Desde os primórdios da humanidade que a mulher tem lutado pelos seus direitos, tem lutado por uma vida melhor, pelo seu reconhecimento enquanto pessoa. Antigamente, as mulheres eram usadas como escravas e objeto sexual. Fazia tudo o que lhes era imposto, eram consideradas um ser desprezível. Eram úteis apenas para cuidar dos filhos, executarem as tarefas domésticas e satisfazer os homens. Aliás, infelizmente, ainda são tratadas assim em certos países.

Contudo, é graças à mulher que a nossa espécie continua.

A mulher, é como o poeta  afirmou “a flor mais sublime que a natureza deixou na Terra pelo seu perfume, pelo seu falar carinhoso e pela sua maneira de conseguir tudo o que anseia”. Como dizem os poetas, a mulher assemelha-se a uma rosa que exala perfume nos momentos mais tensos.

Foi ela quem inspirou os grandes pintores, os grandes escritores literários, foi ela quem inspirou os músicos a criarem as mais belas canções.

A mulher é romântica, frágil e única. Contudo, para além da faceta, de ser mãe, feminina etc. A mulher pode também ser capaz de contribuir muita para sociedade.

A mulher dessa sociedade não deve se vender à beleza de seu corpo pois é muito mais que isso! Então vemos que daí em diante com uma nova forma de relação mulher e sociedade chegaremos a um mundo melhor.

Exibições: 59

Respostas a este tópico

Fiquei pensando alguns minutos se deveria ou não responder a isto... E, talvez, devido a afirmação "um fraco grau de intelectualidade" eu tenha me valido deste para resolver responder.

Vamos lá e me perdoe a objetividade das respostas (embora eu creia que serei uma das mais amenas a responder a estes impropérios)

--> "Desde os primórdios da humanidade que a mulher tem lutado pelos seus direitos, tem lutado por uma vida melhor, pelo seu reconhecimento enquanto pessoa."

Recomendo com veemência um estudo mínimo em história. Infelizmente nem sempre a mulher lutou por direitos ou reconhecimentos, mesmo porque o domínio dos que detém o alto grau de intelectualidade - segundo o senhor - os que não são mulheres, dá-se em um grau de convencimento que a subordinação é incorporada pelo dominado.
Seria interessante o uso do forte grau de intelectualidade para a leitura de um indivíduo, também dotado desta força intelectual, chamado Bourdieu.... Vou simplificar para que seu poder intelectual não seja gasto sobremaneira com uma pesquisa:
"Em A Dominação Masculina, Pierre Bourdieu (1999) explica a (re)produção dos gêneros e a persistência das relações de dominação de gênero a partir do conceito de habitus, sistema (socialmente constituído) de disposições cognitivas e somáticas, modo de ser, estado habitual, especialmente do corpo, sujeito à inércia (resistência física à modificação de seu estado de movimento). A subjetividade de gênero, corporificada, ou seja, estruturada internamente e expressa em posturas masculinas ou femininas (experiência individual), é continuamente realimentada e reforçada pela objetividade da realidade social, ou seja, por uma organização social baseada em divisões de gênero (experiência histórica).

Os habitus de gênero são, assim, fruto da educação informal, de um trabalho pedagógico psicossomático de nominação, inculcação e incorporação que se inicia no processo de socialização infantil e continua através de variadas e constantes estratégias educativas de diferenciação, no mais das vezes implícitas nas práticas de vários agentes e instituições como a família, a igreja, a escola e os meios de comunicação. " (Maria E. P. de Carvalho)

Entendeu ou preciso na fraqueza de minha intelectualidade desenhar?

Continuemos...

--> Foi ela quem inspirou os grandes pintores, os grandes escritores literários, foi ela quem inspirou os músicos a criarem as mais belas canções.

Interessante isso, mas vocês gênero superior somente não tem tantos poemas, pinturas etc dedicadas a si pelas mulheres por um motivo: não era permitido a mulher expressar-se artisticamente. Para citar um caso: uma poetisa do interior do estado do Rio de Janeiro, do século XIX, conseguiu publicar um livro! Todos diziam que só poderia ter sido escrito pelo marido, um dono de padaria que mal sabia ler e escrever. Seu nome Narcisa Amália Franco... Como o senhor é poeta coloco abaixo um poema desta mulher que, apesar de - segundo seu ponto de vista - ser inferior intelectualmente, possa lhe agradar apesar em sua "inferioridade"
" Resignação

No silêncio das noites perfumosas,

Quando a vaga chorando beija a praia,

Aos trêmulos rutilos das estrelas,

Inclino a triste fronte que desmaia.

E vejo o perpassar das sombras castas

Dos delírios da leda mocidade;

Comprimo o coração despedaçado

Pela garra cruenta da saudade.

Como é doce a lembrança desse tempo

Em que o chão da existência era de flores,

Quando entoava o múrmur das esferas

A copla tentadora dos amores!

Eu voava feliz nos ínvios serros

Empós das borboletas matizadas...

Era tão pura a abóbada do elísio

Pendida sobre as veigas rociadas!...

Hoje escalda-me os lábios riso insano,

É febre o brilho ardente de meus olhos:

Minha voz só retumba em ai plangente,

Só juncam minha senda agros abrolhos.

Mas que importa esta dor que me acabrunha,

Que separa-me dos cânticos ruidosos,

Se nas asas gentis da poesia

Eleva-me a outros mundos mais formosos?!...

Do céu azul, da flor, da névoa errante,

De fantásticos seres, de perfumes,

Criou-me regiões cheias de encanto,

Que a luz doura de suaves lumes!

No silêncio das noites perfumosas

Quando a vaga chorando beija a praia,

Ela ensina-me a orar, tímida e crente,

Aquece-me a esperança que desmaia.

Oh! Bendita esta dor que me acabrunha,

Que separa-me dos cânticos ruidosos,

De longe vejo as turbas que deliram,

E perdem-se em desvios tortuosos!..."

--> "A mulher é romântica, frágil e única."

Primeira informação que pode lhe chocar: todo ser humano é único.
Quanto a ser romântica e frágil... O senhor tem noção do que seja natural em contraposição do que é cultural? Deixemos a cabo de outro portador de próstata para que o senhor confie e novamente nos deteremos sobre a análise de Bourdieu: as diferenças de sexo e gênero são produto de "um longo trabalho coletivo de socialização do biológico e de biologização do social" exercido sobre os corpos e as mentes, "um trabalho histórico de des-historicização" , que inverte "a relação entre as causas e os efeitos e [faz] ver uma construção social naturalizada (os gêneros como habitus sexuados), como o fundamento in natura da arbitrária divisão que está no princípio não só da realidade como também da representação da realidade" .

--> "A mulher dessa sociedade não deve se vender à beleza de seu corpo pois é muito mais que isso"

Sinto lhe informar mas as mulheres que se vendem não se vendem à beleza mas aos imbecis, ops, perdoe, aos intelectualmente superiores que compram e continuam buscando tornar objeto o que desejam sexualmente.

--> "Vejo que a mulher deve assumir uma postura séria em relação à sociedade"

Agradeço imensamente por sua permissão e conselho. Mas creio... somente creio porque sou intelectualmente inferior não é mesmo? Que já fazemos isso há algum tempo é só conferir o percentual de mulheres que estão hoje nos bancos das universidades pelo Ocidente e reparar que somos maioria! Puxa... nosso fraco grau de intelectualidade tem rendido frutos não é mesmo? Impressionante! (Não acredite em mim, acredite no IBGE "A universidade é hoje um ambiente feminino. Mulheres estudam mais tempo do que os homens e são maioria no ensino superior – elas ocupam cerca de 380 mil vagas a mais que eles nos cursos de graduação, segundo dados do IBGE. Entre os brasileiros com 12 anos ou mais de estudo, as mulheres são 56%. ")

Finalmente a sua apoteose:

-->" Um fraco grau de intelectualidade não deve permitir-se ao desrespeito."

Seguindo seu conselho não vou permitir tal desrespeito: sua incapacidade de análise, sua postura baseada em um raso e infeliz pseudo conhecimento vulgar é um estupro ao bom senso. Estude um pouco mais, leia um tanto mais, pense MUITO mais! E talvez, talvez... o senhor consiga alcançar um remoto rascunho do que seja a sombra de uma mulher.

Temo pelo mundo que ainda precisa conviver com misoginia travestida de aquiescência paternalista e admiração consentida.
E eu diria Flávia Lages, que faltou colocar a frase"Contudo, é graças à mulher que a nossa espécie continua". Veja bem, a ciência ainda não encontrou meios de "fazer gente" somente com homens, portanto mulheres, eduquemos nossos filhos sem esses preconceitos disfarçados de poesia. Parabéns Flávia, você transmitiu toda a nossa indignação.
Realmente Flávia e Márcia, é indgnação elevada ao cubo!

Só o título da parada anuncia o desastre "qual o verdadeiro papel da mulher na sociedade?"

...É né, a mulher não está inserida nesse conceito de sociedade né, é só um apêndice, que pode ser que tenha alguma utilidade, pode ser que não...

Cara, a população feminina é maior que a masculina, então já somos mais da metade dessa "sociedade". Essa sociedade é o resultado da relação de homens, mulheres, crianças, velhos, ruivos, negros, nisseis, bissexuais, budistas, mineiros, ciganos, contores de ópera, dalits... "Sociedade" é plural, e só existe graças a essa diversidade, a essa pluralidade.

"A mulher é romântica, frágil e única." De que mulher vc está falando?!? De que planeta ela veio?!? por que se é terráquea, ela é assim sob a visão romântica de outrem, por que antes de tudo ela é um ser humano muito mais complexo do que esses rótulos construídos por uma cultura paternalista. Único, todos são. Romântica e frágil?!? generalizações que reduzem a mulher e reforçam um papel de submissão. Realmente é muito frágil a mãe que cuida de cinco filhos e lava quilos e quilos de roupa para sustentar as crianças. Realmente é uma porcelana de tão delicada a engenheira da metalúrgica que tem sob sua responsabilidade a vida de mais de 20 outros trabalhadores. É uma rosa de tão fragil e suave a professora de história que dá aula na periferia, em três turnos, concorrendo com tráfico o público de suas aulas. Peraí que vou enxugar uma lágrima... desculpa é que sou frágil e romântica.

Cara, vc ainda não sacou que a gente quer é quebrar esse esterótipo?!?
Que somos muito mais do que essas falas tendenciosas e paternalistas?!?
Que a história foi construída de forma relacional, por homens e mulheres?!?
Que o que vc considera ser a mulher é uma construção histórico-cultural ?!?
E que se alguma mulher vende "a beleza do seu corpo" é por que tem homens (e mulheres) que compram?!?

Se vc tinha objetivo de nos elogiar, deu varada n'água, passou longe. Leia mais sobre história das mulheres e teoria de gênero. Aí a conversa vai ser diferente.
Marcia o começo de tudo foi uma varada n'àgua mas o que tenho obtido de informação em relação da história das mulheres e teorio de gênero, tem mostrado coisas que nem sempre é o que estão publicandas, e relacionandas por aí... Mas fico feliz de receber vizitantes, e obrigado pelo comentário. Quero que vizite em breve o nosso grupo que publicarei mais assuntos dentro das varadas n'água. Abraços...

RSS

LINKS PATROCINADOS

Conteúdo da Semana

O historiador Fábio Koifman (UFRRJ) conta ao Café História como transformou mais de sete mil documentos em uma pesquisa histórica bem sucedida e conversa sobre outros assuntos, como a sua relação com os arquivos no Brasil

Links Patrocinados

Cine História

Somos tão jovens

Está em cartaz nos cinemas brasileiras o tão aguardado filme sobre Renato Russo e o começo da Legião Urbana. "Somos tão jovens" é dirigido por Antonio Carlos Fontoura.

Brasília, 1973. Renato (Thiago Mendonça) acabou de se mudar com a família para a cidade, vindo do Rio de Janeiro. Na época ele sofria de uma doença óssea rara, a epifisiólise, que o deixou numa cadeira de rodas após passar por uma cirurgia. Obrigado a permanecer em casa, aos poucos ele passou a se interessar por música. Fã do punk rock, Renato começa a se envolver com o cenário musical de Brasília após melhorar dos problemas de saúde. É quando ajuda a fundar a banda Aborto Elétrico e, posteriormente, a Legião Urbana.

Enquete História

Você acredita que João Goulart foi assassinado por agentes da ditadura militar?

Sim
Não
Talvez

Resultado Parcial
Comentar esta Enquete
Recomendar esta Enquete

Em nossa enquete anterior, perguntamos: de 0 a 5, que nota você daria para a edição da ANPU regional (2012)? 638 pessoas votaram na enquete. O resultado foi o seguinte: 0 (27,90%), 5 (22,24%), 3 (16,14%), 4 (15,05%), 2 (7,99%) e 1 (7,68%).

Parceiros

NOSSOS OUTROS PROJETOS

Política de Privacidade

Para ler nossa "Política de Privacidade", clique aqui.

© 2013   Criado por Bruno Leal.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

body, .xg_reset .xg_module_body { line-height: 1.3; }