5, que nota você daria para a edição da ANPU regional (2012)? 638 pessoas votaram na enquete. O resultado foi o seguinte: 0 (27,90%), 5 (22,24%), 3 (16,14%), 4 (15,05%), 2 (7,99%) e 1 (7,68%).

Parceiros

NOSSOS OUTROS PROJETOS

Política de Privacidade

Para ler nossa "Política de Privacidade", clique aqui.

© 2013   Criado por Bruno Leal.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

body, .xg_reset .xg_module_body { line-height: 1.3; }