Amigos, qual foi o envolvimento do Brasil na Primeira Guerra mundial? Pelo que sei o país foi o único da América do Sul a participar. Isto está certo? Alguém tem informações de soldados enviado? E outras infos?

Exibições: 435

Respostas a este tópico

Eu acredito que sim. Quanto ao envio de tropas, eu não consigo dar certeza. Acho que havia mais participação da Marinha Brasileira que do Exercito. O interesse em participar do conflito diretamente só veio ao fim da guerra. Tenho de pesquisar...retorno mais tarde.
Em Petrópolis há um monumento ao ex-combatentes mortos na 1ª Guerra. Foram poucos se comparado com os que iriam sofrer décadas depois na Itália.
A ação brasileira na I Guerra não foi das mais importantes: a Divisão Naval em Operações de Guerra (D.N.O.G.) não tinha equipamentos apropriados para agir contra submarinos (hidrofones), de forma que sua atuação não poderia ser das maiores. Ela ficou mais conhecida (tristemente), pelo grande número de mortos a bordo, causados pela Gripe Espanhola (e não febre amarela). Por curiosidade (besteirol), estive outro dia no cemitério do Caju e lá vi um túmulo coletivo dos mortos de um Cruzador Americano que estava no Brasil em 1918: mais de cinqüenta mortos por gripe! O navio deve ter ficado aleijado.

Bom, voltando ao assunto: um pouco mais relevante foi o hospital brasileiro em Paris (que existe até hoje), mas era uma gota d'água, considerando o número de feridos no conflito.

Agora, um ponto que não pode ser esquecido foi o papel dos jovens oficiais que serviram como adidos nas forças aliadas no conflito, tanto na Inglaterra, como na França, trazendo experiências de combate para o Brasil. Houve um oficial que esteve na Jutlândia e outros combateram na frente ocidental. O caso mais importante e famoso foi de José Pessoa Cavalcanti de Albuquerque, que comandou pelotões de cavalaria francesa de três regimentos diferentes, sendo que pelo menos em um dos casos ele comandou uma pequena unidade (pelotão, companhia? Não me lembro - era do 504 Regimento de Dragões) de tanques (Renault FT-17). A experiência adquirida com esses carros e o papel deles no conflito fez com que o Exército comprasse o primeiro material blindado do País, uma companhia de 12 carros Renault
FT-17, que seria comandada por Albuquerque. A experiência dele com os carros permitiu também que eles fossem adaptados para o Brasil, corrigindo-se uma série de pequenos defeitos de projeto. Deve-se frisar que a compra dos
Renault >>não foi resultado da missão francesa (foram comprados antes da chegada dos gringos), mas sim da experiência dos nossos oficiais na guerra.

Por essas razões o General Albuquerque é conhecido (acho que informalmente, se tiver alguém de cavalaria, pode me corrigir se estou errado) como o pai da força blindada brasileira.

Afora isso, o papel do Brasil no conflito foi mais de apoio econômico, fornecendo matéria prima. Outro ponto menor foram os navios capturados nos portos Brasileiros, Muitos deles foram emprestados a França (30) e ela nos garfou no final da Guerra, se recusando a devolvê-los. Isso pode parecer bobagem, mas entre os melhores navios da Frota do Lloyd, até a Segunda Guerra ainda se contavam justamente alguns dos cargueiros alemães apreendidos em 1917.
Considero que foi uma participação simbólica a fim de obter recompensas econômicas futuras e o Brasil lucrou muito com o fato de ter experimentado um surto de industrialização já que não foi mais possível importar tudo o que precisávamos da Europa.
O Brasil foi o único país sul-americano a PARTICIPAR da I Guerra Mundial, mas a Guatemala (América Central) foi o outro país americano que declarou guerra à Alemanha no conflito.

RSS

LINKS PATROCINADOS

Conteúdo da semana

Palácio submerso de Cleópatra: o palácio inteiro foi engolido pelo Mar Mediterrâneo, com o passar dos séculos, e é um importante ponto de pesquisa sobre a cultura greco-romana influenciando construções no Egito Antigo pós-Alexandre.

Links Patrocinados

Cine História

A Memória que me contam - 2013

Entrou em cartaz o novo filme da diretora brasileira, Lúcia Murat, o drama "A Memória que me contam".

A ex-guerrilhera Ana (Simone Spoladore), ícone do movimento de esquerda, é o último elo entre um grupo de amigos que resistiu à ditadura militar no Brasil. Com a iminente morte da amiga, eles se reencontram na sala de espera de um hospital. Entre eles está Irene (Irene Ravache), uma diretora de cinema que sente-se perdida diante da iminente morte da amiga e que precisa ainda lidar com a inesperada prisão de Paolo (Franco Nero), seu marido, acusado de ter matado duas pessoas em um atentado terrorista ocorrido décadas atrás na Itália.

Enquete História

Você acredita que João Goulart foi assassinado por agentes da ditadura militar?

Sim
Não
Talvez

Resultado Parcial
Comentar esta Enquete
Recomendar esta Enquete

Em nossa enquete anterior, perguntamos: de 0 a 5, que nota você daria para a edição da ANPU regional (2012)? 638 pessoas votaram na enquete. O resultado foi o seguinte: 0 (27,90%), 5 (22,24%), 3 (16,14%), 4 (15,05%), 2 (7,99%) e 1 (7,68%).

Parceiros

NOSSOS OUTROS PROJETOS

Política de Privacidade

Para ler nossa "Política de Privacidade", clique aqui.

© 2013   Criado por Bruno Leal.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

body, .xg_reset .xg_module_body { line-height: 1.3; }