História das Mulheres : Relações de Gênero & Sexualidade

Informação

História das Mulheres : Relações de Gênero & Sexualidade

Grupo destinado a História do Gênero com destaque em Relações de Poder Feminino e Masculino , Interações entre Gêneros , Construção de espaço de atuação , e História das Mulheres em Geral .

Membros: 737
Última atividade: 20 Dez, 2016


Este Grupo é destinado a todas as Áreas da História : Antiga , Medieval , Moderna , Contemporânea , Oriente , Brasil e América . Sejam bem vindos .

Caixa de Recados

Comentar

Você precisa ser um membro de História das Mulheres : Relações de Gênero & Sexualidade para adicionar comentários!

Comentário de Ediellem Thais S. Perdigao em 7 janeiro 2016 às 16:06

Boa tarde, pretendo Pesquisar sobre violência psicológica contra mulher, meu recorte será o seculo XX,  para isso, sem duvidas preciso falar e entender de genero e sexualidade, quais as sugestoes de leituras ?

Comentário de Fabio Melo em 31 agosto 2014 às 15:22
Diz a socióloga Joan Scott sobre a história das mulheres: “A emergência da história das mulheres como um campo de estudo acompanhou as campanhas feministas para melhoria das condições profissionais e envolveu a expansão dos limites da história."
Ainda há, entretanto, muitas questões a respeito. A história das mulheres é parte de uma pretensa “história oficial” ou é um “adendo a ela”? É uma “história à parte” com dinâmicas e movimentos próprios ou é uma narrativa que pode se inserir em qualquer outra narrativa histórica, em qualquer tempo e espaço?
Comentário de Silvaniza Maria Vieira Ferrer em 6 fevereiro 2014 às 12:37
Daniele Raupp, eu não sei como você quer pesquisar essa temática porém posso sugerir algumas leituras: situação social da mulher: tragédias gregas, principalmente As Troianas que reflete a situação das escravas de guerra; Antígona, que demonstra a situação da mulher frente à mudanças do estado consuetudínário para as leis escritas; As poesias de Safos de Lesbos; a própria Odisséia, que retrata a situação feminina diante da disputa de trono; Medéia, que demonstra a estrangeira e sua rejeição na sociedade grega. A literatura grega a partir da sua literatura é um espaço vasto para suas pesquisas.
Comentário de Daniele Ianiak Raupp em 22 janeiro 2014 às 16:09

Olá pessoal!Sou formanda em História e estou fazendo meu TCC sobre Mulheres na Antiguidade Clássica, mas precisamente Grécia (Atenas), porém preciso de material, pois não encontro muito material a respeito. Será que alguém tem dicas para me dar? Obrigada!

Comentário de Ellen Mariana de Carvalho em 7 maio 2013 às 17:52
Comentário de Pablo Michel Magalhães em 6 maio 2013 às 18:35

Segue texto meu, publicado no blog Crônicas d'O Historiante, sobre a questão da violência contra a mulhar.

Da África do Sul ao Brasil: o terror da violência contra a mulher. http://historiantebrasil.blogspot.com.br/2013/02/da-africa-do-sul-a...

Segue um trecho: "Venho cada dia mais me surpreendendo com a bestialidade do ser humano. Ainda que façamos parte de uma sociedade dita "civilizada", que arroga para si uma modernidade e uma sofisticação nunca antes vista, convivemos com exemplos de violência e brutalidade que me fazem questionar: civilizados? Não vou me estender sobre todos os aspectos que, a meu ver, negam essa pretensa civilidade, porque não caberia em uma simples crônica. Voltarei minha atenção para uma das piores atitudes do presente, fruto de uma péssima e antiga prática: a violência contra mulheres."

Abraço.

Comentário de Vanuzia Lopes em 12 abril 2013 às 19:21

 Maria Betânia da Silva Nobre Gostaria de trocar idéias com você sobre gênero, pois estou iniciando a minha monografia e achei pertinente as suas    observações.


Comentário de Vanuzia Lopes em 12 abril 2013 às 18:42

Boa noite. Estou procurando recortes histórico, livros ou trabalhos sobre a participação das mulheres no inicio da republica.

Comentário de aldriana do rocio alves em 1 abril 2013 às 13:31

Olá, estamos divulgando uma nova página.
Se tiver interesse no assunto, venha nos visitar...
Hoje começaremos a postar sobre a História do Homoerotismo Feminino e também sobre o Choque Cultural Entre Espanhóis e Nativos Na Conquista da América...
http://www.facebook.com/pages/Ciências-Humanas/117839921734234

Comentário de umbelina rosa em 19 dezembro 2012 às 13:45

Los pueblos de las estepas tanto los mongoles como los tartaros le daban especial importancia a la mujer,si tenian para con ellas actitudes represoras y despoticas,pero revestian especial importancia,ya que en sus luchas tribales ellas eran botin de guerra,quedarse con las mujeres de su enemigo era un motivo de sastifaccion,no debemos olvidarnos que la vida nomada de esos pueblos los obligaba a marchar siempre con todas sus pertenencias mujeres ,hijos y demas cosas hasta el ganado.

Dejar para atras las carretas co sus pertenencias era tener una actitud desesperada y significaba aceptar la derrota y la prerdidida de lo mas valioso su familia.

Pero habia un ritual conocido en estos pueblos,donde un hombre para ser aceptado por una mujer tomaba sus silla de montar y se sentaba frente a la tienda de ella ,esperando que lo deje entrar  y aceptarlo  como su pareja.

Este  ritual lo vio Marco Polo en sus viajes a traves de china cuando los mongoles gobernaban el pais.

 

Membros (734)

 
 
 

Boletim Café História

Anúncio

Política de Privacidade

Para ler nossa "Política de Privacidade", clique aqui.

© 2017   Criado por Bruno Leal.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

body, .xg_reset .xg_module_body { line-height: 1.3; }