E qual a justificativa?

Exibições: 1807

Respostas a este tópico

Rapsodia in agosto - Kurosawa e a Lista de Schindler

Ótimos filmes, Marisa!

Operação Valkiria*, e Bastardos Inglorios ( apesar de não ser fiel a História) são ótimos para mostrar que no final da guerra a Alemanha também lutava contra si mesma, ambos os filmes mostram traições de generais alemãos.

Eu indico o filme " A Escolha de Sofia" -

Em 1947 Stingo (Peter MacNicol), um jovem aspirante a escritor vindo do sul, vai morar no Brooklyn na casa de Yetta Zimmerman (Rita Karin), que alugava quartos. Lá conhece Sofia Zawistowska (Meryl Streep), sua vizinha do andar de cima, que é polonesa e fora prisioneira em um campo de concentração e Nathan Landau (Kevin Kline), seu namorado, um carismático judeu dono de um temperamento totalmente instável. Em pouco tempo tornam-se amigos, sendo que Stingo não tem a menor idéia dos segredos que Sofia esconde nem da insanidade de Nathan.

Ótima indicação, Lúcia!

Recomendo  duas  séries  sobre  a  Segunda  Guerra  Mundial (   Band  Of  Brothers   e  The  Pacific ) Ambas    foram  produzidas  por   Steven  Spilberg  e  Tom  Hanks.  A  primeira  conta  a  saga  da  Airborne ( Grupo  de  pará-quedistas  americanos  que  lutaram  desde  o  Dia  D  até  a  invasão  da  Alemanha,  o  palco  de   batalhas  se  passa  na  Europa.  A  série  The  Pacific  é  extraordinária, conta  a  saga  de  três  fuzileiros  que  lutaram  contra  os  japoneses  nas  Ilhas  do  Pacífico, o  personagem  principal  é   Robert  Leckie,  que  sobreviveu  a  guerra  e  tornou-se  jornalista,  escritor  e  historiador.

Dentre todos os assuntos da Segunda Guerra o nazismo certamente é um dos mais polêmicos a ser tratado com os alunos do ensino médio. Me lembro muito das aulas sobre Segunda Guerra Mundial, e do esforço que eu e meus colegas fazíamos pra compreender o que era o nazismo, no fim, apesar de todo o esforço do professor que possuía pouco tempo pra ensinar assunto tão complexo, lembro-me de ter ficado com uma estranha sensação de que toda a Alemanha era nazista, ou pior, todos os alemães, por isso eu recomendo filmes que ressaltem a ação da pequena, mas importante e existente Resistência Alemã, que estava longe de ser homogênea, mas que por diversas formas e tentando atender aos anseios de diferentes setores da sociedade alemã foi contra o nazismo. Um é Operação Valquíria e o outro é  Sophie Scholl: os últimos dias.

Valeu pela colaboração, Cristiano!

Assisti um filme muito interessante sobre 2ª Guerra, foi lançado em 2014, chama-se Caçadores de Obras-Primas. É um filme que estava faltando no universo de filmes sobre esta guerra. Com esse filme vemos o esforço em outra frente de batalha para salvar a "história" das garras do nazismo e da guerra. 

Tora ! Tora ! Tora ! O Grito de Guerra Japonês para o Ataque a Base Americana de Pearl Harbor. Esta versão é uma produção Americana e Japonesa a melhor de todas já que aborda sem fantasias tudo que aconteceu. O filme e muito interdisciplinar a começar pela forma que vai sendo construído o ataque e suas ramificações no contexto Político e Militar. Ainda que eu tenha utilizado ele no Curso Superior como exemplo de comunicação não integrada entre os diversos setores que deveriam proteger a Ilha, varias  outras cenas permitem trabalhar temas como, Falta de Planejamento, Estratégia, Responsabilidade civil, e ruído de comunicação, além da questão do preconceito gerado pelas partes envolvidas.  A cena em que um telegrama alertando ao comando maior da Marinha que havia sinais estranho (visuais e pelo Radar) e a mensagem ficam paradas em função do fim do expediente é  maravilhosa; Explica a Burocracia. Também o telefonema de um soldado (Vigia) para uma patente superior (Comandante) no qual não e dada nenhuma importância explicar bem o quanto a burocracia pode atrapalhar. Penso que para os alunos do segundo ou da terceira serie do nível médio e muito pertinente, já que liga os fatos históricos a situações de nosso presente momento tão conturbado  da sociedade Brasileira. 

Documentário Arquitetura da Destruição e A Onda (versão alemã)

Eu fiz o meu top ten da frente única contra o nazi-fascismo:

1- Tempos Modernos (Charles Chaplin)

2 - O Grande Ditador (Charles Chaplin)

3- Cidadão Kane (Orson Wells)

4 - Alexandre Nevski ( Sergio Eisenstein)

5 - Ivan, o Terrível - 1 Parte  (Sergio Eisenstein)

6 - Ivan, o Terrível - 2 Parte (Sergio Einsentein)

7- Ivan, o Terrível - 3 Parte (Sérgio Einsentein)

8 - A Balada do Soldado (filme soviético)

9 - Vá e Veja ( filme soviético)

10- O Fascismo sem máscara ( Documentário nazista montado pelos cineastas soviéticos)

RSS

Boletim Café História

Anúncio

Política de Privacidade

Para ler nossa "Política de Privacidade", clique aqui.

© 2017   Criado por Bruno Leal.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

body, .xg_reset .xg_module_body { line-height: 1.3; }