Acho interessante discutir o uso da fotografia não somente na pesquisa acadêmica, mas principalmente em sala de aula, por duas coisas:
1 - materializa indivíduos, lugares, espaços, costumes a respeito dos quais nós professores apenas falamos. Dessa forma ele pode perceber semelhanças e diferenças, mudanças e permanencias entre nosso tempo e o passado.
2 - a fotografia é também um discurso e como tal pode analisado junto com os alunos.

E vocês o que acham? Como podemos usar a fotografia em sala de aula?

Exibições: 1725

Respostas a este tópico

Penso que a imagem é muito importante para fixação de um conteúdo. Muitos fatos ocorridos na história, aprendemos por meio da imagem. Lembro-me que vendo as fotos viajava no tempo imaginando viver a cena. Hoje com recursos tecnológicos avançados vejo que a fotografia se torna ainda mais importante para passar um conteúdo e fixá-lo. Ainda não leciono, mas com certeza, fotografias serão muito bem utilizadas em minhas aulas. Um abraço.
claro, acredito que a fotografia vai está inserida num conjunto de meios de comunicação que agregados as aulas vão deperta nos alunos aquilo que muitas das vezes acaba por faltar no ambiente escolar. Uma coisa q deve ser direcionada a partir dessa pespectiva é que a História não está presente somente em livros, mas sim sendo construída diariamente por pessoas de diferentes classes sociais e culturas.
Acho muito importante o uso de imagens na sala de aula,pois,além de despertar o interesse dos alunos,facilita a aprendizagem e a compreenção de determinados fatos ocorridos dentro da História.
Todos nós sabemos que ha muito as imagens foram intradusida em material didático, pois as disculções em aulas terão sempre que ser ilustrada além do dialógo e leitura, e hoje a fotografia vem em uma volocidade tão grande que ficamos sabendo dos assuntos quase que imediatamente. O estudo da fotografia tem que ser inserido no contesto da história, que é muito interesante.

Uma importante ferramente metodológica, principalmente quando buscamos construir junto com os alunos temas relacionados a História local em que se sintam sujeitos participativos e construidores da pesquisa histórica. são ações direcionadas para a pesquisa que devemos incentivar nossos alunos. o contato com fotografia, sendo esta uma fonte e que todo aluno possui em casa, podemos sim fazer emergir esta fonte e problematizae ela em sala de aula.

Flavio, você lembrou muito bem. Utilizar a história local como tema da fotografia é uma ótima abordagem em sala de aula.

A fotografia em sala de aula, assim como toda a academia da História Visual, deve ser levado em conta como um processo pedagógico em sala de aula. Creio que todas as formas representativas, de uma realidade, de um ponto de vista, é bem aceito em qualquer modalidade na licenciatura. A História Visual, carregada pela fotografia e pelo também pelo cinema, podem fazer parte do meio pedagógico como forma de aproximar os alunos do que é estudado. Salientado para estes, o papel da fotografia, representativo de uma única realidade, ou seja, de uma realidade que não é essencialmente a verdade, como aponta Peter Burke em seu livro Testemunha Ocular.

Aproximar os alunos do conteúdo, fazendo com que eles tenham alguma base, fora a leitura - que esta sendo cada dia mais difícil de ser realizada nas salas de aula - devemos utilizar a produção fotográfica, com demonstrativos em revistas de história; jornais; fotos físicas; livros ilustrados, e, para as escolas mais providas de fins finançeiros, com demonstração de slides com as fotografias.

Precisa-se sim um uso dessa ferramenta visual, não como forma recreativa para os alunos, mas como forma de avaliação, para aproximar o aluno do que é estudado. Acho que esse é um dos principais fatores do desgosto de alguns alunos com algumas matérias, o afastamento gigante que existe do teórico com o prático. A fotografia, assim como a história, estão no cotidiano, portanto, se conseguir fazer com que o aluno perceba isso, será um grande feito!

Projetos de oficinas de Pinhole, de História Visual, Antropologia, Sociologia, História Contemporânea, História Moderna...todos estes são conteúdos exemplares para o uso da fotografia. Com a utilização de ferramentas para discussão em sala de aula, ferramentas tais como a própria fotografia e o cinema, por exemplo.

 

Abraços!

A fotografia é um excelente recurso para que os educando compreendam que estão inseridos dentro de um contexto histórico.

já vi um trabalho onde professores levaram classes a Paraty - RJ e tiraram fotos no centro histórico nos mesmos lugares e ângulos que fotos de muitas décadas e os alunos puderam se sentir naquela época e ver a conservação do casario da cidade. 

Um mesmo trabalho foi feito em Angra utilizando fotos de um bairro e através das comparações reconstruir a história da comunidade. aplicável em qualquer ciclo com resultados bem satisfatórios e significativos.

RSS

Links Patrocinados

Cine História

Cuba Libre

Está em cartaz nos cinemas brasileiros o filme “Cuba Libre”, de Evaldo Mozarzel.

Sinopse: Phedra de Córdoba é uma atriz transexual, nascida em Cuba, mas exilada no Brasil há mais de cinco décadas. As razões de sua partida foram a incompatibilidade com o regime de Fidel Castro e a profunda transfobia vigente na ilha. Décadas depois, Phedra retorna a Cuba para descobrir as transformações do país, na época em que a filha de Fidel, Mariela, luta por uma maior aceitação de gays, lésbicas, transexuais e transgêneros.

café história acadêmico

Biografia: confira na íntegra o artigo da historiadora Mary Del Priore: "Biografia: quando o indivíduo encontra a história". Resumo:A biografia, uma das primeiras formas de história – depois das dos deuses e de homens célebres –, retém cada vez mais a atenção dos historiadores. Todavia, a moda da biografia histórica é recente. Com efeito, até a metade do século XX, sem ser de todo abandonada, ela era vista como um gênero avelhantado, convencional e ultrapassado por uma geração devotada a abordagens quantitativas e economicistas.

EVENTO EM DESTAQUE

Parceiros


Fotos

Carregando...
  • Adicionar fotos
  • Exibir todos

Política de Privacidade

Para ler nossa "Política de Privacidade", clique aqui.

Atenção!

O Café História respeita a opinião de todos nos mais diversos espaços da rede. Reserva-se, no entanto, o direito de suspender textos de teor ofensivo, agressivo ou que sustente preconceitos de qualquer ordem, que promovam a violência ou que estejam em desacordo com o bom senso e as leis brasileiras. Da mesma forma, o Café História poderá suspender membros que publiquem este tipo de conteúdo. Se identificar algum conteúdo ofensivo ou comportamentos inadequados, por favor notifique-nos: cafehistoria@gmail.com

© 2014   Criado por Bruno Leal.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

body, .xg_reset .xg_module_body { line-height: 1.3; }