História da Igreja Católica Apostólica Romana.

Informação

História da Igreja Católica Apostólica Romana.

O grupo visa o conhecimento sobre a história da Igreja Católica Apostólica Romana, desde as suas origens até os tempos atuais.

Local: Blumenau/SC - Brasil
Membros: 258
Última atividade: 21 Fev

Caixa de Recados

Comentar

Você precisa ser um membro de História da Igreja Católica Apostólica Romana. para adicionar comentários!

Comentário de Rômulo da Gana Silva Felipe em 16 junho 2012 às 1:47
Como disse, aqui vai o link do documentário "Porque a Bíblia me diz assim"; temática fundamental e atual para discussão.

Aproveitem.

Ah, e este vídeo também será postado no grupo da Igreja Evangélica Luterana, já que é uma das denominações citadas.

Abraços!

http://www.youtube.com/watch?v=M9QHrtMLRWo
Comentário de Rômulo da Gana Silva Felipe em 16 junho 2012 às 1:38
Não sei se alguns lembrarão de uma discussão que eu e mais alguns membros do grupo tivemos a algum tempo a respeito do que a Bíblia diz sobre a homossexualidade.
Mesmo que todos tenham ficado apenas de um lado da moeda, acho oportuno divulgar este pequeno artigo sobre as experiências de padres homossexuais (visto que estamos em um grupo sobre a Igreja Católica).
Lembro que naquelas discussões, um sujeito chamado Stephano (que eu não considero muito responsável ou consistente), comentou que "a maioria do clero é gay", no que nosso amigo Leonardo pediu provas. Bom aqui vai uma.

Em breve postarei o link de um documentário muito interessante a respeito de visões da Bíblia sobre a homossexualidade.

Também postarei este link nos grupos de história do Ateísmo e de história das religiões, e o do vídeo no de História da Bíblia, para que os membros destes grupos também possam discutir.
Se quiserem fazer uma divulgação maior, para debate, seria construtivo.

Abraços a todos.

http://nlucon.blogspot.com.br/2012/04/vida-de-padres-gays.html
Comentário de Rômulo da Gana Silva Felipe em 24 maio 2012 às 16:04
Só um adendo ao post sobre Santa Hildegard. Não conheço a história desta santa, que parece ter sido muito importante, e mesmo não sendo muito conhecedor de feminismo, gostaria de esclarecer apenas que a luta das feministas é contra a condição subjulgada da mulher, contra toda a forma de organização social e práticas que colocam a mulher em condição inferiorizada perante o homem. Quando o Michel Machado fala que na época de Santa Hildegard havia muito machismo, "mesmo na Igreja", devemos observar que era "principalmente" na Igreja. Mesmo que as mulheres que seguissem vida religiosa não sofressem tanto como as leigas, que estavam à mercê de seus maridos (isso legalmente, mesmo que não sofressem violência, o que, é claro, não deixava de acontecer), els também estavam enredadas em um sitema que as espoliava de posições de poder, pois eram separadas dos homens, e eram submissas à autoridade eclesiástica masculina, como não poderia deixar de ser.
Longe de mim criticar a Igreja Católica no sentido de exigir qualquer postura que beneficie as mulheres neste sentido, mesmo porque, não sou católico, apenas quero esclarecer que privilegiar uma mulher não é feminismo, pois este luta pela igualdade universal entre os gêneros, e a IC nunca se moveu um milímetro neste sentido.

Abraços!
Comentário de André Octavio Gama Quaresma em 23 maio 2012 às 16:55

Boa noite a todos.

Meu nome é André Octavio Quaresma, sou graduando no curso de História pela Universidade Federal do Pará. Inicia-se os preparativos para a pesquisa de meu TCC e pretendo pesquisar sobre a Igreja aqui em Belém do Pará na época da questão religiosa. Para isso pretendo conhecer bastante sobre o Concílio Vaticano I e seus efeitos aqui por aquí. Gostaria de indicações de livros sérios sobre o período e onde encontro o texto conciliar na íntegra. Obrigado.

Comentário de ISRAEL SÉRGIO em 14 maio 2012 às 19:24

Nossa opinião: O Papa Bento XVI concedeu recentemente Hildegard Von Bingen, uma freira alemã do século 12 a santidade. Embora ela tenha sido considerado um santo na cultura popular, sua declaração oficial não chegou até este mês. Considerada a primeira profetisa oficialmente reconhecido, von Bingen tem sido um sucesso cult com as feministas, que esperavam a sua santidade para vir em breve, como o Papa tinha sido referenciar seus muitos escritos por um número de anos em seus discursos. Ela era considerada uma mulher de fé e sabedoria fantásticos, aconselhando os reis, papas e outros líderes homens de sua época, que era extremamente raro para uma mulher.

Aqui estão duas coisas que normalmente não andam juntos: o Papa Bento XVI e cultura feminista.

No entanto, ambos compartilham uma veneração por Hildegard von Bingen, uma freira do século 12, alemão que foi a primeira mulher a ser reconhecida oficialmente como uma "profetisa" pela Igreja Católica Romana.

Na quinta-feira (10 de maio), Bento XVI ordenou Hildegard, que morreu em 1179, para ser inscrito "no catálogo dos santos", alargando assim o seu culto "para a igreja universal."

Apesar de ter sido considerado um santo por séculos, a santidade da abadessa visionário nunca tinha sido oficialmente reconhecido. Isso aconteceu para Bento XVI, que é espalhado boatos para ter planos para torná-la um "doutor da Igreja", para endireitar as coisas.

Leia mais sobre Hildegard von Bingen, no Huffington Post

.Israel.Marques

Comentário de Leonardo Stuepp em 7 maio 2012 às 18:47

Olá amigo Michel.

Eles que se expliquem ....o trabalho na Igreja de Cristo não se faz por dinheiro. Tem os que se dedicam integralmente e tem um salário (baixíssimo na Igreja Católica) para se sustentarem se forem padres diocesanos, e os leigos fazem trabalho voluntário ...

Abraços.

Comentário de Leonardo Stuepp em 6 maio 2012 às 16:07

Olá amigos do grupo.

Estive ausente por um bom tempo do Café História, fazendo esporádicamente algumas leituras e breves comentários. Estou organizando meu tempo para poder voltar a participar nos mais variados grupos e/ou tópicos, tanto meus quanto de amigos, mas será uma participação com menos intensidade (tempo), mas espero que seja com bastante profundidade. Tentarei organizar os conteúdos aos finais de semana para que aos poucos durante a semana possa postá-los.

Abri, no grupo do Rômulo, sobre João Calvino e o Calvinismo, dois tópicos e, verificando algumas discussões em vários grupos, senti a necessidade de abrir dois novos tópicos aqui no nosso grupo, um sobre a Patrística e outro sobre a Escolástica, para que possamos ter uma melhor compreensão do caminho que o cristianimso foi trilhando durante a sua história, até chegar aos nossos dias e, também com isto, conseguirmos detectar algumas questões que foram fundamentais para os diversos cismas durante esta história.

Convido os amigos a visitarem estes novos tópicos e, sempre que possível, darem sua contribnuição, dentro do espírito científico (que não é o do "eu acho", "eu penso", ou "está certo ou está errado", mas sim, com embasamento e fundamentado em conhecimentos e bibliografias, apresentar uma "crítica" que possa nos levar a um melhor entendimento.

Como houve uma mudança no site, os novos tópicos podem demorar de um a dois dias para estarem disponíves, então os que postei hoje (06/05), deverão estar diponíveis nos dois próximos dias.

Abraços.

Comentário de Rômulo da Gana Silva Felipe em 1 maio 2012 às 21:02

Pessoal, venho convidar a todos os interessados para participarem da comunidade "História do Calvinismo e de João Calvino".

Creio que todos os interessados em temática religiosa,  nas relações das religiões cristãs com as diversas facetas da sociedade, poderão contribuir e se enriquecer voltando-se para uma temática tão importante na história do ocidente, e até agora tão pouco trabalhada na ácademia brasileira.

Abraços!

Comentário de Leonardo Stuepp em 1 abril 2012 às 17:05

Olá amigos do grupo.

Quero me desculpar pela minha ausência nos últimos dias. Desde sexta feira dia 23/03, estava com problemas em meu computador. Chamei técnicos que diagnosticaram problemas no moden e roteador, comprei novos, assim como novo filtro de linha telefônica e tudo continuo na mesma, contatei com a operadora Oi que depois de três protoclos, encaminhou um técnico para fazer a verificação, após três visitas, tudo continuava no mesmo. A internet entrava, eu navegava um pouco e caia, e assim cada vez caia mais rapidamente.

Até que numa conversa de desabafo no facebook, um amigo de longa data que trabalha com informática me alertou quanto ao calor tanto no computador quanto no moden. Voltei a ligar o ar condicinado e coloquei um ventilador diretamente no computador e estou navegando a uma hora sem cair a internet.

Além destes problemas com a internet, também estou como já escrevi em outra oportunidade, envolvido num grande projeto, que está tomando bastante de meu tempo.

Tentarei conciliar meu tempo e acessar o site para ler as postagens e tentar fazer meus comentários.

Espero que todos estejam bem de saúde.

E, para os que creem em Deus desejo uma semana santa de muita oração e que a Páscoa seja para cada um uma verdadeira Passagem para uma vida de alegrias, de saúde e de compreensão, uma nova vida. Para os que não creem, uma bela semana, com muita saúde e paz.

Abraços fraternos

Leonardo

Comentário de jucemir rodrigues da silva em 28 março 2012 às 15:35

O padre Chrystian deve ser entendido em questões de namoro.

 

Membros (258)

 
 
 

Links Patrocinados

Membros

Cine História

Tarja Branca

Está em cartaz em cinemas brasileiros o documentário de estréia do brasileira Cacau Rhoden. 

Sinopse: A partir dos depoimentos de adultos de gerações, origens e profissões diferentes, o documentário discorre sobre a pluralidade do ato de brincar, e como o homem pode se relacionar com a criança que mora dentro dele. Por meio de reflexões, o filme mostra as diferentes formas de como a brincadeira, ação tão primordial à natureza humana, pode estar interligada com o comportamento do homem contemporâneo e seu "espírito lúdico". 

documento histórico

Guerra dos Trinta Anos: Confira o mapa histórico sobre a Guerra dos Trinta Anos (1618-1648), uma das maiores guerras da história da Europa Moderna. 

EVENTO EM DESTAQUE

Parceiros


Fotos

Carregando...
  • Adicionar fotos
  • Exibir todos

Política de Privacidade

Para ler nossa "Política de Privacidade", clique aqui.

© 2014   Criado por Bruno Leal.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

body, .xg_reset .xg_module_body { line-height: 1.3; }