Estou querendo pesquisar no meu trabalho de fin al de curso sobre a Identidade Brasileira, porém tenho achado o tema muito amplo e os recortes sugeridos pelo meu prof. orientador, tem fugido um pouco daquilo que quero abordar.Gostaria muito de receber sugestões nesse sentido. Um abraço a todos.

Exibições: 93

Respostas a este tópico

Olá, acho que o livro Cultura Brasileira E Identidade Nacional de Renato Ortiz pode ajudar. Um abraço
Obrigada pela dica Susy. Continue participando. Um abraço.
Maryna,
existe também o livro do Carlos Guilherme Mota, Ideologia da Cultura Brasileira, no qual ele fala como a cultura nacional foi vista desde os anos 30 até a década de 70.
abs
Se você estiver interessada em discutir identidade nacional,através de representações simbólicas forjada pelo estado(monumentos,símbolos nacionais,etc.).Sugiro os livros de José Murilo de Carvalho "A formação das Almas"e "No coração do Povo"de Geraldo Mártires Coelho. Ambos discutem sobre o processo de construção de identidade nacional dentro de uma perspectiva republicana,retratando a sutileza das estratégias governamentais,no tocante a construção de uma memória comum direcionada ao povo.Se seu enfoque for antropológico sugiro o livro de Heraldo Maués "Padres,Pajes,Santos e Festas:Catolicismo Popular e controle eclesiástico". Maryna delimite a linha temática e a temporalidade de sua abordagem,assim poderemos ajudar mais.Um abraço.
Maryna,

O Darcy Ribeiro escreveu: O Povo Brasileiro, leitura básica. Lembro que as correntes migratórias do final do Século XIX, italianos, espanhois, alemaes, arabes, portugueses, depois no início do Século XX com os japoneses a partir de 1908, os judeus depois da Segunda Guerra Mundial, etc. O recorte que poderia usar é como cada um destas famílias de imigrantes se integraram na identidade brasileira e ajudaram a construí-la. Por exemplo a imigração italiana na cidade de São paulo, ou no Estado de São Paulo, e como deixaram uma marca visivel. Pode estudar os arabes separadamente e como contribuiram e contribuem na construção da identidade brasileira. Cada região tem atores mais importantes nesta construção permanente de identidade nacional. A integração dos japoneses e decendentes na identidade brasileira. Em São Paulo agora os coreanos e chineses.
Boa sorte, bom trabalho,
Roberto Puccia Bianchi
Oi! Tudo boem? Pesquiso sobre a identidade nacional. O que você quer pesquisar. Estou pesquisando agora sobre os primeiros passos da construção da identidade nacional, IHGB, Vargnhagem...podemos trocar ideias.
vOCÊ PODE trabalhar também com a re-construção da identidade nacional na ditadura militar, no livros didáticos, na música....tem muita coisa, mas vai ter que escolher...calma nesta hora!
Até!!
Olá Maryna, também pesquiso sobre essa temática e garanto que não é fácil. Os livros indicados pelos colegas abaixo realmente devem fazer parte, porém, são uma visão de autores contemporâneos do problema. Nas minhas incursões sobre essa identidade me trouxe bastante ajuda um conjunto de 4 livros que a partir de metodologias diferentes chegam bem perto do que buscamos. São eles: Gilberto Freyre (Casa Grande e Senzala) que traz uma visão antropológica-social (leia sem preconceitos), Caio Prado Jr (Formação Econômica do Brasil) uma análise econômica a partir do ponto de vista marxista, Raymundo Faoro (Os donos do poder) uma visão política de nossa história e Sérgio Buarque de Holanda (Raízes do Brasil) uma explicação psicológica de nosso passado. Nenhuma dessas leituras isoladas te darão o que voce precisa. O gostoso é uní-las, mesclá-las, misturá-las. Um abraço.
oi tudo bem???
olha companheira a respeito da idendidade nacional eu recomendo:
casa grande e senzala de Gilberto freire;
raízes do brasil de Sergio buarque;
e o povo brasieleiro de Darcy ribeiro;
olha são obras extensas, mas muito proveitosas ao seu trabalho....
Oi amiga!
Em fevereiro de 2010 vc me escreveu falando das leituras que eu deveria utilizar para fazer o meu trabalho de final de curso sobre "Identidade Nacional", fiquei muito tempo sem acessar e só agora estou lendo o seu e-mail e por incrível que pareça eu acabei utilizando os livros que vc sugeriu ( Gilberto Freyre, Caio Prado Jr. Sérgio Buarque de Holanda e utilizei também a obra de Lília Schwarcz " O espetáculo das Raças". Graças a Deus já conclui meu trabalho e aprendi muito . Mesmo atrasada agradeço pela atenção. E me escreva qundo quiser. bjos Maryna
Penso que há sim um ponto que converge para a identidade nacional, brasileira, a que chamo de legitimadora de um sentimento de pertença, mas é claro que é melhor falar em identidades.

Cara Maryna,

Estarei apresentando na UEFS, na sexta dia 18 deste, um artigo que tem muito a ver com identidade. Caso queira uma cópia, entre em contato comigo.

RSS

LINKS PATROCINADOS

Conteúdo da Semana

Ano passado, conversamos com Angela Bettencourt, uma das principais responsáveis por projetos de digitalização dos acervos da Biblioteca Nacional. Clique na imagem e relembre esta conversa.

Links Patrocinados

Cine História

Era uma vez na Anatólia

A novela pode ter acabado, mas a Turquia continua em cena no Brasil. Acaba de chegar aos cinemas do país o filme "Era uma vez na Anatília", co-produção Bósnia-Turquia.

Nas planícies da Anatólia, na Turquia, um grupo composto de um policial, um médico legista e um advogado conduz dois prisioneiros em busca do local onde enterraram sua vítima. Já é tarde da noite e, em meio à escuridão, eles não conseguem mais encontrar o local exato onde foi colocado o cadáver. Entre as divagações e os deslocamentos, o advogado e o médico começam a se conhecer melhor, percebendo que eles têm pontos de vista muito diferentes sobre a vida.

Enquete História

Você acredita que João Goulart foi assassinado por agentes da ditadura militar?

Sim
Não
Talvez

Resultado Parcial
Comentar esta Enquete
Recomendar esta Enquete

Em nossa enquete anterior, perguntamos: de 0 a 5, que nota você daria para a edição da ANPU regional (2012)? 638 pessoas votaram na enquete. O resultado foi o seguinte: 0 (27,90%), 5 (22,24%), 3 (16,14%), 4 (15,05%), 2 (7,99%) e 1 (7,68%).

Parceiros

NOSSOS OUTROS PROJETOS

Política de Privacidade

Para ler nossa "Política de Privacidade", clique aqui.

© 2013   Criado por Bruno Leal.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

body, .xg_reset .xg_module_body { line-height: 1.3; }