Para quem não sabe, RPG é a sigla de RolePlaying Game, ou Jogo de Interpretação. Neste tipo de jogo, o jogador assume a identidade de um personagem, que se insere em uma história criada, contada e mediada por um narrador, ou mestre de jogo.

Grande parte dos RPG's - de mesa ou eletrônicos - têm utilizado o cotidiano medieval como cenário, inserindo, em grande parte, elementos fantásticos. A inspiração deste cenário remonta aos livros de JRR Tolkien, especialmente "Senhor dos Anéis".

Gostaria de abrir uma discussão sobre quais os elementos medievais mais abordados em RPG, incluindo (muitos) aspectos anacrônicos.

Exibições: 253

Respostas a este tópico

Olá, Michel.

Eu penso que o RPG é mesmo uma boa ilustração de como a Idade Média se afigura nas mentes das pessoas hoje, tanto por ser o RPG em cenários medievais um gênero muito popular e em crescimento constante quanto por invadir diversas mídias (pois o RPG de inspiração medieval também influencia a música e o cinema, no mínimo).

Talvez um aspecto extremamente importante de se apontar no RPG seja o fato de se lidar com estereótipos. Desde os personagens criados até aos figurantes, desde as cidades até todos os outros ambientes: toda imagem buscada é a clássica, aquela eternizada na nossa mentalidade, não é? As regras dos jogos até contribuem para isso: o ladrão, o cavaleiro, o alquimista, todos têm características que os direcionam a um modelo, que é sempre aquele almejado pelo jogador que "inventa" seu personagem. Esses modelos são as imagens que faz-se das figuras que compõem o mundo medieval. Mas o modelo de cada tipo de personagem é só um (o cavaleiro e todas as suas características individualizantes, por exemplo).
Tudo é estereótipo no RPG. Não só as personagens, mas as cidades, a atmosfera, e o próprio tempo (vide Vampiro: A Idade das Trevas, a começar pelo próprio nome). O narrador da aventura se esforça para exprimir, com a ajuda dos jogadores, uma atmosfera clássica, uma ilustração perfeita da idéia que se faz do cenário medieval; é algo, acho, que se pode dizer que é quase cinematográfico ou teatral. Em última instância, é uma expressão da idéia que se faz da Idade Média; expressão que tem as vantagens de ser mais popular entre os alunos (principalmente jovens) do que o teatro, e mais "democrática" do que o cinema (porque não são atores profissionais que a realizam).

Parabéns pelo tópico.
Mayquel.
Nossa, Mayquel, que observação legal que tu fizeste. Aliás, conheço o gênero "Mundo das Trevas", de RPG. No entanto, prefiro o GURP's, por ser genérico. Na temática medieval, uso o Fantasy ou Dungeon Fantasy.

Eu acrescentaria, nas tuas pontuações, um paradoxo que pode passar desapercebido: a Igreja Católica monopolizou a cultura medieval, tentando enterrar o paganismo através de perseguição, tortura e execuções públicas. No entanto, ironicamente, as temáticas de RPG fundem aspectos medievais com elementos pagãos - muitas vezes anacrônicos -, como os provenientes do arcabouço mitológico ocidental e oriental (Grifos, Orcs, Dragões, etc).

Não é interessante?

Um abraço
Não conheço o GURP's, mas já ouvi falar bem dele. Eu uso sistemas desenvolvidos independemente por mim, mas com influência de Dungeons & Drangons, com cujo sistema eu não tenho familiaridade muito embora.

Nossa, você tem muita razão nessa sua observação. E, inclusive, tocou no principal ponto do RPG, aquele que mais chama a atenção daqueles que praticam e que mais desperta o interesse na maioria das vezes: a mitologia, o elemento fantástico, sempre de origem principalmente pagã, sem dúvida. Me atrevo a dizer que, não fosse a presensa da mitologia pagã, o RPG não teria público. O engraçado é que não se trata nem de um contraste entre a Igreja e a mitologia pagã o foco dos RPG's, mas sim da mitologia pagã tão-somente. A maioria dos RPG's que eu conheço (excetuando-se o já citado Vampiro) exclui totalmente a igreja do cenário medieval que usa, substituindo-a por cleros politeístas ou algo do gênero (algo que lembra bastante os cultos da Antigüidade), destituindo assim do cenário medieval aquilo que mais lhe era presente - a Igreja.
Isso é mesmo muito curioso, e constitui o que na minha opinião é um mundo de fantasia medieval por exelência. Usa-se o cenário muito sedutor da Idade Média (construído desde o Romantismo como mundo de aventuras e etc., não?) mesclado com a cultura mais sedutora ainda da Antigüidade; a cultura medieval em si fica em segundo ou terceiro plano, talvez pelo fato de que a estética da mitologia cristã vigente no medievo não chame tanta atenção ou não esteja tão solidamente construida em nós como a antiga. E realmente, a mitologia medieval é mais rarefeita na bibliografia popularmente acessível do que a grega, egípcia, celta, por exemplo.
Pois é, mas mitologia egípcia não é tão presente no universo da fantasia medieval, quanto a celta, grega ou nórdica.

A discussão pendeu para um ponto interessante: Por que a Idade Média se tornou um pano de fundo para a abordagem de temas mitológico-fantásticos? Por que apenas alguns aspectos da cultura medieval são abordados, em detrimentos de outros?

A política feudal e a estrutura do clero católico quase não aparecem, como vc falou. A religião é abordada de forma politeísta. Toma-se, por exemplo, a obra de JRR Tolkien. A "Terra Média" é repleta de aspectos medievalescos (os castelos, as muralhas, o código de honra cavaleiriço). Porém, o foco é o elemento fantástico. Interessante isto.

Claro que o RPG não se resume a estes cenários. Existem outros gêneros, como exemplo, os gêneros Cyberpunk, Steampunk, etc. O Vampiro rompeu com o paradigma do universo fantástico, introduzindo o universo Punk-Gótico.

Mas como o tema, aqui, é medievalismo, vale a discussão. Vou pesquisar mais a respeito do assunto.
Bom, eu acredito que a tematica medieval se tornou tão comum entre os cenarios de rpg simplesmente pq , os criadores deste "esporte" (não curto muito o termo jogo) eram especialmente fãs desta estética. Com a ampliação do publico consumidor,novos temas foram incluidos ,como os citados acima. Eu acho o  rpg uma ferramenta valiossisima,não só para dar um sabor a mais para o conteudo historico,como para ajudar a desenvolver a sociabilidade!
Bem, independente do tema que é abordado no jogo de RPG, seja ele, medieval, nordico, Egípcio, CyberPunk, este é um jogo muito instrutivo. Além de incentivar a criatividade que hoje esta escassa principalmente nos adolecentes, (posso dizer pois sou uma), é um meio muito diferente e de certa forma "magico" de passar o tempo, e enchergar o mundo. Nós que jogamos RPG, geralmente começamos com Animes. rsrs, a maioria, eu por exemplo... bem, da vontade de ser os animes....surges os Cosplayers, dos Cosplayers, surgem as interpretaçõe, que por sua vez são o RPG! Não jogo a muito tempo, mas gosto muito de RPGs como, Ragnarok, Final Fantasy...
Insentivo a quem nao joga ainda, que começe a jogar. E quem tem preconceito, que conheça e entenda primeiro pra depois formar uma opinião! Porque o preconceito é burro!
Gostaria de convida-los para o grupo que criei: Rpg e historia.

http://cafehistoria.ning.com/group/rpg-e-historia

RSS

LINKS PATROCINADOS

Conteúdo da Semana

Ano passado, conversamos com Angela Bettencourt, uma das principais responsáveis por projetos de digitalização dos acervos da Biblioteca Nacional. Clique na imagem e relembre esta conversa.

Links Patrocinados

Cine História

Era uma vez na Anatólia

A novela pode ter acabado, mas a Turquia continua em cena no Brasil. Acaba de chegar aos cinemas do país o filme "Era uma vez na Anatília", co-produção Bósnia-Turquia.

Nas planícies da Anatólia, na Turquia, um grupo composto de um policial, um médico legista e um advogado conduz dois prisioneiros em busca do local onde enterraram sua vítima. Já é tarde da noite e, em meio à escuridão, eles não conseguem mais encontrar o local exato onde foi colocado o cadáver. Entre as divagações e os deslocamentos, o advogado e o médico começam a se conhecer melhor, percebendo que eles têm pontos de vista muito diferentes sobre a vida.

Enquete História

Você acredita que João Goulart foi assassinado por agentes da ditadura militar?

Sim
Não
Talvez

Resultado Parcial
Comentar esta Enquete
Recomendar esta Enquete

Em nossa enquete anterior, perguntamos: de 0 a 5, que nota você daria para a edição da ANPU regional (2012)? 638 pessoas votaram na enquete. O resultado foi o seguinte: 0 (27,90%), 5 (22,24%), 3 (16,14%), 4 (15,05%), 2 (7,99%) e 1 (7,68%).

Parceiros

NOSSOS OUTROS PROJETOS

Política de Privacidade

Para ler nossa "Política de Privacidade", clique aqui.

© 2013   Criado por Bruno Leal.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

body, .xg_reset .xg_module_body { line-height: 1.3; }