1808: qual a instituição brasileira mais importante criada em função da chegada da Família Real?

Com a presença da Família Real, o Brasil presenciou a abertura dos portos às nações amigas, o livre comércio, a implantação de indústrias, a introdução de diferentes hábitos culturais e a criação de importantes instituições como a Imprensa Régia, o Banco do Brasil, a Biblioteca Real (Biblioteca Nacional), a Real Academia de Belas Artes (Museu Nacional de Belas Artes), o Jardim Botânico, a Real Junta de Arsenais do Exército e a Real Academia Militar, dentre outras.

Tags: 1808, Familia_Real, instituições

Exibições: 9370

Respostas a este tópico

Enumerar apenas um tarefa difícil, afinal, as terras do Brasil praticamente não tinham nenhuma infraestrutura cosmopolita no decorrer dos séculos de colonização.
Mas, se é pra falar em apenas uma eu apontaria a Biblioteca Nacional, a antiga Biblioteca dos Reis.
Hoje ela representa uma das instituições que abrigam em seus acervos obras raras sobre o país e o mundo, e muito deste material foi organizado desde o Século XIX.
Sem dúvida todas foram, e as que permanecem ainda são, muito importantes para nossa história.
Porém, na minha opinião esta faltando acima a citação de uma fundamental. "O Correio Braziliense", primeiro jornal brasileiro, editado por Hipólito José da Costa, patrono da imprensa brasileira, jornal este editado de 1808 a 1822 e que foi fundamental no processo de formação da elite brasileira da época e preparou esta mesma elite para a independencia do pais.
Na minha opinião, foi a adoção do selo PR (Ponha-se na Rua)... :-p

essa resposta foi muito boa, realmente, muitas instituições foram criadas apenas para mascarar a decadência que a família real passava, já que deixar as terras portuguesas e se aventurar nos mares para ir para uma colônia, só valeria se repetissem a estrutura burocrática aqui no Brasil.

Acredito que a elevação da colônia a categoria de Reino unido de Brasil, Portugal e Algarves foi um ato muito importante, pois apressou a independência, em 1822, vale ainda ressaltar que dom João preparou um país que honrasse ser a sede do império, por isso tratou em criar universidades, a biblioteca nacional com seu rico acervo, o jardim botânico,em fimcriar uma estrutura para ele e toda corte viver bem.
Prezada Andreia, você fez uma colocaçâo brilhante a cerca das diversas criaçoes feitas pela familia real, estas criaçoes naquele momento somente beneficiaria o bem estar da propria familia real.Não poderemos esquecer jamais a historia das classes menos favorecidos ainda resta um grande desconhecimento desta parte da historia.
Olá aos amigos de lista.


Enxergo que a Corte portuguesa estabelecida no Brasil contribui para o aprofundamento da penetração de interesses privados às funções públicas de Estado, já que os mesmo grupos que acenderam neste processo foram os grandes artífices da emancipação política seguinte, estabelecendo um caráter conservador ao poder mas ao mesmo tempo um cenário tomado pela diversidade de projetos para a formação do Estado nacional em que havia condições para outro percursos político-ideológicos.
O conjunto de instituições criadas após a vinda da família real portuguesa e os hábitos que os colonos tiveram que adquirir para conviver com os cortesãos, foram de suma importância para a construção do Brasil como Nação
Com a transferência da família real portuguesa para o Brasil, de 1808 a 1821, surgiu a necessidade urgente de se transformar o ensino superior para atender às necessidades sociais e econômicas daquele momento. A partir de 1808 foram criados os cursos e academias destinados a formar burocratas para o Estado e especialistas na produção de bens simbólicos. Dizer qual foi a instituição mais importante vai ser algo complicado, mas com certeza, a nacionalização do ensino superior, mesmo que ainda dependente de outros modelos, foi vital e só se deu apartir da vinda da Família Real.
Várias instituicões desempenharam grande importância no cenário brasileiro do século XIX, dentre todas acredito que a criação do Ensino superior com a Faculdade de Medicina da Bahia e a Faculdade de Medina do Rio de Janeiro tiveram uma referida relevância, pois até então os filhos da elite colonial tinham que ir estudar na Europa no intuito de completarem seus estudos. É sabido que antes da edificação da Família Real no Brasil era proibida por Alvará Régio a criação de Faculdades na colônia portuguesa.
Acredito que no se falarmos da vinda da familia real o mais importante assunto a ser abordado e que a colônia virou metropole,eai metropole passou a ser colônia. Com issu acredito que o nosso Brasil ficol com toda essa extenção que temos hoje, com a vinda da fmilia real.
A mais importante instituição é uma pegada difícil. Afinal, as "insituições" implantadas massivamente, contando com toda a administração e burocracia admitidas na época, eram simplismente "cópias" das adotadas em Portugal. Não se levou em consideração as peculiaridades do Brasil, a sua diferença em relação à metropóle ( e diga-se de mais estrondosa diferença o tamanho territorial). Esse foi um ponto importante. A desconsideração com estes problemas, somados aos pesados impostos à que a população do Rio de Janeiro foi submetida; transformadas "anfitriãs" da famíla real, sede do governo; levou à uma "fuga" dessas populações. Um surto de digamos "inadimplência fiscal", causando a expansão para o Oeste. Esse é um fenômeno muito interessante, onde a institucionalização do Brasil, é uma das causas do povoamento dos territórios do Nordeste Paulista, Minas, Goiás, enfim, o interior, no ínicio do século XIX. As populações fugiam do rei, que desapropriava as suas casas, tirava o dinheiro com impostos abusivos, os miliares desetavam, revoltados com o soldo miserável. Iam em busca de formar suas vidas, na terra sem rei, sem lei e sem fé. Longe da política feudal do governo, longe dos decretos fiscais e longe da Igreja. Esse lugar, mas tarde, vai servir de símbolo da construção da nacionalidade, pois passa a representar o lugar de resistência aos "hábitos portugueses" ,é o negar aquela gente que chegou do além mar, a favor do "legítimo" povo brasileiro, aquele que foi construir sua vida e passou a afirmar a soberania e buscar a "Independência". Vale, neste ponto resaltar, que não foi de agrado dos grandes proprietários a política feudal da Monarquia instalada no Brasil, que sustentava a parasitária nobreza, nem tão pouco a abertura às "Nações Amigas", que causou dano aos interesses aristocráticos. Tais interesses, seriam mais tarde o ponto chave para a alimentação da idéia independencionista de 1822. Mas esta é uma outra história...
Uma boa pedida de leitura sobre o tema do fórum, é Raimundo Faoro, os Donos do Poder... fica a dica!

RSS

Links Patrocinados

Cine História

O Homem mais procurado

Acaba de chegar aos cinemas o filme "O Homem mais procurado", dirigido por Anton Corbjin ("Um Homem Misterioso" e "Controle - A História de Ian Curtis"). O filme traz Philip Seymour Hoffman ( em seu último papel), Rachel McAdams e William Defoe.  

Sinopse: Depois de ser brutalmente torturado, um imigrante de origem chechena e russa faz uma viagem à comunidade islâmica de Hamburgo, tentando resgatar a grande herança que seu pai teria lhe deixado. A chegada deste homem desperta a curiosidade das polícias secretas alemã e americana, que passam a acompanhar seus passos. Enquanto a investigação avança, todos fazem a mesma pergunta sobre o imigrante: seria ele apenas uma vítima ou um extremista com um plano muito bem elaborado?

café história acadêmico

Líbano e Egito: Leia na íntegra a dissertação "Alguns aspectos sobre o processo da democratização dos sistemas políticos no mundo árabe: Egito e Líbano como modelos de estudo", do pesquisador Younus Khalifa Haddood. O trabalho foi desenvolvido no Programa de Pòs-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Dissertação defendida em 2007. Clique aqui.

EVENTO EM DESTAQUE

Parceiros


Fotos

Carregando...
  • Adicionar fotos
  • Exibir todos

Política de Privacidade

Para ler nossa "Política de Privacidade", clique aqui.

© 2014   Criado por Bruno Leal.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

body, .xg_reset .xg_module_body { line-height: 1.3; }