História e Histórias-em-Quadrinhos

Informação

História e Histórias-em-Quadrinhos

Uso das HQs como documento e referencia histórica.

Membros: 66
Última atividade: 9 Maio

Olá a todos!

creio q essa comunidade seja um local para colocarmos o que estamos trabalhando em quadrinhos ou humor gráfico. Vou me apresentar um pouco mais, trabalho com quadrinhos desde o curso de Design, quando fui bolsista do CNPQ analisando as caricaraturas dO MAlho de 1904 a 1956. Meu TG foi sobre o Movimento nas HQs, quando tive q criar nomenclaturas novas para análise dos Quadrinhos visto que a maioria dos estudos eram ligados ou à linguística ou ao cinema. Paralelo ao curso de Design fiz licenciatura em História. Meu mestrado foi tb sobre Quadrinhos, só que em Comunicação, a dissertação foi sobre Angeli e o Contemporaneo Brasileiro.

Mas na realidade minha formação de Quadrinhos vem da leitura de Asterix o Gaules, da mítica Mètal Hurlant de Moebius e Lustal, de Hugo Pratt, das Mulheres de Manara.. Esperei um mês para ver Electra morrer.. li a primeira versão de V de Vingança..a Trilogia classica de Batman (Cavaleiro das Trevas, Piada Mortal e Asilo Arkhan), releio incansavelmente Watchman para achar mais referências absurdas e subliminares..peguei o boom da Abril na década de 80, enfim, mais que um aficcionado, um leitor compulsivo da linguagem fragmentada da imagem impressa..

Por Crom..

abraço a todos..

Fórum de discussão

Pesquisas com/sobre Hq's e Aceitação em Programas

Iniciado por Danilo Linard. Última resposta de Elbert 9 Jul, 2012. 1 Resposta

Atualmente pesquiso com literatura, mas os quadrinhos cada vez mais me chamam atenção como uma forma riquíssima de literatura. No entanto, gostaria de saber como vcs têm visto a aceitação dessas…Continuar

Tags: pós-graduação, programas, aceitação, pesquisas, quadrinhos

V de VINGANÇA! P de PESQUISA!

Iniciado por Sávio Queiroz(Sávio Roz). Última resposta de Bruno Leal 8 Mar, 2012. 11 Respostas

Exatamente pela grande quantidade de pesquisas sobre a obra V de Vingança, acredito que a saída mais dinâmica seja uma troca de informações que possam permitir um enlargamento prático de pesquisas…Continuar

Caixa de Recados

Comentar

Você precisa ser um membro de História e Histórias-em-Quadrinhos para adicionar comentários!

Comentário de Natania Nogueira em 9 maio 2014 às 19:23

Colegas, não deixem de participar do II Fórum Nacional de Pesquisadores em Arte Sequencial. Serão aceitas inscrições de trabalhos envolvendo todos os tipos de pesquisas em Arte Sequencial. Não perca tempo, confira!

http://historiadoensino.blogspot.com.br/2014/05/inscricoes-para-apr...

Comentário de Natania Nogueira em 20 fevereiro 2013 às 21:44

Amigos, começaram hj as inscrições para o 1º Entre Aspas, encontro de pesquisadores que marca o início dos trabalhos da ASPAS, Associação de Pesquisadores em Arte Sequencial que está em processo de formação. Segue a chamada:

A Associação de Pesquisadores em Arte Sequencial (ASPAS), com sede na cidade de Leopoldina, MG, cordialmente convida você para participar de seu primeiro encontro nacional, o 1º Entre ASPAS, a se realizar no CEFET – Campus Leopoldina, entre os dias 22 a 24 de maio de 2013. A proposta deste encontro é reunir pesquisadores, estudantes, docentes de diferentes áreas e de distintas partes do país para compartilhar pesquisas, trabalhos, experiências e promover o debate de temas atinentes à arte sequencial. Tem o objetivo de iniciar uma caminhada de congregar perspectivas e forças, a fim de consolidar e fortalecer a área de estudos sobre arte sequencial no país. É um encontro interdisciplinar desde sua gestação, ensejando o diálogo entre as diferentes áreas do conhecimento em torno de um tema comum.

Nessa direção, o encontro também visa consolidar a ASPAS, em processo de constituição, enquanto órgão agregador, promotor e difusor de pesquisas relacionadas a arte sequencial e de pesquisadores que se ocupam com o assunto, tornando-se igualmente referência na produção intelectual, didático-pedagógica no país.

Diante disso, seguem abaixo, informações referentes ao evento, bem como prazos e datas relacionados. Estas informações também podem ser encontradas no site oficial do evento: http://1entreaspas.wordpress.com

Comentário de Natania Nogueira em 12 janeiro 2013 às 9:13

Pessoal, conseguimos mais uma vez aprovar um ST na ANPUH Nacional, confiram, divulguem e se inscrevam!!http://historiadoensino.blogspot.com.br/2012/12/simposio-tematico-s...

Comentário de Elbert em 17 outubro 2012 às 18:01

Palestra sobra a representação do negro nos desenhos animados e histórias em quadrinhos

http://www.faetec.rj.gov.br/dde/index.php/285-foconegro-na-midia

Comentário de Renata dos Santos Andrade em 5 julho 2012 às 19:59

Boa noite galera. Alguém que estude os quadrinhos do Quino e a Mafalda? Gostaria de trocar informações.

Abraços

Comentário de Natania Nogueira em 26 abril 2012 às 11:32

Inajara, tenho alguma pesquisa sobre a Mulher Maravilha, embora ela não seja o foco central. 

Comentário de inajara barbosa Paulo em 25 abril 2012 às 16:18

Alguém aqui pesquisa os quadrinhos da mulher maravilha?

Comentário de Natania Nogueira em 20 fevereiro 2012 às 12:48

No mês de março Leopoldina será a capital regional da Arte Sequencial http://t.co/qlsZxHRb

Comentário de Natania Nogueira em 12 fevereiro 2012 às 11:42
Comentário de Natania Nogueira em 12 fevereiro 2012 às 11:41

LANÇAMENTOS DE LIVROS NO I FÓRUM NACIONAL DE PESQUISADORES EM ARTE SEQUENCIAL http://www.gibitecacom.blogspot.com/2012/02/lancamentos-de-livros-n...

 

Membros (65)

 
 
 

Links Patrocinados

Cine História

Era uma vez em Nova York

Acaba de chegar aos cinemas brasileiros o filme "Era uma vez em Nova York", do diretor James Gray ("Amantes", "Os Donos da Noite").

Sinopse: Em 1921, as irmãs polonesas Magda (Angela Sarafyan) e Ewa Cybulski (Marion Cotillard) partem em direção a Nova Iorque, em busca de uma vida melhor. Mas, assim que chegam, Magda fica doente e Ewa, sem ter a quem recorrer, acaba nas mãos do cafetão Bruno (Joaquin Phoenix), que a explora em uma rede de prostituição. A chegada de Orlando (Jeremy Renner), mágico e primo de Bruno, mostra um novo amor e um novo caminho para Ewa, mas o ciúme do cafetão acaba provocando uma tragédia.

café história acadêmico

Maquiavel: confira na íntegra a dissertação "O Fantasma de Maquiavel: Antimaquiavelismo e razão de Estado no pensamento político ibérico do século XVI", defendida por Bruno Silva de Souza, Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

EVENTO EM DESTAQUE

Parceiros


Fotos

Carregando...
  • Adicionar fotos
  • Exibir todos

Política de Privacidade

Para ler nossa "Política de Privacidade", clique aqui.

Atenção!

O Café História respeita a opinião de todos nos mais diversos espaços da rede. Reserva-se, no entanto, o direito de suspender textos de teor ofensivo, agressivo ou que sustente preconceitos de qualquer ordem, que promovam a violência ou que estejam em desacordo com o bom senso e as leis brasileiras. Da mesma forma, o Café História poderá suspender membros que publiquem este tipo de conteúdo. Se identificar algum conteúdo ofensivo ou comportamentos inadequados, por favor notifique-nos: cafehistoria@gmail.com

© 2014   Criado por Bruno Leal.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

body, .xg_reset .xg_module_body { line-height: 1.3; }