Ola amigos Do Cafe História! ha 15 dias atras dei Inicio ao meu projeto de Pesquisa. Trata-se da cobertura jornalistica de 1904 para ser mais preciso a Revolta da Vacina,que foi um marco histórico e muito peculiar quando se trata de revoltas populares no Inicio da República. Uma das bibliografias que sli foi "Os Bestializados" porem fala de uma forma superficial. Gostaria de sugrestões bibliograficas. Gostaria da ajuda de todos pois seraõ de muita importancia desde ja agradeço!!!!!
Aguardo respostas!
Tags:
Permalink Responder até CLARINDO em 10 julho 2011 at 13:10
Olá companheiro Bruno.
Muito interessante o tema escolhido por você para composição da sua monografia.
Bem, vamos ao que interessa. Eis algumas obras que poderão enriquecer tanto a sua leitura quanto o seu projeto de pesquisa:
CHALHOUB, Sidney. Cidade Febril: cortiços e epidemias na Corte Imperial. S. Paulo: Cia. das Letras, 1996 (esta obra é considerada um clássico e foi reeditada em 2006);
________________. Trabalho, Lar e Botequim: o cotodiano dos trabalhadores no Rio de Janeiro da Belle Époque. S. Paulo: Brasiliense, 1986;
SANTUCCI, Jane. Cidade Rebelde: as revoltas populares no Rio de Janeiro no início do século XX. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2008;
SEVCENKO, Nicolau. A Revolta da Vacina: mentes insanas em corpos rebeldes. S. Paulo: Scipione, 1993;
MOTA, André. Quem é bom já nasce feito: sanitarismo e eugenia no Brasil. Rio de Janeiro: DP&A, 2003;
TELAROLLI JUNIOR, Rodolpho. Epidemias no Brasil: uma abordagem biológica e social (Coleção Desafios). S. Paulo: Moderna, 2000.
Espero que as obras aqui relacionadas sejam úteis ao seu projeto de pesquisa. Acredito que serão. Lembrando-me de mais obras, recomendarei novamente.
Abraços e boas leitura e pesquisa.
CLARINDO
AMIGOS DO PATRIMÔNIO CULTURAL
(21) 9765-6038 ou 233-1390
Permalink Responder até bruno eduardo santos da silva em 10 julho 2011 at 13:22
Permalink Responder até bruno eduardo santos da silva em 10 julho 2011 at 13:24
Permalink Responder até CLARINDO em 10 julho 2011 at 16:37
Disponha sempre, Bruno. Estarei à disposição.
Abs.,
CLARINDO
Permalink Responder até CLARINDO em 10 julho 2011 at 16:48
De: Thiago Dargains b>dargains@yahoo.com.br>
Para: HISTORIADOBRASIL@yahoogrupos.com.br
Data: 10 de julho de 2011 16:17
Essas referências ainda não foram citadas. se você quiser fiz um trabalho para uma disciplina de mestrado discutindo essa bibliografia, posso te enviar.
FERNANDES, Tânia Maria. Vacina antivariólica: ciência, técnica e o poder dos homens (1808-1920). Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 1999.
LOPES, Myriam Bahia. O Rio em movimento: quadros médicos em história (1890-1920). Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2000.
PAMPLONA, Marco A. Revoltas, repúblicas e cidadania. Nova York e o Rio de Janeiro na consolidação da ordem republicana. Rio de Janeiro: Record, 2003
PEREIRA, Leonardo Affonso de Miradanda. As barricadas da saúde: vacina e protesto popular no Rio de Janeiro da primeira república. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2002.
Até
Thiago
Permalink Responder até CLARINDO em 10 julho 2011 at 16:55
Caro Bruno.
Segue mais uma indicação que localizei no meu acervo:
SCLIAR, Moacyr. PAMPLONA, Marco A. RIOS, Miguel Angelo Thompson. SOUZA, Maria Helena Soares de. Saúde Pública: Histórias, Políticas e Revolta. São Paulo: Scipione, 2002.
Abraços,
CLARINDO
Permalink Responder até bruno eduardo santos da silva em 11 julho 2011 at 14:31
Ola Camarada ! muito obrigado mesmo
essas bibliografias me ajudarao e muito, desde ja agradeço sua ajuda
muito obrigado de verdade.
Bruno Eduardo.
Bem-vindo (a) ao
Cafe Historia
A Memória que me contam - 2013
Entrou em cartaz o novo filme da diretora brasileira, Lúcia Murat, o drama "A Memória que me contam".
A ex-guerrilhera Ana (Simone Spoladore), ícone do movimento de esquerda, é o último elo entre um grupo de amigos que resistiu à ditadura militar no Brasil. Com a iminente morte da amiga, eles se reencontram na sala de espera de um hospital. Entre eles está Irene (Irene Ravache), uma diretora de cinema que sente-se perdida diante da iminente morte da amiga e que precisa ainda lidar com a inesperada prisão de Paolo (Franco Nero), seu marido, acusado de ter matado duas pessoas em um atentado terrorista ocorrido décadas atrás na Itália.
© 2013 Criado por Bruno Leal.
Ativado por