Pessoal;

Neste tópíco, eu gostaria que vocês descrevessem suas experiências com Deus. Presenciaram algum milagre? Deus em algum momento mostrou algum caminho para vocês? Acreditam em Deus porque sentem a necessidade de imaginar que tem que existir alguém ou uma força maior que nos criou?

Espero contar com a participação de todos e, que tenhamos um excelente debate.
Abraços.

Exibições: 3492

Respostas a este tópico

[...]quem é ateu e viu maravilhas como eu[...]
Sou uma das pessoas mais descrentes que eu ja vi, todavia,hj sou candomblecista, por ter presenciado coisas que a maioria dos individuos não acreditaria de ouvir falar.No Candomble e na Umbando o contato com o divino é muito constante e assim sendo até o mais incredulo dos individuos, como é meu caso, encontram respostas para suas indagações pessoais.
Só coloquei a citação acima pq é bem assim que me sinto com relação a minha fé, só acredito vendo, e eu vi, ouvi senti
coisas que como já disse anteriormente ninguem, que não tenha visto acreditaria!
Abraço e ASÈ!
Olá, Ricardo! Eu sempre fui muito ligado à religião e a crença em um ser maior é muito forte. Porém, dentro desta mesma crença, constantemente ocorriam indagações sobre os "porquês" de determinados fatos. O Kardecismo conseguiu amenizar algumas dessas questões. Mas, mesmo assim, ficava apenas a parte teórica. Até que conhecí um pouco da Umbanda e Candomblé e, como vc, presenciei acontecimentos que mudaram minha visão de mundo. Hoje, acredito mais ainda em no Criador e como a vida trabalha para a evolução e equilíbrio da vida.
Que tipos de experiências presisamos ter para acreditar em Deus? Qual Deus você está se referindo? Para muitos é Deus, para outros é Pai. Logo, precisará ser mais específica se quiseres ter uma experiência através das respostas. O Deus de Abraão ,de Isaque e de Jacó e o Pai de Jesus Cristo, É o eterno, Majestoso que a cada dia lhe concede experiências de vida altamente visível. A dificuldade está no fato da Pós modernidade estar sensível somente ao sobrenatural esqucendo que para encontra o Pai- Deus, tem que ter sensibilidade. se não temos sensibilidade com o que vemos , como ter sensibilidade com um Ser que é Espírito. Me diga qual o seu Deus , que lhe digo qual é a sua e a minha experiência experiência
Pedro Paulo;

Primeiramente obrigada por participar.
Em outro tópico menciono a minha condição que é atéia. Portanto, não quero vivenciar nenhuma experiência com Deus-Pai. Apenas interesso-me em desenvolver um estudo quanto as razões que levam uma pessoa a acreditar em Deus. Se elas realmente precisarm passar por alguma experiência para acreditar Nele. Apenas isso.
Logo, se quiser relatar algo, ficarei imensamente grata.

Abraços.

Bom dia Leandra .Entao tu és ateia e abres um assunto sobre Deus ! muito interessante .O que eu acho é que ainda nao encontràs-te a igreja que te mostre Deus .E que tal continuar a procurar até encontrar ?

Esta é uma boa forma de o fazer .

Cumprimentos e um bom ano

Essa é fácil irmã você já observou uma pessoa morta de morte natural ou mesmo por doença ela aparentemente esta intacta, por que não se move então. Que falta nessa pessoa para ela levantar e andar e falar e pensar a meu ver falta a centelha divina ou o sopro de Deus. É não estou falando do Deus de Abraão ou de tupã ou do meu Oludumare. Estou falando daquele que causou o tão chamado big bem do universo porque mesmo que venhamos do macaco quem criou o macaco rsrsrsr

Não estou questionando o seu ceticismo mais estou querendo respostas que me levam a crer que existe algo superior uma energia que pode muito bem ser chamada de Deus 

 

Essa é fácil irmã você já observou uma pessoa morta de morte natural ou mesmo por doença ela aparentemente esta intacta, por que não se move então. Que falta nessa pessoa para ela levantar e andar e falar e pensar a meu ver falta a centelha divina ou o sopro de Deus. É não estou falando do Deus de Abraão ou de tupã ou do meu Oludumare. Estou falando daquele que causou o tão chamado big bem do universo porque mesmo que venhamos do macaco quem criou o macaco rsrsrsr

Não estou questionando o seu ceticismo mais estou querendo respostas que me levam a crer que existe algo superior uma energia que pode muito bem ser chamada de Deus

Olá Leandra, sou cristão a quase 20 anos e realmente creio em Deus. Respondendo a sua pergunta, em Salmos 42 existe um texto que diz que nossa "alma suspira por Deus, sede do Deus vivo", não sei te explicar como, mas grande parte da humanidade senti uma necessidade enorme em estar em contato com o divino, daí surgem as religiões. Essa opinião é minha OK? Acredito que não, não precisamos viver algo sobrenatural para se acreditar na existência de Deus. Ele é tão real e invisível quanto o vento. A humanidade tem sede de esperança e de Alguém que as ajude entender a vida pós-morte. Todas as religiões prometem uma espécie de recompensa aos que forem fiéis. Té +

O Antigo Testamento está cercado de uma filosofia, ou melhor, um pensamento que mostra que o judaísmo é uma religião que pelo menos em sua origem é profundaente étnica  e tribal no sentido de que suas regras eram direcionadas à uma determinada aglomeração de pessoas, os judeus. Seus dizeres não abarcavam o universalismo como passou a abarcar a religião judaica, ou melhor, a seita judaica do cristianismo. Nesse sentido, esses padrões são semelhantes ao hinduísmo e budismo, respectivamente.

 

E mesmo assim não poemos afirmar que o cristianismo em geral é pretensamente universal; somente alguns evangelhos possuem essa linha...principalmente os gnósticos. O evangelho de Mateus, por exemplo, ainda guarda certa proximidade com as correntes cristãs que se recusavam a se afastrem do judaísmo. Um exemplo disso é a idéia de que a Salvação viria através do amor ao próximo e da observação das Leis judaicas.

 

Hoje em dia vemos que o Deus judaico-cristão foi colocado pelas pessoas num altar de divindade Suprema no sntido de que podem existir diversas crenças, mas o Deus judaico-cristão é o escolhido para o status de Superior à todos os outros e inteligência criadora do mundo. Por mais que as pessoas hoje estejam mais atraidas por crenças não istitucionalizadas, o esse Deus é sempre o que ocupa o lugar dessa divindade dentro do deísmo. Isso é uma marca que até as religiões afrobrasileiras carregam, ao contrário das africanas legítimas que nem mesmo possuem um conceito de divindade como o do mundo Ocidental.

Caro Felipe

Existem algumas considerações a serem feitas em cima deste comentário. O primeiro é sobre o caráter universal do judaismo. Realmente em suas primícias era algo voltado especificamente para as 12 tribos de Israel. Adão e Eva porém tem significado universal. O primeiro homem e a primeira mulher. A idéia de universalidade vai quando a doutrina passa a considerá-lo como criador de todas as coisas. Quando Paulo vai pregar em Corinto, haviam varios deuses sendo adorados, todos nomeados. Mas existia um simulacro que dizia "ao deus desconhecido". Paulo então afirma: É esse Deus que eu prego e testemunho". Gostaria que alguém fizesse uma diferenciação entre "seita" e "religião" porque talvez por uma implícita agressão verbal ou por querer minimizar sua importância você chama o cristianismo de "seita judaica". Já o cristianismo, havia sim divisão de pensamento entre Pedro e Paulo. O primeiro, tinha uma visão limitada do que seria a conversão ao cristianismo. Ele considerava impuro todos os que não fossem judeus. Por isso há uma passagem no Atos dos Apóstolos em que ele teria tido uma visão em que Deus teria enviado um lençol cheio de animais ditos impuros como répteis e anfíbios e teria mandado Pedro comê-los ao que ele refuta. Deus então teria dito: "Não chames de impuro o que eu purifiquei". Essa passagem surge depois que Pedro é chamado para batizar um pagão se não me engano. Já Paulo universaliza o cristianismo e afirma que não é necessário ser filho de Abraão para conseguir a graça de ser chamado filho de Deus porque Deus não faz acepção de pessoas. E que não é o que entra que no homem que o torna impuro mas o que sai de sua boca e que procede de seu coração. Uma alusão ao fato de que os judeus convertidos queriam que os pagãos convertidos praticassem a circuncisão. Quanto ao status de Superior a todos, isso decorre da própria Palavra. Deus é aquele que É.

Sim, todas as religiões fornecem explicações mitológicas para a criação da vida, ser humano, universo e tudo o mais. Sendo asism, não poderíamos dizer que nenhuma religião tem caráter tribal e que todas tem caráter universal. A judaísmo é tribal na medida em que direciona sua "salvação" a um determinado povo através da alegação de que aquele tal povo é o escolhido. Com os primeiros apocalipsistas creio que essa visão começa a mudar e tais preceitos passam a ser ampliados para os demais povos. No cristianismo e budismo, por exemplo, o caráter universal já é claro, sendo proposta a salvação universal, de todos os humanos (apesar de vermos pequenas sutilezas em alguns evangelhos, canônicos ou não, que sugerem uma certa transição entre uma fase e outra, ou de uso de diferentes correntes da época. O evangelho de Mateus, por exemplo, se não me engano, diz que Jesus disse que para alcançar a salvação é preciso amar o próximo, amar a Deus e observar as leis judaicas. Em nenhum outro evangelho aparece a referênci ao judaísmo.).

 

Eu digo seita judaica porque inicialmente o cristianismo era uma religião que estava começando a tomar corpo e contava com relativamente poucos seguidores. Em analogia podemos citar o budismo como inicialmente sendo uma seita hindu justamente pelos mesmos motivos.

Olá Leandra!
Eu acredito em Deus sim porque não consigo me imaginar como sendo parte de uma evolução pré-histórica, e também não consigo acreditar muito nas teorias "simplistas" de Darwin, apesar de que seria muito mais fácil acreditar que um dia um meteoro gigantesco cairia na terra e transformaria tudo em cinzas num segundo... rsrsrs

Mas embora acredite que há algo maior, algo que seja divino, não sigo padrões religiosos, já que as instituições que hoje existem não me deixaram opção a não ser ignorá-las.
Mas acho que DEUS ou algo Maior existe sim.
Só resolvi postar minha opinião aqui, pq vc explicou que seria parte de uma pesquisa sua, então boa sorte!
Espero ter respondido, apesar de achar que é uma abordagem super díficil.
Bjkas
Na minha opnião, são varias as razões e nunca uma só, pois quem as coloca são somente as que acreditam.
Isso é muito relativo.

RSS

Boletim Café História

Anúncio

Política de Privacidade

Para ler nossa "Política de Privacidade", clique aqui.

© 2017   Criado por Bruno Leal.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

body, .xg_reset .xg_module_body { line-height: 1.3; }